Buscar

APOL 2 CONSERVAÇAO DS RECURSOS NATURAIS

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A permanência da obra se deve muito mais ao que a Primavera Silenciosa trouxe de novo enquanto visão de mundo do que em termos de descobertas científicas. Seu poder comunicacional repousa na capacidade que a autora teve de retirar a questão dos “biocidas” da esfera técnico-científica para abordá-la na arena pública, evidenciando a necessidade de uma nova concepção civilizatória que não trate a Natureza como inimiga do Homem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONZI, R. S. Meio Século de Primavera silenciosa: um livro que mudou o mundo. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 28, 207-2015, jul./dez. 2013. p. 214. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a obra Primavera Silenciosa de Rachel Carlson (1962), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A obra levantou questões ambientais polêmicas, e contribuiu para o surgimento do movimento ambientalista.
Você acertou!
alternativa a correta: a publicação da obra Primavera silenciosa (Silent Spring, em inglês), de Rachel Carlson, em 1962. O livro ficou conhecido por levantar questões polêmicas a respeito do uso indiscriminado de pesticidas em lavouras, despertando o até então incipiente movimento ambientalista. (livro-base p.50) A alternativa b é incorreta, pois o livro é sobre o uso de pesticidas em lavouras. A alternativa c é incorreta, pois a afirmativa trata do livro ‘os limites do crescimento’ e não da obra ‘primavera silenciosa’. (livro-base p.50) A alternativa d é incorreta, a obra tratava especificamente sobre questões ambientais.(livro-base p. 50) A alternativa e é  incorreta, pois a obra que trata as três questões expostas é ‘os limites do crescimento’. (livro-base p.50)
	
	B
	O livro traz um apanhado de publicações sobre saneamento e saúde, contribuindo para implementação do saneamento doméstico no Brasil.
	
	C
	O principal assunto da obra são os limites do crescimento demográfico e a demanda de recursos naturais para atender a população crescente.
	
	D
	A obra teve pouco impacto nas questões ambientais da época, pois não tratava especificamente de assuntos relacionados ao meio ambiente.
	
	E
	O livro aborda três questões centrais: poluição, crescimento populacional e tecnologia”.
Questão 2/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação: 
Em 1981 é promulgada, com força de lei, a Política Nacional de Meio Ambiente, que disciplina o Sistema Nacional de Meio Ambiente [...] e cria o Conselho Nacional de Meio Ambiente [...]. Os ecos da democratização começam a se fazer sentir na estrutura setorial. Nessa segunda fase, a concepção imperante prioriza as ações de conservação e preservação de áreas dotadas de condições naturais pouco alteradas pela ação antrópica. São criadas inúmeras unidades de conservação, e uma visão biologista predomina no setor. Cabe assinalar também o início de uma presença mais significativa dos organismos internacionais (públicos e privados) nas ações e discussões interessando o meio ambiente no Brasil.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R.. Notas sobre formação territorial e políticas ambientais no Brasil. Revista Território, v. 4, n. 7, p. 43-50, 1999. p. 48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a criação de parques nacionais e unidades de conservação no Brasil assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O parque nacional de Itatiaia, criado em 1937, tinha como objetivo regular a retirada de madeira de lei.
	
	B
	A primeira unidade de conservação criada na Amazônia foi a Floresta Nacional de Caxiuanã, no início da década de 1960.
Você acertou!
Alternativa verdadeira é a b “No início da década de 1960, uma nova unidade de conservação foi criada: a Floresta Nacional de Caxiuanã, ou “FLONA de Caxiuanã”, a primeira unidade de conservação (UC) criada na Amazônia.” (livro-base p.59) A alternativa a é incorreta, pois o parque foi criado com outros objetivos: “[...] objetivo do parque é a preservação do ecossistema, sendo permitido apenas atividades de educação ambiental, pesquisas científicas e turismo ecológico.” (livro-base, p. 58). A alternativa c é incorreta, pois: “A criação de UCs  caracteriza-se como uma ação política direta, pois delimita através de leis e decretos áreas naturais para proteção ambiental” (livro-base p. 59). A alternativa d é incorreta: “De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Brasil, 2016b), o Brasil conta com 373 parques, entre nacionais, estaduais e municipais” (livro-base p. 58). Alternativa e incorreta: “A criação de UCs  caracteriza-se como uma ação política direta, pois delimita, através de leis e decretos, áreas naturais para proteção ambiental. Nessas áreas, o uso é discriminado conforme a lei, ou seja, em algumas áreas é possível que haja aproveitamento dos recursos naturais, porém regulado por meio de lei ou decreto, caracterizando o uso sustentável. ” (livro-base p.59)
	
