Buscar

Revisão de prova de biologia

Prévia do material em texto

Células eucariontes: Possui membrana celular individualizada e vários tipos de organelas.
Células procariontes: Possui ausência de carioteca individualizada no núcleo celular. Ex: bactérias e algas azuis. 
Outra diferença entre a célula eucarionte do procarionte é a falta de um citoesqueleto nas células procariontes. Nas células eucariontes, o citoesqueleto é responsável pelos movimentos e pela forma das células que muitas vezes são complexas.
Célula animal: mitocôndria e vacúolos gigantes. Célula vegetal: Parede celular, clorofila e vacúolos pequenos.
Vírus: Um vírus não é capaz de se multiplicar, exceto quando parasita uma célula de cujas enzimas se utilizam para a síntese das macromoléculas que irão formar novos vírus.
Organela: estruturas envolvidas por membrana.
Citosol: São íons de diversos aminoácidos precursores dos ácidos nucleicos, numerosas enzimas que inclui as que realizam a glicose anaeróbia.
Citoplasma: É o espaça intracelular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariontes corresponde à totalidade da área intracelular, também pode ser preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida denominada citosol, na qual estão suspensas as organelas celulares.
Membrana plasmática: É a parte mais externa do citoplasma, que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Possui bicamada lipídica que forma o fosfolipídio que contem uma quantidade variável de molécula proteica.
Glicocálice: É a parte mais externa da membrana com apenas moléculas adsorvidas, e não uma camada inteiramente extracelular.
Mitocôndrias: São organelas esféricas e alongadas, sua função é liberar energia gradualmente nas moléculas de ácidos graxos e glicose.
Retículo endoplasmático: são redes de vesícula achatada, esférica e túbulos que se intercomunicam, formando um sistema contínuo.
RER: Apresenta os ribossomos na superfície voltada para o citosol.
REL: São túbulos que faz ligação com o RER e são muito desenvolvidos em determinados tipos de célula. Ex: Secretam hormônios esteroides nas células epáticas.
Ribossomo: São partículas densas aos elétrons e constituídas de ácido ribonucleico e proteína.
Lisossomos: Digestão celular. 
Macrófago: célula de defesa
Osteoclasto: Reabsorção óssea que significa a retirada dos íons cálcio esporoso da densidade óssea.
Endossomo: Responsável pelo transporte e digestão de partículas e macromoléculas que são captadas pela célula por processo conhecido como endocitose. Localizado entre o complexo de golgi e o centríolo. Fagocitose é englobamento de partículas sólidas e endocitose é englobamento de partículas líquidas.
Autofagia: destruição de organelas.
Autólise: é quando a célula morre por algum dano.
Apoptose: Morte programada da célula.
Peroxissomos: São organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de H de diversos substratos para o O2. 
Complexo de Golgi: É constituído por dobras de membranas e vesículas, e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. 
Molécula: é uma entidade eletricamente neutra.
Macromolécula: molécula de auto peso.
Interações hidrofóbicas: Ocorre entre moléculas apolares que são comprimidas uma contra outra as células, devido a repulsão sofrida na água. Substâncias que não dissolverem em água. Apolar.
Interações hidrofílicas: Substâncias capazes de dissolverem em água. Polar
Anfipática: Moléculas que possui interações hidrofóbicas e hidrofílicas. Polar e não apolar.
Aminoácido essencial: São aminoácidos que o organismo não produz, pois estão nos alimentos ou suplementos.
Aminoácido não essencial: São alimentos ou nutrientes produzidos no organismo.

Continue navegando

Outros materiais