Buscar

Amazon, Apple, Facebook e Google

Prévia do material em texto

Estudo de Caso:
CONSULTORIA
Amazon, Apple, Facebook e Google
REFERÊNCIA: 
DEIGHTON, John; KORNFELD, Leora. Amazon, Apple, Facebook e Google. 514-P07. Harvard. EUA. 2013.
INTRODUÇÃO
Os autores iniciam sua publicação discorrendo sobre a origem da internet, como ela se expandiu e se tornou um sistema global, porém tendo inúmeras restrições, até ser privatizada em 1995. Quatro empresas administravam quatro setores do marketing na internet: propaganda (Google), vendas de varejo online (Amazon), redes sociais (Facebook) e padrões para dispositivos de interface (Apple). Sem uma divisão organizada dos lucros, novas discussões geraram novos setores de competição: mercado de smartphones, propaganda online, televisão digital, vendas de conteúdo digital, entre outros. Fica claro que cada uma das empresas supracitadas queria estabelecer o seu projeto dominante no marketing online.
DESENVOLVIMENTO
Deighton e Kornfeld mostram que, a partir do momento em que a Amazon se torna altamente lucrativa, uma era moderna tem início. O Amazon Web Service lhe trouxe escala em tecnologia de informação e maior visibilidade nas vendas. Em 2013 a Amazon já era a gigante das vendas de varejo online.
O Google, por sua vez, surge como uma anomalia. Antes de 1998, os usuários começavam suas visitas na internet navegando em páginas de portais como AOL e Yahoo!, e usavam a ferramenta de pesquisa destes sites para ir até outras páginas. O Google foi lançado neste mesmo ano, quando páginas de pesquisa não eram consideradas importantes. A partir de junho de 2000, o Yahoo! passou a utilizar o Google como ferramenta de pesquisa, o que alavancou o fluxo de buscas. Desde então o crescimento e as aquisições do Google não pararam mais, incentivadas pelos ganhos com propagandas.
Sobre a Apple, sua capitalização de mercado cresceu 800% entre 2009 e 2013, mas o otimismo dos investidores em relação ao futuro da empresa estava mais ligado a fatores subjetivos, como a sua elegância. Por outro lado, apesar de o Android do Google ser o sistema operacional dominante em dispositivos móveis, a Apple vencia o Google em acesso móvel a e-commerce (comércio eletrônico). Além disso, a Apple também liderava sobre o Google em distribuição de aplicativos de smartphones.
O Facebook está à disposição de todos desde 2005, mas o seu crescimento se dá a partir de 2009, aumentando não só o número de usuários, mas também o tempo de permanência na página. A maior parte das receitas do Facebook vinha da propaganda, o que foi potencializado pelo lançamento do Facebook Exchange, em 2012.
Vale ressaltar que, no passado, os profissionais de marketing nos EUA gastavam mais com propaganda offline (televisão, rádio, impressos) do que com propaganda online. Atualmente as buscas em dispositivos móveis crescem, enquanto buscas a partir de desktops diminuem. 
CONCLUSÃO
O marketing online foi o principal elemento que aproximou as fronteiras de setores, para atuação das quatro empresas. Apesar de estas empresas aparentemente atuarem em setores diferentes, elas desenvolveram métodos semelhantes para oferecer produtos em novos mercados.
Os quatro gigantes da era digital trouxeram benefícios aos consumidores e aos negócios, mas se não tiverem algum controle podem destruir todos os seus concorrentes de menor poder. As novas plataformas de marketing ditam quem são os vencedores e os perdedores no século XXI.

Continue navegando