	C
	A criação de Unidades de Conservação se caracteriza como uma ação política indireta, uma vez que não afeta diretamente a conservação de recursos naturais.
	
	D
	Por ter uma política ambiental pouco desenvolvida, o Brasil conta hoje com menos de 50 parques, entre nacionais, estaduais e municipais.
	
	E
	Em áreas de Unidade de Conservação criadas por Leis e Decretos fica proibida qualquer atividade humana.
Questão 3/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“No início da década de 1970, o movimento ambientalista tinha duas posições polarizadas: a que defendia que era necessário parar imediatamente o crescimento econômico e populacional [...] e a que advogava a necessidade de estabelecer imediatamente mecanismos de proteção ambiental que agissem corretivamente sobre os problemas causados pelo desenvolvimento econômico e a de reverter a dinâmica demográfica, para atingir, a médio prazo, uma população estável [...].” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNQUEIRA, R. G. P. Agendas sociais: desafio da intersetorialidade na construção do desenvolvimento local sustentável. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 6, p. 117-130, 2000. p. 120. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre o surgimento do movimento ambientalista, analise as afirmativas a seguir:
I. O movimento ambientalista teve seu início em 1992, na França.
II. O movimento ambientalista ocorreu de maneira globalizada, sofrendo pouca ou nenhuma influência dos aspectos locais onde se iniciava no oriente.
III. O conhecimento científico fortaleceu o movimento ambientalista, pois ajudou a enxergar a magnitude das consequências causadas pela exploração da natureza. 
São corretas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	Apenas I
	
	D
	Apenas III
correta apenas alternativa III. “O autor explica que o ambientalismo britânico, por exemplo, teve início na era das descobertas científicas, com o interesse pela história natural, botânica e zoologia. O conhecimento dos processos naturais relacionados a esses fatores permite ao homem a compreender a magnitude das consequências causadas pela exploração da natureza. (livro-base, p. 52)” Alternativa I é incorreta: “De acordo com McCormick (1992), o movimento ambientalista, de maneira geral, não teve um marco inicial bem delimitado, bem como não ocorreu de maneira homogênea em apenas um local.” (livro-base p. 52). Alternativa II, incorreta: “Assim, entende-se que a realidade de cada local do planeta apresenta uma relação com o surgimento de movimentos ambientalistaslocais, que posteriormente viriam a crescer e ganhar forças no âmbito internacional.” (livro-base p.52)  
	
