Buscar

Prova libras

Prévia do material em texto

Resultado
Prova de Língua Brasileira de Sinais - Libras - Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Libras é a língua de sinais usada no Brasil, ela foi oficializada em 2002 por meio da Lei  nº 10.436 (BRASIL, 2002) e regulamentada pelo Decreto 5626 (BRASIL, 2005). A língua de sinais é de modalidade visuoespacial, representada pelas mãos e compreendida pelos olhos. A língua de sinais brasileira tem sua origem na Língua Francesa de Sinais. No entanto sendo uma língua reconhecida é importante ter clareza de que as línguas de sinais são gramaticalmente completas e tão complexas quanto as línguas orais. De posse dessas informações, marque (V) Verdadeiro e (F) Falso.
 (   ) A Libras é universal, usada por todos os surdos em qualquer lugar do mundo.
 (   ) Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
 (   ) As línguas de sinais se diferenciam na sua organização para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos.
 (   ) Libras é derivada das línguas orais e não tem estrutura própria, pois é subordinada e inferior
 (  ) A Libras não é natural, é uma língua culturalmente inferior cabendo analisar sua importância para os surdos
Marque a alternativa correta:
A -
F - V - V - F - F
check_circleResposta correta
B -
F - F – F - V - V
C -
V - F - V - V - V
D -
F - F - F - V - V
E -
F - F - V - V e F
Questão 2 de 10
No decorrer da história, quando a sociedade mudou a forma de olhar para a surdez e novas taxionomias se imprimiram na educação de surdos, a classificação passou a ser pelo critério linguístico e o rótulo de identidade era feito mediante o conhecimento que o surdo apresentava a respeito da língua de sinais. Neste contexto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando adequadamente algumas definições, segundo Perlin (2004):
(1) Identidade surda
(2) Identidade surda de transição
Questão 2 de 10
No decorrer da história, quando a sociedade mudou a forma de olhar para a surdez e novas taxionomias se imprimiram na educação de surdos, a classificação passou a ser pelo critério linguístico e o rótulo de identidade era feito mediante o conhecimento que o surdo apresentava a respeito da língua de sinais. Neste contexto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando adequadamente algumas definições, segundo Perlin (2004):
(1) Identidade surda
(2) Identidade surda de transição
(3) Identidade surda híbrida
(4) Identidade surda flutuante
(5) Identidade surda diáspora
( ) pessoa que tem a necessidade de trocar experiências com seus colegas surdos, indiferente de onde eles estejam.
( ) surdo oralizado que, muito tempo depois, descobre a comunidade surda e transita do mundo auditivo para o mundo visual.
( ) surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com surdos quanto com ouvintes. Há falta de língua de sinais com surdos e falta de comunicação com ouvintes.
( ) pessoa consciente quanto à sua condição de surdez, é politizada e tem a língua de sinais como nativa.
( ) pessoa que nasceu ouvinte e, posteriormente, se tornou surda. Tem conhecimento da estrutura do português falado.
A sequência correta é:
A - 5 – 2 – 4 – 1 – 3.check_circleResposta correta
B - 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
C - 2 – 1 – 5 – 4 – 3.
D - 5 – 4 – 2 – 3 – 1.cancelRespondida
E - 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
 Questão 3 de 10
A Libras é uma língua de modalidade espaço visual ou gestual espacial, diferente da Língua portu-guesa de modalidade oral-auditiva. Para que compreendamos a importância da Libras na história dos surdos brasileiros, importa destacar que a Língua de sinais brasileira foi oficializada por meio da Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e posteriormente regulamentada pelo Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005). Com isso os cidadãos brasileiros precisam conhecê-la ao menos para que possa estabelecer interações básicas com as pessoas surdas. Com base nessa afirmação, observe os sinais e encontre respectivamente sua significação:
A - ( ) Significam respectivamente: SURDO, OUVINTE E OI.check_circleResposta correta
B - ( )Significam respectivamente: OUVIDO, CABELO E DEDO MINDINHO.
C - ( )Significa respectivamente: TELEFONE , COTONETE E LAÇO.
D - ( )Todos os sinais apresentam um único significado em três modos diferentes de sinalizar uma PESSOA SURDA.
E - ( )São apenas mímicas que favorecem chamar atenção das pessoas para aprender outra língua.
Questão 4 de 10
A partir da década de 90 do século XX aconteceram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, isto propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez. Esse olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo – anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais – e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração. De acordo com essa concepção de diferença (ao invés de deficiência),porque podemos afirmar que não há necessidade de inserção das pessoas surdas na sociedade? Assinale a alternativa correta:
A - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos os surdos não poderão ser produtivos em nossa sociedade.
B - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos já fazem parte da sociedade, são apenas mais uma figura no cenário da diversidade social – racial, religiosa, sexual, financeira, política, de gênero, etc.check_circleResposta correta
C - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois vivem em suas comunidades ,onde todos são iguais não havendo diversidade.
D - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos já fazem parte de sua família e isto basta para que se sintam inseridos.
E - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois estes indivíduos não fazem parte da sociedade, são apenas mais uma figura no cenário da diversidade.
Questão 5 de 10
No Brasil, os surdos representam por meio das mãos as letras do alfabeto português. Em outros países essa representação é feita de acordo com o alfabeto do idioma local. Trata-se de um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. A comunicação por estes códigos denomina-se:
A - Alfabeto manual.check_circleResposta correta
B - Dialeto manual.
C - Alfabeto digital.
D - Comunicação espacial.
E - Código manual.
Questão 6 de 10
De acordo com SILVA (2010, p. 41) “É no nível fonológico que se encontram as considerações acerca dos fonemas – conceituados como unidade mínima do som. Nesse sentido, não caberiam considerações fonológicas para a Libras, já que ela é uma língua espaço-visual que não tem som.” Para o pai da linguística, a forma do significante refere-se a uma imagem acústica convencional, abstraída de realizações fonéticas concretas e infinitamente variáveis; definição que torna o conceito suficientemente abstrato para abranger não apenas representações psíquicas de sons, mas também de gestos (LEITE, 2008). Assim, quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua. Diante disso Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais, quais são eles?
A - Configuração dos dedos, estatística e velocidade.
B - Libras, oralidade e estatística.
C - Configuração de mão, gestos e aplicativos.
D - Velocidade, localização e oralidade.
E - Configuração de mão, localização e movimento.check_circleResposta correta
Questão 7 de 10
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, é uma língua de modalidade gestual-visual: possui uma estrutura linguística semelhante à das diversas línguas de modalidade oral auditiva e como toda língua oral auditiva possui uma gramática própria. Todo sistema linguístico é organizado em níveis de análise, sendo os principais: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Relacione corretamente cada um destes aspectos linguísticos:
( 1 ) Fonológico
( 2 ) Morfológico
( 3 ) Sintático
( 4 ) Semântico
( ) Se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras;
( ) Se ocupa com as escolhas das palavras;
( ) Se ocupa em organizar as palavras na frase;
( ) Busca a relação das palavras e o sentido queelas têm.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 2, 3, 4check_circleResposta correta
B - 1, 4, 2, 3
C - 4, 2, 1, 3
D - 2, 1, 4, 3
E - 3, 2, 4, 1
Questão 8 de 10
O Decreto 5626/2005 em seu capítulo I, Art. 2º aponta um marco na história dos surdos e deficientes auditivos (D.A) no Brasil. Este Decreto define termos politicamente corretos e dá aos sujeitos que não ouvem o direito de se definirem, social e culturalmente. Com base no Decreto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas:
( ) O termo SURDO remete a um posicionamento político e de respeito ao sujeito como ser social
( ) Os termos SURDO e DEFICIENTE AUDITIVO, estão corretos e podem ser usados
( ) Tanto o SURDO como o termo DEFICIENTE AUDITIVO apresentam perda auditiva aferida por audiograma (exame)
( ) DEFICIENTES AUDITIVOS são sujeitos que se definem pelo uso da Língua e cultura surda
( ) Surdos tem perda auditiva, interagem com o mundo por meio de experiências visuais e tem a Língua de sinais como principal marcador cultural
Assinale a alternativa correta:
A - F-V-F-V-F
B - F-V-V-V-F
C - V-V-V-F-Vcheck_circleResposta correta
D - F-V-F-F-F
E - F-V-V-F-V
Questão 9 de 10
Para uma língua ser considerada língua, ela deve passar por todos os testes postulados pelos pesquisadores, deve responder positivamente às questões levantadas, e a Libras preenche estes requisitos. Identifique com V para verdadeiro e F para falso as questões:
( ) Onde houver seres humanos, haverá língua(s).
( ) Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia.
( ) Todas as línguas mudam ao longo do tempo.
( ) As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.
( ) Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). Assinale a alternativa correta:
A - V, V, V, V, Vcheck_circleResposta correta
B - F, V, V, V, V
C - V, F, V, V, V
D - V, V, F, V, V
E - V, V, V, F, V
Questão 10 de 10
Sobre a estrutura gramatical da Libras: Todo sistema linguístico é organizado em níveis de análise, sendo os principais: o fonológico, o morfológico ,o sintático e o semântico . Relacione o segundo grupo de significados com os níveis de análise enumeradas no primeiro grupo:
1 Fonológico
2 Morfológico
3 Sintático
4 Semântico
( ) se ocupa em organizar as palavras na frase.
( ) se ocupa com as escolhas das palavras.
( ) busca a relação das palavras e o sentido que elas têm.
( ) se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras.
Assinale a alternativa correta:
A - 1-2-3-4
B - 3-2-4-1check_circleResposta correta
C - 1-4-2-3
D - 2-4-1-3
E - 4-3-2-1cancelRespondida

Continue navegando