Buscar

Sociedade e Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIEDADE E ESTADO
Feito por: Yasmim Tavares
1) Sobre o conceito de Estado, escolha uma corrente científica e discorra.
R: Na Visão Jurídica, o Estado é quem vai estabelecer regras de comportamento humano e definir normas de conduta social. Ou seja, Ele será o grande regulador, capaz de organizar a sociedade por meio de Normas. O jurista Han Kelsen diz que: O estado é a ordem coativa normativa da conduta humana. Leva-se ao entendimento que, o Estado da ordem, ordem essa que se faz com coação, por me de obrigatoriedade, sem nenhuma força física, somente com Normas que estabelecem a conduta Humana.
2) Dentre as diversas teorias naturalistas, explique a teoria patriarcal de formação do Estado, destacando todos os estágios evolutivos.
R: Segundo a teoria Patriarcal, a formação do Estado ocorreu com o desenvolvimento das sociedades unidas em torno da figura paterna de um chefe, varão mais velho. Nesta teoria existe alguns estágios evolutivos, que são eles o Pater família, que significa o pai da família, aquele que domina e controla sua família; Gens: é a união de varias famílias; Tribo: é a união de vários gens; Cidade: é a união de varias tribos; e o Estado que é a união de varias cidades. Podemos assim dizer, que a ordens dos estágios evolutivos são: 
pater família → gens → tribo → cidade → Estado.
3) No que consiste a teoria teológica de formação do Estado? Justifique.
R: A Teoria Teológica, pode ser chamada também de Teoria Religiosa. A mesmo consiste na idéia de que o estado surgiu por uma vontade Divina, ou seja, por vontade e escolha de Deus. Pois eles consideram que Deus por sua vez, tem a autoridade máxima, ou melhor dizendo, tem a autoridade sobrenatural, acima do natural. Assim, será Deus quem vai escolher a pessoa que vai governar os povos na terra, e esse governante seria o intermediário entre o homem e Deus.
4) Disserte sobre a teoria contratual de formação do Estado, de Thomas Hobbes, destacando cada um dos pactos firmados entre os homens.
R: Thomas Hobbes vai dizer que, o homem vive em um estado natural, em pleno equilíbrio com a natureza. Nesse estado de natureza, o homem é considerado um selvagem egoísta, pois age de acordo com seus instintos, assim gerando vários conflitos entre outros homens, até acontecer o extermínio da humanidade, pois eles têm a plena liberdade de fazer aquilo que bem entender. 
E para que o homem não acabe com a humanidade, Hobbes diz que os homens vão organizar um pacto entre si. Esse pacto se chama Pacto De União, que tem como objetivo unir os homens, que no estado de natureza, se encontravam isolados e agora eles iriam criar um corpo coletivo. Assim, surgindo à sociedade, mas ainda vivendo em plena liberdade. Mas para Hobbes, o conflito poderia acabar piorando, pois estavam unindo pessoas livres, que ainda poderiam fazer o que quiser. Então, surgiu o Pacto de Sujeição, que é o pacto que vai fazer com que os indivíduos da sociedade renunciem partes da suas liberdades pessoais, para o bem de toda sociedade. A partir daí, o individuo não tem mais sua plena liberdade, e sim uma liberdade restrita. Depois dos pactos feitos, a sociedade decidiu fazer com contrato social, para que, eles consigam se organizar sobre a liderança de um governante. Assim criando o Estado, com ordem e com o povo sendo submetido a um governante. 
5) Faça um paralelo entre a Formação Contratual do Estado de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau.
R: Para Hobbes, o homem já nasce como um selvagem egoísta, pois ele age de acordo com seus instintos, pensando somente em si mesmo, assim, gerando conflito entre todos os homens, podendo acontecer o extermínio da humanidade. Para que isso não acontecesse, os homens fazem pactos e contratos, até que criam o Estado, começam a viver com ordem, começam a se organizar e entram em harmonia entre si.
