Buscar

Prova 2 Mineralogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Legenda: Resposta Certa  Sua Resposta Errada  Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	Para compreender o processo de formação de cristais é necessário se apropriar de alguns processos químicos, e conhecer os fatores que implicam diretamente na obtenção de um material com um arranjo de átomos com elevada simetria. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aumento da pressão desfavorece a cristalização, pois aumenta a solubilidade do sal na solução.
(    ) Um cristal pode ser formado a partir de um processo de evaporação lento, o que permite que os cristais se formem de modo organizado, resultando em uma estrutura cristalina.
(    ) Cristais de enxofre se formam a partir de liberação de gases de vulcões, sua formação depende da alta temperatura do vapor, a qual permite uma agregação mais rápida das moléculas para formação do cristal.
(    ) Os flocos de neve são exemplos de cristais que podem assumir diversas formas. São formados a partir de uma mudança de estado físico em soluções fundidas.
(    ) Gases liberados a partir de processos vulcânicos podem levar à formação de cristais na superfície terrestre, pois esses podem reagir entre si. O que pode ser explicado por seu estado de alta energia, favorecendo, assim, a formação de cristais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F - V.
	b)
	V - F - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V - F.
	d)
	V - F - F - V - V.
	*
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	Minerais formados a partir de soluções sólidas podem apresentam mais de uma molécula em sua composição, devido às alterações das condições do ambiente, causando, assim, uma alteração no arranjo cristalino do mineral. Sobre a variação de composição na estrutura dos cristais, analise as afirmativas a seguir:
I- Átomos com valores de raios atômicos muito próximos podem trocar de posição, chegando até a ocorrer uma substituição total dos átomos, assim, o tamanho do átomo não interfere na estrutura cristalina.
II- Elementos no estado iônico (íons) podem trocar suas posições no retículo cristalino, isso se forem de cargas semelhantes, como o Al3+ e o Si4+, para que a neutralidade de cargas seja mantida.
III- A temperatura influencia diretamente na substituição dos átomos no retículo cristalino. Baixas temperaturas favorecem a acomodação dos átomos e impossibilita sua substituição por outro átomo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	3.
	A distribuição dos átomos em uma estrutura cristalina determina sua forma geométrica, assim como as interações que os átomos possuem com seus vizinhos mais próximos. Essa organização dos átomos de maneira regular é chamada de empacotamento atômico, com isso, determinam-se os parâmetros distintos que são utilizados para classificar cada geometria. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fator de empacotamento (F.E) é utilizado para identificar quanto uma célula unitária está ocupada por átomos.
(    ) Na equação que determina o fator de empacotamento o volume do átomo é considerado como o volume de uma esfera.
(    ) O número de coordenação (N.C.) corresponde à quantidade de átomos a que cada átomo que compõe a geometria está ligado.
(    ) Em uma estrutura cúbica simples, cada átomo está rodeado por cinco átomos no mesmo plano, um em cima e outro embaixo, totalizando seis átomos.
(    ) O arranjo hexagonal é formado por dois hexágonos sobrepostos, onde, em cada vértice dos hexágonos, existe um átomo. Não havendo outra estrutura possível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F - V.
	b)
	V - F - F - V - F.
	c)
	F - V - V - V - F.
	d)
	V- V - V - F - F.
	4.
	A neve é admirada em todo o mundo por ser capaz de transformar paisagens, além de ser utilizada para criar divertidos bonecos. Cientistas se dedicam a pesquisar os cristais de neve e garantem que há diferenças entre eles. Sobre o processo de formação de cristais, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: https://www.megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/34387-voce-sabe-como-os-flocos-de-neve-sao-formados-video-.htm. Acesso em: 24 maio 2019.
	a)
	O cristal de neve se apresenta sempre no formato de hexágonos regulares. Sua forma final pode variar desde o mais conhecido, parecido com uma estrela, até as formas de agulhas, placas, colunas, triângulos, entre outros.
	b)
	A forma hexagonal dos cristais de água se deve às condições climáticas. Ventos e pressões influenciam diretamente a geometria desses cristais.
	c)
	A neve ocorre quando as temperaturas nas nuvem estão abaixo de 0°C e faz o vapor de água se condensar e transforma-se em cristais de gelo. À medida que os cristais de gelo caem, eles se condensam e formam os flocos de neve.
	d)
	Cristais de neve são formados a partir de um processo de cristalização, favorecidos pelas baixas temperaturas e pelo baixo teor de umidade das nuvens.
	5.
	Na célula cristalina cúbica simples, cada átomo possui átomos de vizinhos mais próximos que estão localizados nos vértices do cubo em que apenas 1/8 da sua massa se encontra dentro da célula unitária. Na célula unitária cúbica simples encontra-se, no interior da célula, apenas:
	a)
	Quatro átomos.
	b)
	Três átomos.
	c)
	Dois átomos.
	d)
	Um átomo.
	6.
	Todo cristal encontrado na natureza não é perfeito, geralmente ele apresentando imperfeições e defeitos em sua estrutura, implicando, assim, em alterações nas propriedades físicas e mecânicas dos cristais. Entretanto, estes defeitos são de extrema importância para conferir propriedades específicas a um mineral, mesmo estando em quantidade mínima. Graças aos defeitos hoje temos dispositivos eletrônicos no estado sólido, assim como metais com elevada resistência. Quanto ao defeito cristalino que causa uma distorção da rede e uma alteração da estrutura do cristal, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Defeito pontual.
	b)
	Defeito intrínseco.
	c)
	Defeito linear.
	d)
	Defeito volumétrico.
	
