Buscar

Processo de transformação, Incorporação, Fusão e cisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Aplicado a Negócios
Nome: Kaio Alexandre da Silva Cruz
R.A: 6818883
 Transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas
1. A transformação societária que é a operação pela qual a legislação permite que a sociedade mude, altere ou modifique o seu tipo societário. Conforme a Lei nº 6404/76 ela exige o consentimento de maneira unânime dos sócios ou acionistas, exceto se existir cláusula em estatuto ou contrato social, em que o sócio dissidente terá o direito de retirar-se da sociedade.
2.1 A incorporação é uma operação societária por meio da qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
2.2 A incorporação de empresas ser aprovada pelos sócios dos negócios para que seja incorporado e daquele que vai incorporar, antes de ser aprovada a incorporação precisa passar por um balanço patrimonial, além disso é necessario que peritos façam uma análise da documentação e bens da empresa que vai ser incorporada, e depois de ser aprovada a incorporação a empresa que foi adquirida e extinta e isso o processo é concluído
2.3 As vantagens da Incorporação de empresas é que na incorporação de empresas pode ser feita para aumentar o domínio de um mercado ou até mesmo para diminuir os custos de produção, além disso algumas dessas operações são usadas por algumas companhias para aumentarem seus poderes econômicos.
As desvantagens da incorporação de empresas
2.4 A incorporação da Sadia foi um dos motivos que resultou a criação da holding Brasil Foods (BRF), o processo de compra da empresa começou em 2009, mas só foi anunciado três anos depois.
3. A Fusão nela todas as sociedades fusionadas se extinguem para dar lugar à formação de nova sociedade, com personalidade jurídica distinta das que foram extintas essa nova sociedade assume, então, todas as obrigações ativas e passivas das sociedades extinguidas. Nessa operação, temos como resultado a transmissão total do patrimônio das empresas bem como a extinção das organizações fusionadas.
3.1 Fusão é a operação, de ordem financeira e jurídica, por meio da qual duas ou mais pessoas jurídicas juntam seus patrimônios a fim de formarem uma nova sociedade, consequentemente deixando de existir individualmente.
3.2 A fusão empresarial consiste em um instrumento jurídico que é usado para agregar duas ou mais empresas, dando origem a uma nova companhia. De modo frequente, quando o processo de fusão é realizado, os modelos de gerenciamento das organizações em questão são integrados, passando a trabalhar em conjunto, com divisão de cargos administrativos.
3.3 A fusão pode ser benéfica para as participantes dessa etapa a possibilidade de diversificação de mercado, aumento da abrangência de marca, aumento das receitas
O ato de combinar duas empresas pode destruir valor se os administradores da empresa combinada usam flexibilidade extra para transferir recursos entre as duas empresas, a fim de subsidiar linhas de negócios deficitárias que de outra forma seriam fechadas.
3.4 A incorporação entre em como as tradicionais cervejarias do mesmo país Antártica e Brahma se juntaram para formar a AmBev, que mais tarde formou a InBev, em conjunto com uma cervejaria belga.
 4.1 A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a cisão.
4.2 Cisão parcial é o processo onde apenas uma parte do patrimônio é transferida para outras empresas e recebe o nome de cisão parcial, sendo que a empresa que absolve o patrimônio se responsabiliza pela parte que absolveu, lembrando ainda que a empresa pode ser criada única e exclusiva para este fim, neste caso estamos diante de uma forma de cisão denominada pura, processos como tal serão sempre regulados pela Lei das Sociedades Anônimas e a cisão total é quando o capital de uma sociedade é dividido entre duas ou mais empresas onde por sua vez esta adquire o capital e junto com este assumem todas as obrigações e todos os direitos da empresa cindida, recebe o nome de cisão total.
4.3 Diminuição dos custos de produções, o aumento da eficiência das empresas, arraigando sua competitividade no mercado interno e externo e podendo proporcionar uma a integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. 
4.4 Philips faz cisão criando a Philips Healthcare; Sony Ericsson faz cisão criando a Sony Mobile.

Continue navegando