Buscar

DO SENSO COMUM À CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DO SENSO COMUM À CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA
	
	Dermeval Saviani em seu livro deixa claro seu objetivo que seria: explicitar o sentido e a tarefa da filosofia na educação, e que o senso comum e a consciência filosofica foram caracterizados por conceitos contrapostos, ou seja, contrário um do outro. Sem a formação da consciência de classe não existe organização, e sem organização não é possivel a transformação revolucionária da sociedade.
	A educação traduz uma posição incompatível com a postura elitista. Preocupar-se com a educação signifca preocupar-se com o avanço da cultura, da sociedade e do ser humano em si, isso porque a educação é uma atividade que supõe a diferença no ponto de partida e da igualdade na ponte de chegada. De uma forma dominante a elite limita o avanço das massas, porque quando não se investe na educação, não são formadas mentes pensantes e ativas, gerando assim pessoas aticuladas e robóticas. Todos e cada um de nós nos descobrindo existindo no mundo (existência que é agir, sentir e pensar).
	O ponto de partida da filosofia é o problema. Se o problema deixou de ser problemático deve-se recuperar a problematicidade do mesmo, porque é atraves dele que somos levados a pensar, analisar, criar hipoteses, e enxergar de outros pontos de vista. O autor refere-se ao problema como não sendo problemático, afim de destruir a pseudo-concreticiade. Ao desafio da realidade, representado como problema, o homem responde com a reflexão, essa é a tarefa da filosofia. A reflexão é a forma de “re-pensar”, um pensamento em segundo grau, e para que se haja uma reflexão filosófica na íntegra deve ser rigorosa e de conjunto, ou seja, é preciso que se vá a raíz do problema.
	Assim, conclui-se que a filosofia da educação não terá como função fixar principios e objetivos, também, não se reduzirá a uma teoria geral da educação dos seus resultados. Sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional, de modo a explicar e esclarecer a tarefa e a contribuição das diversas disciplinas pedagogicas.

Outros materiais