Buscar

Resumo - destinação de resíduos

Prévia do material em texto

Destino Adequado dos Resíduos Agroindustriais
As atividades agropecuárias e de processamento de produtos agropecuários têm proporcionado sérios problemas de poluição no solo, em águas superficiais e em águas subterrâneas. Como os resíduos de atividades agroindustriais (aí incluídas atividades agropecuárias) apresentam, em geral, grande concentração de material orgânico, o seu lançamento em corpos hídricos pode proporcionar grande decréscimo na concentração de oxigênio dissolvido nesse meio, cuja magnitude depende da concentração de carga orgânica e da quantidade lançada, além da vazão do curso d'água receptor. Quando há o lançamento de grande quantidade de material orgânico oxidável no corpo hídrico, as bactérias aeróbias, para estabilizarem o material orgânico presente, passam a utilizar o oxigênio disponível no meio aquático, baixando sua concentração na água e podendo, com isso, provocar a morte de peixes e outros animais aquáticos aeróbios, por asfixia. Em caso de lançamento de grandes cargas orgânicas, além de proporcionar a morte de animais, pode provocar a exalação de odores fétidos e de gases agressivos, causar eutrofização de rios e lagos e dificultar o tratamento da água para o abastecimento público.
Da mesma forma que ocorre com águas residuárias domésticas e industriais, a remoção de poluentes das águas residuárias geradas em atividades agroindustriais, a fim de torná-las em condições adequadas, de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental, só pode ser obtida se eficientes sistemas de tratamento forem implantados e adequadamente operados. É fundamental o conhecimento das quantidades geradas e as principais características físicas e químicas dos resíduos agroindustriais para a concepção e o dimensionamento dos sistemas de tratamento e, ou, disposição dessas águas na natureza. 
Os resíduos sólidos de agroindústrias são constituídos por aqueles provenientes de usinas sucro-alcooleiras, matadouros e indústrias do processamento de carnes (vísceras e carcaça de animais), frutas e hortaliças (bagaço, tortas, refugo e restos), indústria da celulose e papel (resíduos da madeira, lodo do processo de produção e do tratamento de águas residuárias), curtumes (aparas de couro e lodo do processo e tratamento de águas residuárias), etc. Além de possível contaminação direta, os maiores impactos provocados por resíduos sólidos orgânicos são decorrentes da fermentação do material, quando pode ocorrer a formação de ácidos orgânicos (“chorume” – líquido de elevada DBO formado com a degradação do material orgânico e a lixiviação de substâncias tóxicas) com geração de maus odores e diminuição do oxigênio dissolvido em águas superficiais. A produção de gases fétidos provoca desconforto aos seres humanos e animais, além de poder atrair vetores de doenças. O material orgânico é, também, habitat para proliferação de micro (bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc.) e macrovetores (moscas, mosquitos, baratas e ratos). 
Os principais impactos ambientais proporcionados pelo lançamento de águas residuárias agroindustriais, sem tratamento prévio, em corpos hídricos são a elevação da DBO da água, o que provoca diminuição do oxigênio dissolvido no meio; alteração da temperatura e aumento da concentração de SS (aumento da turbidez) e SDT na água; eutrofização dos corpos hídricos e proliferação de doenças veiculadas pela água. 
Como parte importante de toda cadeia produtiva, visando a sustentabilidade das práticas da agroindústria, os resíduos gerados necessitam de cuidados especiais. As práticas de destinação dos resíduos de origem animal (Matadouros, Abatedouros e Frigoríficos) incluem aterros, enterramento, compostagem, queima, incineração e reciclagem. O sangue é um importante resíduo e seu processamento destina-se à fabricação de ração para animais, na forma de farinha, como suplemento proteico, também podendo ser vendido para processamento, visando à separação e uso, ou comercialização de seus componentes (plasma, albumina, fibrina).
Dentro do processo produtivo do Curtume, o couro passa por diversos tratamentos (Salga, Remolho, Depilação, Caleiro, Desencalagem, Acidificação e Curtimento) utilizando grande quantidade de água e produtos químicos. Dessa forma, uma grande quantidade de efluentes químicos são gerados, sendo necessário aplicar tratamentos primário (físico-químico) e secundário (biológico) na estação de tratamento de efluente (ETE). Tratamento necessário para que a água residual possa ser reaproveita ou encaminhada para o corpo d`água receptor. Dentro das usinas sucro-alcooleiras, são gerados resíduos sólidos e líquidos: bagaço, vinhaça ou vinhoto, torta de filtro, água de lavagem da cana e equipamentos, material particulado e gases proveniente da queima da cana. O bagaço pode ser reaproveitado como forragem, fibrocimento e concreto, cogeração de energia, papel, etanol de 2ª geração, cosméticos, substrato e etc. A Vinhaça, que é gerada a partir do processo de destilação do álcool, pode ser incorporada no solo a partir da técnica de fertirrigação, na fermentação anaeróbica e combustão em caldeiras. A Trota de Filtro pode ser adicionada na produção de fertilizantes e produção de ceras. Como a usina utiliza muita água, podendo causar impactos ambientais, como o rebaixamento do nível dos lençóis freáticos e nascentes, buscam implantar técnicas de reúso da água.
Referência Bibliográfica
MATOS, A. Tratamento de resíduos Agroindustriais. Viçosa. Maio. 2005.
Avaliação da Viabilidade do Uso de Resíduos na Agricultura. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/download/circular_19.pdf/>. Acesso em: 21 Maio. 2017.
Alunos:
Aderbal Perrucho
Alessandro Pelópidas
Mariana Rezende

Continue navegando