Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Infância e saude

Pré-visualização | Página 1 de 5

1.
	Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite o acesso de toda população às ações e serviços de saúde. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios. 
(    ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde. 
(    ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	De acordo com Kuba e Vattimo (2015, p. 1193), "a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui tradição milenar no uso da fitoterapia. Sua prescrição é fundamentada no diagnóstico holístico característico da filosofia oriental". A respeito da concepção de saúde do oriente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KUBA, G.; VATTIMO, M.F.F.. O uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa. Rev. bras. plantas med.,  Botucatu, v. 17, n. 4, supl. 3, p. 1192-1198, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000701192&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Forças vitais que existem no corpo: quando funcionam de forma harmoniosa, há saúde; caso contrário, sobrevém a doença. As medidas terapêuticas (acupuntura, ioga) têm por objetivo restaurar o normal fluxo de energia ("chi", na China; "prana", na Índia) no corpo.
	 b)
	Um programa alimentar que proporciona bem-estar e perda de peso para os integrantes, a partir da contagem de pontos atribuídos aos alimentos consumidos e monitoramento das refeições. Portanto, a concepção de saúde está fortemente vinculada aos hábitos alimentares.
	 c)
	A coragem é um dos valores mais importantes no Oriente, e está ligado à saúde. Isso porque, para o Bushido, o medo é a causa de todas doenças. Esse é mais um dos motivos pelos quais os samurais precisavam ser destemidos e seguros de si: para manterem a saúde fortalecida.
	 d)
	Uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a alcançarem e manterem a saúde. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema de saúde. Compartilham informações sobre predisposição orgânica e de incurabilidade das doenças.
	3.
	Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006) fizeram uma pesquisa acerca de estratégias de resistência na prisão e constituição de subjetividade. Os pesquisadores constataram que é frequente a presença de problemas de saúde entre os presos, bem como a utilização de drogas lícitas e ilícitas nos estabelecimentos prisionais. Levando em consideração o uso de drogas, analise as afirmativas a seguir:
I- Dentro da Política Nacional de Saúde Mental, existem estratégias e diretrizes sobre a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental, o que inclui aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas).
II- Os presos que apresentam dependência de substâncias psicoativas são atendidos por um programa do Ministério da Justiça e do Ministério do Desenvolvimento Social, já que o Ministério da Saúde não dispõe de programas de tratamento ou de reabilitação de pessoas reclusas em estabelecimentos prisionais.
III- Um exemplo de tratamento e recuperação que é oferecido aos usuários de drogas é oferecido pelas comunidades terapêuticas. Um exemplo de programa de prevenção ao uso de drogas é o PROERD. Esse programa costuma ser realizado nas escolas, visando evitar e combater o uso de drogas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth; OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 4, p. 632-645, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000400010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2019.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	4.
	Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica". 
(    ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.  
(    ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si. 
(    ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	Na visão de Lima et al. (2019, p. 761) "A inclusão de plantas medicinais e da fitoterapia no serviço de saúde colabora para o cuidado mais autônomo, participativo e emancipador; sua consolidação implica a mudança do modelo assistencial, a adoção de ações de gestão e de planejamento, visando organizar os serviços, capacitar profissionais". Levando em consideração a participação em termos de saúde pública, analise as sentenças a seguir:
I- O engajamento dos estados e municípios é primordial. Com isso, tanto estados como municípios também necessitam da participação de outros segmentos da sociedade civil para que possam atingir seus objetivos, como por exemplo na vacinação em massa.
II- A ação dos profissionais da saúde, como os agentes de saúde, precisa ser valorizada quando batem à nossa porta, ou quando nos recebem nos postos de saúde. A participação é essencial e dinamiza todas as pessoas, através de propaganda, dos panfletos entregues em vários segmentos da sociedade como escolas, supermercados e lojas, entre outros. 
III- Segundo a Constituição Federal, é dever do Estado manter a saúde e bem-estar social da população. Por isso, a população não deve interferir nas políticas de saúde. Quando as pessoas se propõem a participar nesse processo,
Página12345