Buscar

João da Silva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá | Nova Friburgo
Prática Simulada
Prof. Guilherme de Luca
Nome: Jhennifer Rodrigues
ROTEIRO DE ESTRUTURAÇÃO DE PEÇA PROCESSUAL
	
PARTE 1
	
RESUMO DOS FATOS
	
A sociedade empresária Ômega S.A. dedica-se a construção civil. Em 05/01/2018, contratou João da Silva para exercer a função de pedreiro. Contudo, diante da necessidade de redução do quadro de funcionários, concedeu a João aviso prévio indenizado em 10/10/2018.
O empregado ficou muito chateado e tentou apelar junto à direção da sociedade empresária para que não fosse dispensado, porem, não só motivada pela crise, mas também porque o trabalho de João não se mostrava de boa qualidade, a empresa manteve a demissão. Foi marcado no dia 15/10/2018, no próprio local de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias e a entrega dos documentos para o requerimento dos demais direitos, aproveitando-se do momento para que o trabalhador pudesse retirar seus pertences.
No dia marcado, João não compareceu. A sociedade empresária tentou contato telefônico e foram enviados dois telegramas para o endereço dele, mas tudo em vão. Os seus ex-colegas de trabalho também tentaram contato enviando mensagens para o Facebook de Joao, mas não obtiveram sucesso.
Foi encontrado, no armário do empregado, algumas fotografias e uma camisa do seu time de futebol.
	
LEGITIMIDADE ATIVA
	
Ômega S.A.
	
LEGITIMIDADE PASSIVA
	
João da Silva
	
PEÇA CABÍVEL
	
Consignação em Pagamento
	
COMPETÊNCIA
	
Vara do Trabalho de Campinas/SP
	
PARTE 2
	
ENDEREÇAMENTO
	
AO DOUTO JUIZO DA VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
	
QUALIFICAÇÃO DO AUTOR
	
ÔMEGA S.A, de direito..., CNPJ nº..., no endereço..., vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio do seu advogado subscrito (procuração anexa), com fulcro no art. 539, CC, propor CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO, pelo rito...
	
QUALIFICAÇÃO DO RÉU
	
Em face de JOÃO DA SILVA, nacionalidade, estado civil, desempregado, nascido em..., filho de..., portador do RG sob nº..., inscrito no CPF/MF nº..., CTPS nº..., PIS/PASEP/NIT..., residente e domiciliado na Rua..., pelas razoes de fato e de direito a seguir expostas.
	
AÇÃO CABÍVEL
	
Consignação em Pagamento
	
HÁ TUTELA DE URGÊNCIA
	
Não há
	
FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA DA PEÇA
	
Artigo 539, CPC
	
TESES
	
1) Depósito do saldo salarial;
2) Depósito do aviso prévio;
3) Depósito do décimo terceiro proporcional;
4) Deposito das férias proporcionais acrescidas do terço constitucional;
5) Deposito das guias para saque do FGTS;
6) Deposito da indenização de 40% do FGTS;
7) Deposito de formulários de seguro desemprego;
8) Deposito da multa pelo atraso na quitação da rescisão, art. 477, § 8º, CLT;
9) Consignação da camisa do clube de futebol e das fotografias.
	
REQUERIMENTOS FINAIS
	
1) Deferimento do depósito da quantia de R$... no prazo de 5 dias, conforme art. 542, I, CPC e, se for o caso, a entrega da coisa devida;
2) Notificação do consignatário para comparecer em audiência e levantar o depósito com efeito de quitação ou oferecer resposta, sob pena de revelia e declaração da extinção da obrigação, conforme art. 542, II, CPC;
3) Produção de todos os meios de provas em direito admitidas, em especial a prova documental;
4) Por fim, caso o valor não seja levantado em audiência, à procedência do pedido com a declaração de extinção da obrigação e condenação do consignatário em custas e honorários advocatícios, no importe de 15%, nos termos do art. 791-A, CLT.
PROBLEMA 1
A sociedade empresária Ômega S.A., estabelecida em Campinas, dedica-se à construção civil. Ela contratou o empregado João da Silva, em 05/01/2018, para exercer a função de pedreiro. Contudo, diante da necessidade de redução do seu quadro de pessoal, concedeu-lhe aviso prévio, em 10/10/2018, na forma indenizada. 
João ficou muito triste com a situação e ainda tentou apelar junto à direção da sociedade empresária para que não fosse dispensado, pois tinha esposa e dois filhos menores para criar. Porém, não só motivado pela crise, mas também porque o trabalho de João não se mostrava de boa qualidade, a sociedade empresária manteve a extinção, tal qual havia manifestado originalmente. Foi marcado, então, o dia 15/10/2018 para o pagamento das verbas rescisórias devidas e a entrega dos documentos hábeis para o requerimento de outros direitos, no próprio local de trabalho, oportunidade na qual o trabalhador faria, também, a retirada dos seus pertences pessoais. 
Ocorre que, nesse dia, a sociedade empresária não tinha em caixa o dinheiro suficiente para realizar a quitação do devido e, por isso, pediu desculpas a João, anotou a dispensa na sua CTPS e solicitou que ele retornasse 60 dias após, para que fossem feitos o pagamento e a retirada dos pertences. 
No dia marcado, João não compareceu. A sociedade empresária tentou contato telefônico e foram enviados dois telegramas para o endereço informado por ele na ficha de registro de empregados, mas tudo em vão. Até mesmo os ex-colegas de trabalho enviaram mensagens para o Facebook de João, na tentativa de fazê-lo ir à sociedade empresária para o acerto de contas, mas igualmente não houve sucesso. Sabe-se, contudo, que João continua desempregado. No vestiário da sociedade empresária, no armário anteriormente usado por João, foram encontradas algumas fotografias dele com a esposa e uma camisa do seu time de futebol. Diante disso, a sociedade empresária procura você para, na condição de advogado (a), adotar as medidas judiciais cabíveis para a espécie. 
Observando o tempo já decorrido, elabore a peça necessária à defesa dos interesses da sociedade empresária, considerando todos os direitos previstos na legislação trabalhista.

Continue navegando