Já para Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Da mesma forma, o homem nasce livre, mas se encontra acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção. O indivíduo se torna escravo de suas necessidades e daqueles que o rodeiam.
6) Sobre os elementos do Estado, diferencie povo e nação. Ainda nesse contexto, relacione as expressões nacional e cidadão.
R: O povo é um conjunto de pessoas que localizam no território de um Estado, que estão reunidas pela subordinação ao mesmo ordenamento jurídico, ao mesmo conjunto de regras. A nação também é um conjunto de pessoas que se localizam no território de um estado, mas, diferente do Povo, a nação esta reunida em razão da identidade cultural, com os mesmo costumes, tradições e qualquer outro tipo de cultura.
A expressão Nacional tem o significado de que um indivíduo esta vinculado a um determinado Estado. E cidadão é um nacional, que tem participação política.
7) Explique as características da impenetrabilidade e da indivisibilidade que marcam o elemento territorial do Estado. Ainda, associe tais características aos conceitos de soberania externa e de soberania interna.
R: A Impenetrabilidade significa que um território não pode ser invadido, deve-se manter um respeito, pois naquele território existe um país, aonde tem regras e soberania. A indivisibilidade é quando só pode ter um Estado para aquela delimitação territorial. 
A soberania interna representa o poder que o Estado possui, no sentido de que sua vontade predomina sobre todas as vontades dos indivíduos que estão dentro do Estado. É a maior autoridade que existe dentro do território. Já a soberania externa se manifesta nas relações internacionais dos Estados. Implica para o Estado soberano a exclusão de toda dependência a respeito dos Estados estrangeiros.
8) Escolha três características da soberania e explique.
R: Una: Pois no Estado só pode haver uma fonte de autoridade, sendo ela a Soberania.
Indivisível: Pois dentro da limitação territorial, a soberania é a mesma para todos, sem nenhum tipo de privilégios ou perseguições para alguns.
Exclusiva: Pois ela é exclusiva do Estado, somente ele pode receber esse status de ser soberano. 
9) Diferencie a titularidade e o exercício da soberania e explane sobre as teorias teocráticas e democráticas.
R: Titularidade esta relacionado ao domínio, a quem o poder pertence. E exercício do Poder está relacionado a quem o executa, ou seja, a parte pratica do poder.
As Teorias Teocráticas estão relacionadas à Soberania Absoluta, aonde tem como titular uma única pessoa, que seria o Monarca, o mesmo exerce a titularidade e o exercício do poder, pois ele recebeu o poder divino, poder vindo de Deus. 
As Teorias Democráticas estão relacionadas à soberania Nacional, onde o Titular é a nação, pois para os Burgueses liberais, o poder não tinha que ser apenas de uma pessoa, ele teria que ser daqueles que tem habilidades políticas, que no caso era a Burguesia, que naquela época, era nomeada como nação. E a Soberania Popular, onde o titular era o povo, pois essa soberania defende que o titular do poder não pode ser de uma classe política instruída, como a burguesia, e sim de todos, sem exceção de nenhuma classe, ou seja, o povo.
10) Qual a finalidade máxima a ser perseguida pelo Estado? Fundamente.
R: O Bem comum, para que os indivíduos consigam viver bem, serem felizes e sobreviverem no aspecto do coletivo, de forma cooperativa.
11) É correto afirmar que o bem comum é a soma das vontades individuais? Justifique.
R: Não, pois cada indivíduo tem seus desejos e caprichos pessoais. E não tem como o Estado, atender todos os caprichos e desejos pessoais de cada um. Ele nos da um mínimo, que no caso, são as oportunidades, para que nos mesmos possamos conquistar aquilo que tanto desejamos.
12) Com suas palavras, diferencie Sociedade e Estado.
R: Sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham costumes e juntos buscam alcançar uma finalidade comum. 
Já o Estado é algo soberano, que governa a sociedade que esta dentro de sua limitação territorial. Ele desempenha funções políticas, econômicas e sociais, em busca do bem comum.
PAGE

Continue navegando