	E
	I e III
Questão 4/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação: 
“A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JACOBI, P., Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, n. 3, p. 189-205, 2003. p. 193. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico, sobre os impactos ambientais advindos da utilização dos recursos naturais, analise as afirmativas a seguir:
I – A utilização desordenada dos recursos naturais causa prejuízos ambientais de difícil reversão.
II – A falta de rede coletora de esgoto em centros urbanos gera impactos ambientais como a poluição hídrica.
III – Os processos de industrialização e urbanização são responsáveis por causar o desflorestamento de biomas como a Mata Atlântica.
IV – O desflorestamento da Mata Atlântica se deu, em grande parte, devido à ocupação urbana das áreas costeiras do Brasil. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, II, III e IV.
Você acertou!
todas são corretas. “A utilização desordenada dos recursos naturais em nosso país gerou prejuízos ambientais que dificilmente serão recuperados. A poluição hídrica é outro exemplo recorrente: além de efluentes industriais diluídos pelos corpos hídricos, há o problema do saneamento doméstico insuficiente. Em pesquisa realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008, constatou-se falta de rede coletora de esgoto em aproximadamente 40% dos municípios brasileiros (Brasil, 2010).[...] “Os pesquisadores Moraes e Turolla (2004) relacionam a origem e o avanço da degradação ambiental no Brasil ao crescimento dos processos de industrialização e urbanização que se deram no país a partir da década de 1930, bem como do advento da agricultura e pecuária extensivas, que causaram (e ainda causam) o desflorestamento de biomas como o pantanal e a floresta amazônica.”   (livro-base, p. 42).
Questão 5/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação:
“O progressivo aparelhamento do Estado brasileiro para o planejamento e gestão do território conheceu um reforço nos anos iniciais do período militar no bojo de uma nova fase de desenvolvimentismo, agora mais explicitamente orientado por uma ótica geopolítica.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Notas sobre formação territorial e políticas ambientais no Brasil. Revista Território, v. 4, n. 7, p. 43-50, 1999. p. 47. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre o contexto histórico envolvendo o planejamento ambiental no século XX, analise as afirmativas a seguir:
I. No início do século XX, apesar do caráter desenvolvimentista e progressista, havia grande preocupação com o meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais.
II. Na década de 1960 atividades iniciais de planejamento ambiental foram impulsionadas pelos impactos ambientais advindos de mau-uso dos recursos naturais e preocupações com as mudanças climáticas.
III. Na década de 1960, além do conceito de planejamento ambiental, era também incipiente a ideia de desenvolvimento sustentável.
IV. A noção de planejamento ambiental surgiu de uma maneira global, na década de 1970, e evolui de forma homogênea em todos os continentes. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I e IV
	
	E
	II e III
A afirmativa II é correta: “Na década de 1960 que os impactos ambientais começaram a impulsionar a criação de planos voltados à utilização razoável dos recursos naturais e à elaboração de leis destinadas a mitigar essa problemática” (livro-base p. 84). A afirmativa III é correta: “Foi também na década de 1960 que a temática dos impactos ambientais, representados pela degradação ocasionada pela industrialização, começou a ganhar consistência (Nascimento, 2004; Camargo, 2007). Nesse contexto, a ideia de desenvolvimento sustentável estava em construção, sendo apresentada, em 1970, por meio do conceito de ecodesenvolvimento” (livro-base p. 84). A afirmativa I é incorreta: “O início do século XX foi o momento histórico destinado ao desenvolvimento, cuja palavra de ordem era progresso. Tudo era feito em seu nome, e não se mediam esforços para sua chegada em todos os lugares. Se apenas uma parcela da população sentisse seus benefícios ou se ele se instalasse às custas da degradação ambiental, argumentava-se que esse era o preço [...]” (livro-base, p. 83). A afirmativa IV é incorreta, o desenvolvimento de ideias em torno da conservação de recursos naturais ocorreu diferentemente em cada local: “O desenvolvimento de movimentos para a conservação dos recursos naturais não ocorreu no mundo ao mesmo tempo: nos Estados Unidos, por exemplo, aconteceu entre os anos de 1890 e 1920.” (livro-base 83).
Questão 6/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A gestão ambiental moderna no Brasil iniciou-se na década de 1970 como resposta a uma crise ambiental sistêmica de grandes proporções que atingia todos os países, embora com ênfase especial nos países industrializados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA COSTA LIMA, G. F. A institucionalização das políticas e da gestão ambiental no Brasil: avanços, obstáculos e contradições. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 23, p. 121-132, 2011. p. 123 
Conforme os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a evolução histórica das políticas ambientais no Brasil e no mundo, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Um importante marco para o desenvolvimento das políticas ambientais no mundo foi a criação do parque Yellowstone, em 1872, nos Estados Unidos.
II. ( ) As atividades ligadas à conservação da natureza iniciaram-se no século XXI, na época conhecida como era da informação.
III. (     ) A criação de parques para conservação da natureza reflete a preocupação da sociedade em proteger áreas naturais.
IV. ( ) A ocorrência de conferências, seminários e tratados internacionais fortaleceu a implementação de políticas ambientais no Brasil e no mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Você acertou!
Sequência correta: V – F – V – V: Alternativa I, verdadeira: “Nos Estados Unidos, também no século XIX, foi criado o primeiro parque nacional de reserva natural do mundo, o Parque Nacional de Yellowstone, em 1872” (livro-base, p. 48). Alternativa II, falsa: “Apesar de o início das atividades ligadas à conservação da natureza ter registro no século XIX, foi no século XX que as chamadas ganharam força por meio da publicação de documentos oficiais, conferências, seminários, acordos e tratados internacionais, contribuindo para a construção das políticas ambientais” (p. 49). Alternativa III, verdadeira: “A criação desse espaço [Parque Nacional de Yellowstone] refletiu o início da preocupação da sociedade em delimitar áreas naturais e protegê-las institucional e legalmente, além de incitar a iniciativa em outros paísesa tomar a mesma iniciativa [...]” (livro-base p. 48). A alternativa IV é verdadeira: “[...] por meio de documentos oficiais, conferências, seminários, acordos e tratados internacionais, contribuindo para a construção de políticas ambientais” (p. 49).
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 7/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação: 
“As projeções do estudo do IPCC [...] mostram, de modo geral, um aumento de temperatura até 2080 de aproximadamente 1°C (cenário B1 de baixa emissão) até mais de 6°C para o norte da América do Sul e cerca de 4°C para o sul da América do Sul em 2080”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOBRE, C. A. Mudanças climáticas globais: possíveis impactos nos ecossistemas do país. Parcerias estratégicas, v. 6, n. 12, p. 239-258, 2010. p. 242 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre políticas ambientais e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas reúne grupos de pesquisa que estudam a influência antrópica nas mudanças do clima.
II. ( ) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas financia pesquisas que estudam os ciclos climáticos naturais, negando a influência antrópica.
III. ( ) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas foi criado durante a primeira conferência climática mundial, em Toronto, no Canadá, no final da década de 1980. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – V – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – F
	
