Buscar

Uso de jogos na matematica

Prévia do material em texto

4
 UNIVERSIDADE PAULISTA 
ALESSANDRA ALVES DE LIRA 
BIANCA PIRES DAVID 
GRAZIELE LENIRA DOS SANTOS JOAQUIM
ISABELA VIEIRA DE MORAES BLAZEVIC
LUANA SANTANA ROCHA 
Atividade Prática Supervisionada : “Jogos como Recursos Auxiliadores de Aprendizagem de Matemática”.
São Paulo 
2019
Alessandra Alves de Lira (D61HAI1)
Bianca Pires David (N260CJ8)
Graziele Lenira dos Santos Joaquim (N2362990)
Isabela Vieira de Moraes Blazevic (D661256)
Luana Santana Rocha (N257067)
Atividade Prática Supervisionada : “Jogos como Recursos Auxiliadores de Aprendizagem de Matemática”.
Trabalho sobre a criação e aplicação de um jogo matemático com figuras bidimensionais 
 Orientador: Profª. Talita
São Paulo
2019
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
1.1.	Materiais utilizados para a construção do Tangram	4
1.2.	Regras do Jogo	5
2.	DESENVOLVIMENTO	6
3.	CONCLUSÃO	10
4.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	12
1. INTRODUÇÃO 
Esse trabalho está vinculado à disciplina de CMEF, para tal, elegeu-se como conteúdo “figuras geométricas”. Na Geometria, as formas geométricas são divididas entre duas classes diferentes: a bidimensional e a tridimensional ou as planas e espaciais respectivamente.
As figuras planas ou bidimensionais são classificadas por ter duas dimensões: altura e comprimento, não possuindo profundidade para tornar-se tridimensional e são representadas pelo quadrado, círculo, triângulo ,retângulo, losango, trapézio e paralelograma.
O tangram é um quebra-cabeça formado por sete figuras bidimensionais, sendo elas um quadrado, cinco triângulos e um paralelograma originado do Oriente Médio há milhares de anos e vem sendo utilizado desde então nas instituições educacionais públicas e privadas ao redor do mundo com o intuito de desenvolver habilidades como criatividade e raciocínio lógico.
1.1. Materiais utilizados para a construção do Tangram
· 1 Papelão Prensado reutilizado
· 180 gramas de papel cartão colorido
· 1 Cola Branca
· 1 Papel adesivo Incolor
· 1 Ampulheta
· 2 papéis canson A4 Branco
1.2. Regras do Jogo 
· Não interferir na atividade do colega
· Não pedir dicas ao colega ou orientador
2. DESENVOLVIMENTO
As noções básicas da Matemática e lógica começam a ser elaboradas a partir dos quatro a cinco anos de idade, na qual as crianças vão aprendendo a compreender as semelhanças e diferenças entre os números e nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos são apresentados a geometria que é uma das etapas da disciplina de Matemática, onde se aprende sobre figuras e formas geométricas, noção de espaço, área, perímetro e estabelecimento de propriedades.
A Geometria trabalha com dois segmentos sendo eles as formas bidimensionais e tridimensionais, conhecidas também como planas e espaciais, durante esta etapa matemática na aprendizagem do aluno o professor será responsável por analisar e pensar sobre qual será a abordagem mais viável para sua turma obter um melhor entendimento pois a disciplina de Matemática em si, já sofre um pré julgamento por trabalhar com números e ser mais complexas em alguns quesitos.
O uso do tangram pode ser usado como uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento e na compreensão da Geometria, estando presente no campo Matemático, pois é um tipo de quebra-cabeça formada por 7 diferentes peças, com essas é possível montar até 1.700 figuras, ressaltando a importância do jogo e da brincadeira para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade (LINO DE MACEDO,2015) . O uso de ferramentas lúdicas para facilitar a compreensão de um conteúdo e com o uso dessa metodologia é possível compreender conteúdos da matéria de Matemática, o uso da memória, onde a criança deve formar figuras a partir de um conhecimento já adquirido, compreender as figuras que formam o jogo, a concentração para execução da tarefa, montar a figura mediante de um tempo limite proposto.
A compreensão e o conhecimento das formas geométricas diversas pois existem vários tipos de tangram (redondos, triangulares, quadrados entre outros), o que torna possível aprender diversas formas e o professor deve analisar como conseguirá ter o interesse dos seus alunos em associar a Geometria a outra disciplina como a de Artes ao ligar o desenho artístico com figuras geométricas.(GONÇALVES;OLIVEIRA;CEDRO,2012).
