Buscar

Detalhamento da Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Detalhamento da Empresa
A Empresa
No mercado nacional há mais de meio século, a Casas Bahia é uma empresa sólida, hoje administrada pela companhia com ações negociadas na BMF Bovesp; a Via Varejo S.A se posiciona como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, uma rede que comercializa não só eletrodomésticos, eletroeletrônicos, mas também móveis e utilidades domésticas. A sede administrativa encontra-se no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. 
Considerada de grande porte e líder de mercado, a Casas Bahia tem atualmente cerca de 50 mil funcionários, distribuídos em sua operação em mais de 750 lojas, presente em todo o Brasil e mais precisamente em 20 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, 
Sua missão principal é realizar os sonhos de seus consumidores/clientes, oferecendo crédito facilitado e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, com respeito e dedicação aos seus colaboradores, clientes, se estendendo aos seus fornecedores e parceiros comerciais.
História:
O Polonês Samuel Klein, depois de viver os horrores da Segunda Guerra Mundial, deixou a Europa rumo à América Latina mais precisamente na Bolívia, onde morou durante um ano e em seguida foi para o Brasil na região do ABC paulista, na cidade de São Caetano do Sul. Multiplicou a quantia que tinha no bolso e investiu no pequeno negócio, a venda de cobertores, roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta na região do ABC, oferecendo vendia a prazo, em seis ou oito prestações. E foi justamente neste ponto que Samuel Klein mostrou ser um visionário: Descobrindo os meios e as vantagens de vender para as classes populares. 
A primeira loja foi aberta em São Caetano do Sul, no ABC paulista, no ano de 1957, e para homenagear e agradar o grande número de retirantes nordestinos que havia chegado na região em busca de trabalho na indústria automobilística, o imigrante Samuel Klein havia chegado cinco anos antes ao Brasil e trabalhava vendendo de porta em porta, adquirindo o estabelecimento comercial iniciou sua forte trajetória como comerciante.
Nos anos 60, as lojas começaram a vender eletrodomésticos e, em 1970 o mascote “Baianinho” e junto com ele o slogan ”Dedicação total à você”. Dando início a expansão com abertura de filiais em São Paulo e Baixada Santista. 
Samuel diversificou a vendas dos produtos e começou a vender móveis, colchões de algodão e vários outros itens para o lar. Assim os clientes passaram a frequentar a loja para efetuar os pagamentos e adquiri novas mercadorias. Começava ali um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercado até chegar em líder no segmento varejista de móveis.
Em 1960 com a inauguração da segunda loja também na cidade de São Caetano, passou oficialmente a ser chamada de CASAS BAHIA, em 1964 as lojas iniciaram as vendas de eletrodomésticos, as filiais seguintes foram inauradas na região do ABC e proximidades, assim como também nas cidades de Santo André e Mauá.
Mesmo com as filias Samuel continuou sua venda nas ruas, com até 80 peruas com mercadorias comercializadas de porta em porta, que teve seu encerramento definitivo em 1970, já com 7 lojas em funcionamento, quando adquiriu o controle acionário de uma financeira(INTERVEST), que impulsionou a abertura de novas filiais.
Na década de 70 a rede se espalhou pela cidade São Paulo, simultaneamente o empresário começou a adquirir outras empresas, tais como: lojas Piratininga, Columbia, aTamakavi, a Domus e as lojas Ultralar e Modelar e por fim, já no final dos anos 70 a rede adquiriu a fábrica de móveis Bartira, passando a controlar sua produção de parte de seus móveis.
Na década de 80 seus filhos Michael e Saul Klein iniciaram seus trabalhos na sede da empresa , período em que foi inaugurada a 100ª loja da rede. Através da compra da rede Garson , Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado com abertura de novas filiais nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, ambas em 1995. E em 1997 a CASAS BAHIA abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina, e segundo maior do mundo, em Jundiaí, interior paulista, com 300.000 m² de área construída.
Nos anos 2000 a rede, então chegou à Goiás e ao Distrito Federal, em comemoração aos seus 80 anos Samuel Kelin publicou sua biografia: “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”. Neste período a CASAS BAHIA atingia a marca de 12 milhões de clientes com mais de 400 lojas em funcionamento no Brasil. Em 2006 com 15.2 milhões de contratos aprovados a rede fechou o ano e sua plataforma de clientes somou 26.3 milhões de pessoas. E em 2008 a empresa inaugurou a primeira loja dentro de uma comunidade, localizada em Paraisopólis na zona sul da capital paulista.
A expansão pela região do nordeste do país ocorreu em 2009, logo depois que milhões investidos em 2008 ao portal virtual de compras na internet fora lançado. Apesar do nome CASAS BAHIA, a rede inaugurou sua primeira loja nesse estado somente neste ano, localizada em Salvador.Pouco depois , no final deste mesmo ano em uma operação bilionária, ocorreu a CASA BAHIA com o Ponto Frio, sendo contrados pelo Grupo Pão de Açuçar. Em 2015, a rede ingressou no mercado de móveis de planejados e a criação da CASAS BAHIA MÓBILE, unidade que permitem ao cliente adquirir smartphones, tablets e acessórios dentro do espação físico da loja, além de oferecer contração de serviços oferecidos pelas principais operadoras.
Foi nesse momento sob nova administração a CASAS BAHIA assistiu, quase como uma espectadora acomodada, sua maior concorrente, a Magazine Luiza, avançar agressivamente, investindo pesado nos meios online e digital e ganhar mercado, hoje seus principais concorrentes diretos além de Magazine Luiza, , Ponto Frio , Ricardo Eletro, Lojas Cem , Marabraz e Amazon, seguem no calço da grande varejista, dando a opções de escolha para um público que além de crescer, se mantêm fiel.
Em 2019, a família Klein liderada por Michael, comprou as ações do GPA na Via Varejo, voltando assim a ter poder majoritário nas decisões da empresa. Hoje em dia a CASAS BAHIA ainda tem como missão realizar os sonhos de seus consumidores. Foi com respeito e dedicação aos seus clientes e parceiros, que Samuel Klein deixou um enorme legado empresarial.

Continue navegando