	E
	V – F – V
Sequência correta: V – F – V. Afirmativas I e III, verdadeiras:  “Em 1988, no Canadá, ocorreu a Conferência de Toronto, a primeira de âmbito mundial cujo assunto principal era o clima. Nessa ocasião, foi criado o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que reúne grupos de pesquisa e divulga relatórios de previsão e simulação de mudanças climáticas provocadas por atividades humanas” (livro-base, p. 55). Afirmativa II, falsa: existem estudos que negam a influência antrópica nas mudanças do clima, porém o IPCC parte do pressuposto de que os gases-estufa emitidos pela sociedade moderna influenciam o ciclo climático global, conforme está na alternativa I.
Questão 8/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação: 
“O sensoriamento remoto (SR) teve início com a invenção da câmara fotográfica, que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIGUEIREDO, Divino. Conceitos básicos de sensoriamento remoto. Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB. Brasília-DF, 2005. <http://www.conab.gov.br/conabweb/download/SIGABRASIL/manuais/conceitos_sm.pdf>. Acesso em 02 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre sensoriamento remoto, analise as assertivas a seguir e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O sensoriamento remoto consiste em um conjunto de técnicas (hardwares e softwares) de manipulação de dados eletrônicos.
II. ( ) O sensoriamento remoto consiste na tecnologia responsável pela aquisição de dados à distância por meio de sensores em plataformas terrestres, aéreas ou orbitais.
III. (     ) O sensoriamento remoto pode ser também entendido como a ciência de coletar dados ou informações de um objeto, partindo da energia emitida pelo objeto. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F
	
