Buscar

Vida de Durkheim

Prévia do material em texto

ÉMILE DURKHEIM
França (1858-1917)
 Émile Durkheim nasceu em Épinal,, França, em 1858, época de vários processos revolucionários, que se iniciaram com a Revolução Francesa. Após esses processos a França passou pelo período napoleônico. Além disso, houve a revolução de 1830, e a primavera dos povos, para defender os ideais liberais, e a comuna de Paris, que foi a última vez que o povo parisiense utilizou de força física conseguir reinvindicações.
A Sociologia de Durkheim
	Foi nessa época que nasceu Durkheim, em uma França que estava sendo influenciada por ideais liberais, iluministas, a disseminação das ideais dos socialistas utópicos e positivistas. Durkheim viveu em um período posterior às revoluções, suas principais obras estão concentradas em uma época belle époque, tempo de relativa paz na Europa (“paz armada”), em que a qualquer momento poderia ser desencadeada uma guerra (a primeira guerra mundial). 
A Sociologia de Durkheim
	Mas, antes da primeira guerra, houve um grande crescimento econômico caracterizado pela segunda revolução industrial, em que a burguesia alcançou o poder. 
Infância e Formação
	Descendente de família judia, filho e neto de rabinos, desde cedo foi preparado para seguir o mesmo caminho, mas rejeitou sua herança judaica. Estudou no Colégio d’Epinal e no Liceu, em Paris. Interessou-se inicialmente por filosofia e estudou na Escola Normal Superior de Paris. Terminado seus estudos, lecionou em diversos liceus provinciais franceses.
	Entre 1885 e 1886, Durkheim realizou uma viagem de estudo na Alemanha, especializando-se em Sociologia. Dentro da Sociologia educacional filiou-se à corrente denominada Pedagogia Social. Foi fortemente influenciado pelos métodos de psicologia experimental de Wilhelm Wundt.
	
A Sociologia de Durkheim
	Em 1887, Durkheim foi nomeado professor da primeira cadeira de Ciências Sociais, associada à educação, na Universidade de Bordeaux. 
	Em 1896 fundou a revista “L’Année Sociologique”, quando reuniu um eminente grupo de estudiosos. Em 1902, foi convidado para lecionar Sociologia e Pedagogia na Sorbonne, onde permaneceu até sua morte.
Divisão do Trabalho Social
	No âmbito das investigações, Émile Durkheim deixou um dos principais trabalhos de contribuição à sociologia, com a publicação da obra “Divisão do Trabalho Social” (1893), onde analisa as funções sociais do trabalho e procura mostrar a excessiva especialização e a desumanização do trabalho, que ascendeu com a Revolução Industrial. Durkheim sublinhava, em seus estudos, os grandes riscos que tal evolução significava para o bem e o interesse comum da sociedade.
O Método Durkheimiano
Darwinismo social e teoria do funcionalismo
Herbert Spencer (1820-1903)
O Método Durkheimiano
Estudo positivo: Ordem e progresso como elementos sistemáticos solidários
Auguste Comte (1798-1857)
O Método Durkheimiano
Revolução Copernicana
Immanuel Kant (1724-1804)
Frases
	"Se todos os corações vibram em uníssono, não é por causa de uma concordância espontânea e preestabelecida; é que uma mesma força os move no mesmo sentido. Cada um é arrastado por todos.“
	"A religião não é somente um sistema de ideias, ela é antes de tudo um sistema de forças.“
	"A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza."
 
Equipe
	Sávio
	Pedro
	Vitor
	Artur
	Tarcísio
	Gabriel

Continue navegando