Buscar

Prova Final Discursiva Mineralogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os cristais se diferenciam dos demais sólidos pela existência de uma ordem (célula unitária), que se repete ao longo de sua estrutura tridimensional (rede cristalina). A maneira como a repetição ocorre é chamada de simetria. Para identificar a simetria em uma molécula de um cristal, devemos identificar seus elementos e operações de simetria. A molécula BF3 apresenta geometria trigonal com ângulos de ligação entre os átomos de flúor de 120º. 
Com base no exposto, identifique na molécula de BF3 as seguintes operações de simetria:
a) Rotação.
b) Centro de inversão.
	Resposta Esperada:
a) A operação de rotação C3 ocorre em torno de um eixo do elemento boro, é perpendicular ao plano da molécula no ângulo de 120º. 
Apresenta também a rotação de 180º conservando a posição inicial após a rotação.
b) Não possui centro de inversão, pois se invertemos a molécula, ela fica de cabeça para baixo e, assim, não conserva a posição inicial.
	2.
	As cidades de Diamantina e Couto Magalhães, em Minas Gerais, são conhecidas pelas atividades de extração de diamante. A Polícia Federal  com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) do estado de Minas Gerais, realizaram uma operação para deter um garimpo ilegal que causou assoreamento ao longo da margem do Rio Jequitinhonha. Os processos de extração mineral requer cuidados para evitar impactos ambientais. Disserte sobre o processo de extração e transformação mineral e apresente exemplos.
	Resposta Esperada:
O processo de extração mineral envolve etapas: inicialmente é realizada a extração seguida do transporte do mineral até a etapa de processamento. Nessa etapa, o mineral é reduzido a partículas menores, redução no tamanho das partículas sem alteração da identidade química e física dos minerais. A etapa posterior é a transformação, ou seja, transformar o material para formar o produto desejado através de modificações de pressão e temperatura. Como toda atividade mineral, ela produz impacto ambiental, pode interferir no ar, nas águas, produzindo vibrações, ruído e mudando a dinâmica social do seu entorno.
Parte inferior do formulário

Outros materiais