Buscar

Provas Psicanalise 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Sobre as neuroses, é incorreto afirmar:
a) Neuroses são quadros patológicos psicogênicos (ou seja, de origem psíquica), muitas vezes ligados a situações externas na vida do indivíduo, os quais provocam transtornos na área mental, física e/ou da personalidade. As neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes.
b) O que distingue a neurose da normalidade é a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória.
c) O conceito de neurose está ligado à maneira como a psicanálise explica a origem e o desenvolvimento dos transtornos mentais. Psicólogos oriundos de outras escolas, sobretudo da terapia cognitivo-comportamental, foram levados a criticar o termo: como tais psicoterapeutas não trabalham com os conceitos psicanalíticos, um diagnóstico de neurose não tem para eles nenhum sentido prático.
d) Os transtornos são mais classificados pela suposta origem do transtorno (por esta ser fato unânime), não por seus sintomas observáveis (por serem controversos). A décima edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) traz a categoria "Neuroses" de transtornos mentais própria, substituindo a definição anterior, "transtornos neuróticos".
2. São considerados transtornos neuróticos para a Classificação Internacional de Doenças, exceto:
a) Transtornos fóbicos-ansiosos e outros transtornos de ansiedade;
b) Transtornos obsessivo-compulsivos e Transtornos dissociativos (de conversão)
c) Transtornos psicóticos e esquizofrênicos
d) Distimia, determinados tipos de depressão e neurastenia
3. Sobre as principais características clínicas das PSICOSES, não se pode afirmar:
a) provocam alterações primárias na esfera cognitiva: memória e nível de consciência tornam-se prejudicados.
b) são psicologicamente incompreensíveis na visão de alguns estudiosos, como Jaspers.
c) apresentam vivências bizarras, como delírios, alucinações, alterações da consciência do eu.
d) podem se associar a outras alterações clínicas (delirium), bem como agravar-se pelo uso de substâncias psicoativas.
4. Assinale a afirmação incorreta sobre a interpretação da psicose pela psicanálise:
a) a psicose corresponde a um funcionamento psíquico que obedece a um princípio de rejeição primordial, que corresponde ao termo alemão Verwerfung. A rejeição primordial consiste na expulsão de idéias ou pensamentos próprios, os quais passam a ser tratados como estranhos ou não acontecidos.
b) como um efeito da rejeição, pode ocorrer a cisão do EU em duas partes, uma que é reconhecida e outra que não é reconhecida como própria. Essa cisão, todavia, não se confunde com a Esquizofrenia.
c) Quando ocorre que os pensamentos não reconhecidos como próprios são localizados em outras pessoas, através da projeção, caracteriza-se a psicose como paranoia.
d) A psicose gerou dificuldades teóricas para Freud, mas não para Lacan. Se o primeiro demonstrou-se hesitante em enquadrá-la teoricamente, concentrando-se na neurose, Lacan, tomando-a constantemente em suas conferências, associou a psicose à foraclusão (ou forclusão) do nome-do-pai.
5. Assinale a incorreta.
a) Segundo a classificação do DSM IV para o diagnóstico melancolia são necessários pelo menos um dos dois falta de prazer nas atividades diárias; desânimo como reação a um estimulo agradável que em geral causaria prazer;
b) Segundo a classificação do DSM IV para o diagnóstico melancolia são necessários pelo menos três dos seguintes: a falta de prazer e o desanimo não estão relacionadas a um fato real que causaria tristeza natural (como no caso da morte de um próximo); a depressão é agravada na parte da manhã; o despertar é adiantado pelo menos em duas horas em comparação ao usual; profunda agitação psicomotora ou languidez intensa; perda de peso significante ou anorexia; sentimento de culpa constante e inapropriado.
c) Para Freud, a Melancolia é totalmente distinta do luto, em relação a critérios como influências do ambiente, desânimo profundo, perda do interesse no mundo e nas coisas, perda da capacidade de amar, inibição das atividades (cotidianas ou habituais).
d) Para Freud, a principal diferença entre o Luto e a Melancolia é a diminuição no sentimento de autoestima (na melancolia). Esta diminuição da autoestima não está presente no Luto.

Continue navegando