	A mineração é definida como a extração de bens minerais da crosta terrestre, utilizando técnicas adequadas a cada situação. Estas técnicas visam minimizar os impactos ao meio ambiente, dentro dos princípios da conservação mineral, e têm como compromisso a recuperação das áreas mineradas durante a extração e após a desativação, dando a estas áreas um outro uso apropriado.
Sobre o beneficiamento dos minerais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As operações de concentração − separação seletiva de minerais − baseiam-se nas diferenças de propriedades entre o mineral-minério (o mineral de interesse) e os minerais de ganga. Esses processos geram sempre resíduos poluidores que acabam atingindo lençóis de água, com contaminação de amônia, metais pesados e outros.
PORQUE
II- Para um minério ser concentrado, é necessário que os minerais estejam fisicamente liberados. Isto implica que uma partícula deve apresentar, idealmente, uma única espécie mineralógica. Para se obter a liberação do mineral, o minério é submetido a uma operação de redução de tamanho, isto é, britagem e/ou moagem, que pode variar de centímetros a micrômetros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	b)
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	c)
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	d)
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	*
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	Os cristais são admirados por cientistas e colecionadores, pois se apresentam naturalmente no globo terrestre com cores diversas e formas variadas. Para realmente conhecer um cristal,é necessário conhecer como os átomos estão organizados na rede geométrica, ou seja, realizar um estudo de cristalografia. Esse estudo permite conhecer as propriedades do material e define sua aplicabilidade.
A figura a seguir mostra duas regiões, representadas por A e B, sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a)
	As regiões A e B correspondem a uma região semicristalina.
	b)
	A região A compreende uma região cristalina, enquanto que a região B compreende uma região amorfa.
	c)
	A região A compreende uma região cristalina, enquanto que a região B compreende uma região semicristalina.
	d)
	A região A compreende uma região semicristalino, enquanto que a região B compreende uma região amorfa.
	9.
	Os cristais sempre possuem algum tipo de defeito ou imperfeição, que pode afetar muitas de suas propriedades físicas e mecânicas, como a plasticidade, condutividade, cor e luminescência. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As chamadas lacunas surgem a partir de perturbações durante o processo de formação do cristal e podem ser ocupadas por um átomo externo podendo levar a um acréscimo de rigidez na estrutura.
(    ) Defeitos intrínsecos provém dos processos químicos na formação do cristal e os defeitos causados pelo ambiente externo, como a temperatura e a pressão durante a formação do cristal, são chamados de defeitos extrínsecos.
(    ) Quando as imperfeições envolvem um ou poucos átomos, estas são denominadas imperfeições pontuais ou defeitos pontuais.
(    ) Defeitos que se estendem através de um plano de átomos, mostrando átomos desalinhados na estrutura são chamados de defeitos volumétricos.
(    ) Quando as imperfeições se desenvolvem linearmente, através do cristal, são denominadas imperfeições lineares ou defeitos lineares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - V - F.
	b)
	V - V - F - F - V.
	c)
	F - V - V - V - F.
	d)
	V - F - V - F - V.
	10.
	Na natureza há cristais com diferentes formas geométricas e com diferentes colorações, um exemplo é o quartzo, um mineral que pode ser encontrado na cor rosa ou incolor (transparente). Também encontra-se a mesma forma geométrica para cristais com composição química diferentes. Sobre tais fenômenos, analise as afirmativas a seguir:
I- A pirita e a marcassita têm estruturas geométricas diferentes, mas apresentam a mesma composição química, a esse fenômeno podemos chamar de isomorfismo.
II- Minerais puros são difíceis de encontrar, devido ao intemperismo que atua fortemente no processo de formação do mineral. Há sempre possibilidade que uma ou outra molécula seja adicionada a sua composição.
III- O polimorfismo pode ser encontrado na natureza e ocorre quando temos substâncias diferentes, ou seja, com composição química diferente, mas com semelhantes formas cristalinas, como a uranita e a fluorita.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa III está correta.
Parte inferior do formulário

Outros materiais