Buscar

ALUNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: Joselio da Silva Martins MATRICULA:17151015
TURMA: ENN07S1 DISCIPLINA: Enfermagem
 
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE MENTAL
1) O que é interdisciplinaridade? Qual sua importância no contexto da Reforma Psiquiatria/Saúde Mental?
A interdisciplinaridade é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas, é uma pratica que consiste por meio do diálogo e da integração das disciplinas, além do contraponto entre ambas. 
Podemos visualizar claramente a troca do conhecimento de diversas áreas no artigo, isto é, mostrando a importância desse diálogo no grupo. Contudo sabemos que uma equipe multidisciplinar é aquela que une profissionais de várias áreas, todos os profissionais tem o senso comum de ser bem sucedido em suas carreiras, sendo assim, a comunicação e uma ferramenta fundamental para esse jeito. 
 2) Qual a importância de espaços de discussão (reuniões) entre a equipe?
 A importância das reuniões são diretamente para fortalecer o elo da comunicação entre os profissionais, assim podendo corrigir diálogos fragmentados no grupo. O diálogo entre profissionais de áreas diferentes já é, por si só, um desafio. E, quando esse diálogo acontece na execução de um projeto e de tarefas em comum, os níveis de dificuldade são ainda maiores, já que não é apenas a linguagem que é diferente, mas também a forma como cada profissional vê e entende fatos, ideias e argumentos.
 3) Foi apontada a visão dos profissionais sobre o trabalho em equipe na saúde mental. Quais pontos você destaca?
No artigo, de acordo narrativa desenvolvida por Rita,” a possibilidade de uma ampliação no leque de intervenções de um determinado profissional é logo interpretada como invasão à especificidade de outra disciplina”. Sendo assim, mostrando a importância de uma comunicação homogenia entre os profissionais envolvidos, para que não haja uma invasão nas particularidades de uma disciplina. Isto pode ser resolvido com reuniões entre equipe.
 4) Como a multiprofissionalidade interfere no trabalho em equipe em Saúde Mental?
Os membros de um grupo multiprofissional devem trabalhar de acordo com os limites e especificidades de sua área, e respeitada esta especificidade, necessitam conhecer a ação individual de cada um dos outros membros para que não haja interferência no trabalho da equipe de saúde mental. Não respeitando os limites de cada aérea, o indivíduo pode ter ações prejudiciais ao grupo todo, tais como, o comprometimento da equipe com os pacientes, perdendo vínculos e confiança. Sabe respeitar as especificidades de cada equipe e fundamental para um bom trabalho em conjunto.

Continue navegando