O tangram é utilizado como material didático e lúdico nas escolas, principalmente na disciplina de Matemática com finalidade de trabalhar diversas etapas da geometria com os alunos como figuras planas, área e perímetro, sendo idealizado para a crianças entre 6 a 13 anos de idade tendo a intencionalidade de desenvolver a criatividade, o conhecimento de figuras planas, a construção de ilustrações com figuras geométricas, o raciocínio lógico e até a elaboração de textos com as figuras bidimensionais sendo usadas em diversas disciplinas como Português, Matemática e Artes.
O objetivo do uso do tangram em sala de aula é o raciocínio ao executar uma figura a partir das peças presentes no jogo, se tratando também de uma arte milenar sendo possível conhecer a concepção de área, perímetro e a visão sobre as formas geométricas que formam o jogo. 
Há quatro níveis que englobam a Geometria dentro da Matemática no processo de aprendizagem do aluno. Esses quatro níveis são:
NÍVEL CONCRETO: É quando o indivíduo tem a capacidade de conhecer o objeto caso tenha tido relação anterior com o mesmo sendo assim capaz de representá-lo a partir de sua percepção internalizada.
NÍVEL DE IDENTIDADE: O indivíduo consegue reconhecer um objeto que já tenha relação anterior não sendo necessária as perspectivas físicas ou mentais para o fazer relembrar. No Nível de identidade o indivíduo passa a reconhecer a forma geométrica independentemente da posição da figura e para tal habilidades precisa ter ultrapassado o nível interior de concretização. 
NÍVEL CLASSIFICATÓRIO: Nesse nível, já é possível identificar no mínimo duas diferentes formas geométricas e para alcançar o nível classificatório é necessário adquirir habilidade de classificar um maior número de estâncias do que na fase de identidade.
O indivíduo dessa fase tem internalizado conceitos de mais de duas identidades geométricas e suas classificações. 
NÍVEL FORMAL: É o topo do conhecimento do indivíduo nesse aspecto, pois no nível formal ele torna-se capaz de realizar e elaborar as formas geométricas definindo-as de acordo com seus conhecimentos adquiridos. 
 Os níveis citados apresentam os processos de aprendizagem e percepção do indivíduo de acordo com cada fase. No Nível Formal, o indivíduo será capaz de reconhecer e definir o que são quadrilátero, paralelogramo, retângulo e quadrado. (TORTORA,2016).
O jogo do tangram foi pensado para ser jogado entre dois a cinco jogadores com a faixa etária de no máximo nove anos de idade que corresponderia ao segundo e terceiro ano do ensino fundamental ciclo um. Foram decididos os nomes dos participantes como criança A e B para manter sua identidade no anonimato e foi oferecido para eles um quadro obtendo oito imagens ilustrativas com sete formas geométricas para montar a ilustração de sua escolha, antes de iniciar o jogo foi questionado para as crianças se conheciam alguma daquelas formas geométricas no entanto as únicas figuras reconhecidas pelas mesmas foram o quadrado e o triângulo, o orientador explicou o jogo e suas regras definindo que o tempo que seria cronometrado por uma ampulheta e deu início a atividade.
A criança A definiu qual seria a imagem que iria formar assim que recebeu seu quadro, sempre expressando-se com uma postura de confiança como se estivesse realmente em uma competição em busca de uma premiação, então desde o começo tentou compreender a posição das peças e como estavam agrupadas para formar a imagem, não demonstrou um evidente desespero ou ansiedade para montar a imagem mesmo tendo momentos na qual colocava a mão no alto da cabeça, conversando consigo mesmo sobre como determinadas peças estavam em seus lugares corretos questionando se a figura estava certa, mas em nenhum momento aparente pensou em desistirdo jogo, em alguns momentos parou de mexer nas peças para observar a imagem e a ampulheta para ter a noção se estavam encaixadas corretamente, sobre qual estratégia poderia seguir nas posições das formas e de quanto tempo lhe faltava para finalizar o jogo.
Enquanto a criança B diferenciava se com seu comportamento pois foi observado que olhou para as diversas imagens primeiramente para escolher qual delas montaria com as formas geométricas e em nenhum momento preocupou-se para olhar em direção a ampulheta para saber o quanto tempo restava, uma vez que ao não conseguir formar a imagem na qual havia escolhido, desfazia a imagem ao misturar as peças do jogo girando o quadro e o reiniciando com outra imagem, fazendo este ato três vezes consecutivas, sendo observado em alguns momentos do jogo a comparação de seu quadro com o da criança A até que decidiu desistir do jogo pois segundo a mesma para ela era difícil afirmando que não conseguiria montar nenhuma figura e diante disso a criança A fez sua primeira “intervenção” ao colega pedindo que ele não poderia desistir do jogo e de nenhum sonho da qual tivesse encorajando a continuar movimentando as peças para montar a figura.
