Buscar

CONTABILIDADE DE CUSTOS AP1 - TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO PROPOSTO
1ª etapa:  Para que possamos nos aprofundar em Contabilidade de Custos precisamos definir alguns conceitos importantes, portanto pesquise sobre eles e conceitue:
Todas as ideias centrais dos conceitos definidos abaixo foram extraídas dos trabalhos acadêmicos de Zanluca (2018) e Santos (2015).
- Gastos: é o emprego financeiro de capital que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço, dispêndio esse, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos; ou seja, existe o gasto no ato do conhecimento contábil da dívida adquirida ou na diminuição dos ativos dados em troca.
- Custos Diretos: São aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeado no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Exemplos de custos diretos: Matérias-primas usados na fabricação do produto; Mão-de-obra direta
- Custos Indiretos: são aqueles que não se podem apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua demanda. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. como mão-de-obra indireta, gastos com energia elétrica, Materiais indiretos (como os de escritório) etc..
- Custos Fixos: são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos: Limpeza e Conservação; Aluguéis de Equipamentos e Instalações; Salários da Administração etc..
- Custos Variáveis:  São aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: Matérias-Primas; Comissões de Vendas; Insumos produtivos (Água, Energia)
- Margem de Contribuição: é o termo que designa a diferença entre as vendas e os respectivos custos e despesas variáveis do período.
- Ponto de Equilíbrio: é o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. 
2ª etapa: Pesquise sobre a importância da Contabilidade no controle de custos para as empresas.
	Em um mundo competitivo, as organizações estão se vendo mais preocupadas para continuarem no mercado e fazer a diferença no seu ramo. As empresas possuem cada vez mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos, o que acaba por se tornar um diferencial competitivo frente a concorrência. 
	Conforme explanado por Cerioli (2010), O controle de custos é uma ferramenta fundamental para a sobrevivência da organização no mercado. A saúde financeira de uma empresa indica sua capacidade de superar crises e de se manter em equilíbrio, frente às variações na economia. Nesse contexto a analise, acompanhamento e atuação direta de um profissional contábil com foco no controle e gestão de custos se torna imprescindível, pois sem alguém que visualiza todos o gasto da empresa desde os diretos e fixos aos indiretos e variáveis, passando por todas as áreas e finalmente chegando ao preço final de seu produto / serviço, torna-se impossível sobreviver em um mundo em que num piscar de olhos pode-se perder um mercado. 
A contabilidade de custos é um fator que independente do meio externo depende única e exclusivamente de uma gestão competente interna para fluir de forma precisa e econômica aumentando assim a margem de lucro e rentabilidade.
REFERÊNCIAS
CERIOLI, Diego. Importância do controle de custos nas empresas. 2010. Disponível em: http://www.bwsconsultoria.com/2010/08/importancia-do-controle-de-custos-nas.htmlAcesso em: 16/09/2018.
SANTOS, André Cardoso dos. Conceitos importantes sobre contabilidade de custo. 2 de setembro de 2015. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/conceitos-importantes-sobre-contabilidade-de-custo/ Acesso em: 16/09/2018.
ZANLUCA, Jonatan de Sousa. Contabilidade de custos. 2018. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/contabil Acesso em: 16/09/2018.

Continue navegando

Outros materiais