Buscar

Leucócitos- Origem e função

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OS LEUCÓCITOS – Origem e função.
Os leucócitos são as únicas células completas encontradas na circulação sanguínea, pois apresentam citoplasma e núcleo, sendo também a de maior numero.
São de extrema importância para o organismo devido à sua função de defesa, sendo um sistema que combate diversos agentes patógenos e tóxicos, através do mecanismo de fagocitose dos agentes invasores obtendo cada componente uma determinada característica e estruturas muito definidas. Apresentam-se em granulocitos devido a presença de grânulos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e agranulócitos (linfócitos, plasmocitos e monócitos).
Podemos dizer que células mononucleares se apresentam no período de vida dos recém-nascidos e as polimorfonucleares na vida adulta.
Neutrófilos segmentados
O neutrófilo é uma célula que apresenta PH neutro, tendo sua origem na medula óssea. Seu principal papel é fagocitar e digerir micro-organismos. Sua maturação dura em média 14 dias para acontecer, e sua vida-média em circulação entre 6 a 7 horas.
O neutrófilo segmentado se apresenta com um núcleo arroxeado, possui cromatina purpúrea escura e densa que liga seus lóbulos, tendo citoplasma rosa e pálido possuindo grânulos bem delicados com aparência de vidro fosco.
Seus grânulos são divididos em quatro tipos distintos: grânulos primários, grânulos secundários, grânulos terciários e vesículas secretoras.
Estando na corrente sanguínea os neutrófilos migram para diferentes tecidos lesados utilizando a quimiotaxia (movem em direção a um gradiente químico.). Isso envolve diversas proteínas, leucotrieno e fator ativador plaquetário.
Eosinófilo
Os eosinófilos originam-se na medula óssea, apresentam núcleo de cromatina densa bilobulado, se apresentam redondos ou ligeiramente oval sendo ricos em proteínas básicas. Por esse motivo tender a se ligar ao corante eosina. Apresentam grânulos no citoplasma, podendo eles estar presente em estrutura sólida sem cristaloides e um perfil sem meio interno.
São mediadores dos processos inflamatórios associados à alergia, à defesa contra parasitas metazoários helmínticos, alguns processos alérgicos e neoplásicos.
Basófilos
Os basófilos são células grandes, citoplasma em abundância, cor róseo, rico em grânulos, deixando assim o seu núcleo difícil de ser visualizado. As granulações são metacromáticas (se tingem de maneira diferente), pequenas e redondas e se apresentam com grânulos em grandes quantidades.
Produzem mediadores inflamatórios, sendo um dos principais deles a histamina, heparina e receptores de IgE na membrana plasmática.
Granulócitos
Função de prevenir e retardar agentes invasores infecciosos, com capacidade de fagocitose e digestão de matérias responsáveis por esse papel através do processo de fagocitose ou digestão.
Na fagocitose a célula vai de encontro ao agente infeccioso e realiza um englobamento, onde no interior da célula ocorrera sua destruição.
Já no processo de digestão realizado pela célula há liberação para o meio extracelular do conteúdo de seus grânulos ricos em enzimas antimicrobianas e superóxidos de oxigênio.
Composição do sistema fagócitico mononuclear 
São células mononucleares com função de fagocitose, presentes no sangue periférico, tecidos, e líquidos do corpo. 
O monócito é encontrado em geral na circulação ao longo dos vasos sanguíneos.
O macrófago se apresenta em locais com inflamações e nos líquidos peritoneal, pleural e sinovial. No baço participam da destruição de células vermelhas anormais. Os macrófagos hepáticos fagocitam as hemácias. Os macrófagos dos alvéolos pulmonares, tubo digestivo, e de líquidos, realizam fagocitose de microrganismos, células e restos celulares.
Monócitos
Os monócitos possuem meia vida curta de 4 a 8 horas migrando logo depois para diversos tecidos. Apresentam núcleo grande, levemente oval, centralizado. Seu citoplasma é abundante, de coloração cinza ou azul-claro, com granulação de natureza fina, composta por peroxidase
Possuem a função de defender o organismo de corpos estranhos tais como bactérias ou vírus e células tumorais. Além de realizarem fagocitose de células mortas, senescentes, corpos estranhos.
Linfócitos
São células do sangue de tamanho pequeno, regulares e arredondadas. Seu núcleo tem cor azul-arroxeada, esférico, sendo ele grande podendo ocupar cerca de 90% da célula, citoplasma escasso e basófilo.
Os linfócitos T são maturados no timo, e é o maior em quantidade entre os linfócitos. As células T de memória tendem a se acumular em áreas associadas a epitélios, como o intestino, árvore respiratória e regiões inflamatórias na pele e sinovial. São subdivididos em linfócitos T8 e T4. Tendo também as células T reguladoras que migram para sítios de inflamação e respectivos linfonodos. 
Os Linfócitos B são responsáveis pela imunidade humoral tendo como função realiza produção e liberação de anticorpos capazes de neutralizar, ou até mesmo destruir antígenos contra os quais foram cridos. Sintetizam imunoglobulina, e quando em repouso permanecem fixadas a membrana celular.
Os linfócitos NK possuem tamanhos maiores que as demais sendo chamada de grande linfócito granular, estão presentes em menor número na circulação. Tem sua principal função agir sobre células tumorais e células infectadas por vírus.

Continue navegando