Ao finalizar o jogo após o tempo da ampulheta ter se encerrado, foram observados o quadro de cada criança, decidindo se que a criança A seria a ganhadora do jogo por ter conseguido realizá-lo ao montar com as figuras geométricas do tangram a imagem de um peixe. 
3. CONCLUSÃO 
A disciplina da Matemática sempre estará presente na vida do homem por meios de números, medidas, operações e figuras geométricas sendo então necessária a sua aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, desse modo, o professor é responsável por criar um ambiente acolhedor e estimulador na sala de aula ao escolher dentro de um amplo repertório que atividades, jogos ou brincadeiras que envolvam a Matemática como uma ferramenta de extrema importância na construção desse processo de aprendizagem pensando quais métodos devem ser utilizados para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico de seus alunos, e neste caso o tangram é utilizado para desenvolver diversas competências com o intuito de auxiliar a criança em questionar, desafiar e promover situações de incentivo às manifestações de autonomia que surgem durante a atividade, afirmando que pode se trabalhar o conteúdo Matemático com múltiplas maneiras a serem modificadas e recriadas de acordo com a necessidade dos alunos, ressaltando o respeito que cada criança possui seu próprio tempo de aprendizagem.
O professor é responsável por intermediar a ação da Matemática no cotidiano do educando e a introdução da Matemática no ensino fundamental I é de suma importância para que se aprenda e compreenda em contexto geral a importância dos números, dos cálculos e das equações para uma formação que conceitue todos os conhecimentos e conteúdos adquiridos pelo aluno, auxiliando-o ao ingresso no fundamental Il preparado para novos desafios Matemáticos através de seus conhecimentos prévios, sendo necessário analisar o conteúdo de Matemática e se o currículo está adequado ao contexto social dos alunos para criar e promover situações que estejam presentes em seu cotidiano, a partir destas atividades, eles compreenderam que a Matemática também pode resolver e solucionar ocasiões fora do ambiente escolar relacionando a disciplina com outras como o uso de desenhos geométricos para atrair o interesse dos alunos.
Durante a aplicação do jogo do tangram pode ser observado alguns aspectos presentes na disciplina de Matemática, como os dois jogadores terem a capacidade de identificar, conhecer e classificar quais eram as formas geométricas bidimensionais, podendo ser utilizadas como recurso auxiliar para o professor introduzir seus alunos na disciplina de Matemática e trabalhar com as formas geométricas fazendo com que a didática esteja ligada diretamente à dificuldade do aluno.
A criança B não conseguiu completar o jogo porque não conseguiu desenvolver plenamente a competência estratégica, ficando por diversas vezes indecisa sobre quais figuras formar, não desenvolvendo o nível formal geométrico que é ser capaz de realizar imagens a partir das formas geométricas oferecidas a ela e a partir desta atividade o professor, pode observar e avaliar cada aluno nas suas dificuldades específicas e trabalhar a partir das mesmas. Por isso ele deve elaborar o jogo do tangram de forma abrangente para que todos os alunos consigam executar tal atividade, sendo preciso uma prévia introdução para os alunos sobre o tema, pesquisar sobre as formas geométricas, fazer uma discussão em sala de aula e depois do conteúdo já integrado nos alunos, a aplicação do tangram deve ser realizada como uma forma de atividade lúdica mas que sirva também como avaliação individual realizada pelo professor aplicador do tangram.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
RIBEIRO, Amanda Gonçalves; OLIVEIRA, Naysa Chrystine Nogueira; CEDRO, Wellington Lima. A história, o lúdico e as atividades de ensino: reflexões sobre a formação inicial do professor de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p. 322-341, mai. 2012
Lino de Macedo; Petty, Ana Lúcia ; Carvalho, Gisele E. de ; Souza, Maria Thereza Costa Coelho de Psicologia Escolar e Educacional, 01 April 2015, Vol.19(1), pp.13-22 Intervenção com jogos : estudo sobre o Tangram.
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=165
TORTORA, Evandro ; Pirola, Nelson Antonio ; Revista REAMEC, Cuiabá - MT, n 04, Volume 1,Julho 2016, ISSN : 2318-6674

Continue navegando