Buscar

O Papel do Curso de Pedagogia.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
Júlia de Souza Vieira
3105695
Professor: José Severino
Resenha Crítica
· Formação de Professores: O Papel do Curso de Pedagogia.
· Formação de Professores para Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental.
Rio de Janeiro
2018
2
Resenha Critica
Ao analisar os aspectos da história no Brasil, da legislação do magistério, segundo o texto base, é notório ver essas relações e processos educacionais marcando fortemente os avanços. Outro fator existente é que existiu muitas reformas educacionais, reformas essas que tinham como objetivo focar na melhoria da qualidade do ensino visando a parte mais teórica. 
‘’Assim como já diria a Lei 5.692/71 (...) contemplou a escola normal e, no bojo da profissionalização obrigatória adotada para o segundo grau, transformou numa das habilitações desse nível de ensino, abolindo de vez a profissionalização antes ministrada em escola de nível ginasial. Assim, a Revista HISTEDBR On-line Artigo Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.43, p. 103-117, set2011 - ISSN: 1676-2584 112 já tradicional escola normal perdia status de “escola” e, mesmo de “curso”, diluindo-se numa das muitas habilitações profissionais do ensino de segundo grau, a chamada Habilitação Específica para o Magistério (HEM). Desapareciam os Institutos de Educação e a formação de especialistas e professores para o curso normal passou a ser feita exclusivamente nos cursos de Pedagogia ’’ (TANURI, 2000, p. 80) ‘’
A legislação indica que cabe ao curso de Pedagogia a formação de professores para Educação Infantil e para os primeiros anos do Ensino Fundamental e o vídeo apresenta e mostra a experiência de uma professora e estudante do curso de pedagogia; E na minha visão prática, é no dia a dia que assim como no vídeo base que obtemos bons resultados, só realmente aprendemos a nos tornar e ser pedagogos e educadores de ação com a realidade do dia a dia é o saber lidar, é a prática, é com o agir é sabermos como colocar em prática tudo o que aprendemos ao longo do curso de pedagogia.
REFERÊNCIAS
 
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/43/art08_43.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=YUF3CtebT5Q
Acesso em 03/11/2018

Continue navegando