	B
	F – V – V
Você acertou!
Sequência correta: F – V – V. A alternativa II é verdadeira: “Sensoriamento remoto (SR) – trata-se da tecnologia de aquisição de dados a distância por meio de sensores instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais [...]” (livro-base, p. 118). A alternativa III é verdadeira: “[...] pode também ser definido como a ‘ciência e a arte de coletar dados ou informações de um objeto a partir da energia refletida por esse objeto’” (p. 118). A alternativa I é falsa, pois a afirmativa corresponde ao conceito de geotecnologias e não de sensoriamento remoto: “Geotecnologias – são conjuntos de métodos científicos e de técnicas como hardwares (satélites, câmeras, GPS, computadores) e softwares de manipulação de dados geográficos” (p. 115).
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – F – V
	
	E
	F – F – V
Questão 9/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] a ação global do Estado ao estimular o crescimento econômico sob diferentes formas produz, inevitavelmente, uma ampla diversidade de impactos ambientais negativos que são transferidos para toda a sociedade, ainda que assimetricamente.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA COSTA LIMA, G. F. A institucionalização das políticas e da gestão ambiental no Brasil: avanços, obstáculos e contradições. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 23, p. 121-132, 2011. p. 127. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre o conceito de impacto ambiental, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Toda e qualquer alteração no ambiente é causadora de impacto ambiental.
	
	B
	O impacto ambiental é decorrente de desastres naturais.
	
	C
	É possível afirmar que a atmosfera causa impacto ambiental.
	
	D
	Atividades econômicas e sociais não podem ser afetadas por impactos ambientais.
	
	E
	O impacto ambiental ocorre quando o meio ambiente não pode suportar determinada ação humana.
Alternativa e) correta: “Passemos então ao conceito impacto ambiental, cuja problemática é tratada por Sánchez (2013), que entende a expressão como a “alteração da qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana [...] O autor, que destaca que o impacto é causado pela ação antrópica [...]” (livro-base p. 20) A afirmativa a) é incorreta pois apenas causam impactos ambientais alterações que ultrapassem a capacidade de suporte do meio ambiente: “Nesse sentido, Moreira (2000) afirma que o impacto se caracteriza por alterações que ultrapassem a capacidade de suporte e absorção por parte do ambiente.” (livro-base p.20). A alternativa b) é incorreta pois o impacto ambiental decorre de atividades humanas. “[...] considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas [...]” (livro-base p.19)  A alternativa é c) incorreta pois, obras causam impactos ambientais. “[...] uma rodovia não é um impacto ambiental; uma rodovia causa impactos ambientais [...]” (livro-base p.19) A alternativa d) é incorreta pois, os impactos ambientais podem afetar atividades econômicas e sociais conforme indicado na legislação brasileira. “[...] considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota; IV[...]” (livro-base p.19).
Questão 10/10 - Tecnologias Aplicadas à Analise e Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte informação:
“A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Eco 92), 20 anos depois de Estocolmoe quatro após Brundtland, representou um grande avanço na maneira de compreender os graves problemas que crescem neste final de século, caracterizados pela superposição de crises econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais que transcendem as fronteiras nacionais e os espaços locais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNQUEIRA, R. G. P. Agendas sociais: desafio da intersetorialidade na construção do desenvolvimento local sustentável. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 6, p. 117-130, 2000. p. 121. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ocorreu no ano de 1992, na cidade de Toronto, no Canadá.
II. ( ) A conferência reuniu representantes de mais de 150 países, para reafirmar tratados e parcerias em prol do meio ambiente.
III. (     ) A Agenda 21, que busca promover um novo padrão de desenvolvimento, pautado na sustentabilidade, foi desenvolvida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V-V-F
	
	B
	F-F-V
	
	C
	F-V-F
	
	D
	V-F-V
	
	E
	F-V-V
Você acertou!
II e III são verdadeiras. II. Verdadeira: “O evento reuniu chefes de estado de 179 países com o objetivo de reformar os assuntos tratados na Conferência de Estocolmo, em 1972, e evoluir nesse sentido...” (livro-base p. 55). III. Verdadeira “ Entre os acordos e tratados instituídos na conferência o mais conhecido é a Agenda 21 ...” (livro-base p. 55). I. Falsa, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. “Em 1992, ocorreu o maior evento registrado até então...” (livro-base, p. 55).

Continue navegando