Buscar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL_TESTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
AULA 01
1-Planejamento e controle são dois conceitos bastante diferentes. Podemos dizer que o controle envolve:
R: integração de todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos.
2-Qualquer administrador deve delinear os meios que lhe deem certeza de que o desempenho planejado será realmente atingido, considerando os indicadores atuais, para que, dessa forma, consiga medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas. As outras três funções da administração não podem estar desvinculadas desta que, se não existisse, tornaria as outras ineficazes pela falta de acompanhamento. A função administrativa descrita é qual das abaixo?
R: Controle.
3-O orçamento pode ser reconhecido como uma ferramenta de gestão de curto prazo, permitindo um processo de planejamento, organização e controle, viabilizando a prestação de contas dos gestores. Em razão de sua importância, o orçamento é indispensável para a implementação das estratégias de longo prazo da empresa, sendo conhecido como plano:
R: o planejamento estratégico é definido para um período longo de tempo, normalmente de cinco ou mais anos, e deve abranger três principais pontos:
1º) decidir para onde a organização vai;
2º) avaliar o ambiente dentro do qual ela operará;
3º) desenvolver estratégias para  alcançar os objetivos definidos.
4-Segundo Moraes (2000), os sistemas podem ser classificados em abertos ou fechados. Carneiro (2012) afirma que, na prática, a maioria dos sistemas são abertos. Considere as afirmativas abaixo, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, e marque a alternativa correta: 
 
(   ) Na ciência da Administração, as organizações são consideradas sistemas abertos, pois são um conjunto de elementos (departamentos, áreas ou unidades) dinamicamente inter-relacionados (interdependentes e interatuantes) desenvolvendo uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos (lucrativos ou não lucrativos), sofrendo influência do ambiente externo. 
 
(   ) Ao se considerar as organizações como sistemas abertos, está sendo utilizado o enfoque sistêmico. 
 
(   ) Enfoque Sistêmico significa interpretarmos as organizações como conjuntos de elementos ou componentes inter-relacionados que procuram manter um estado de equilíbrio entre si e com seu ambiente, e que controlam seu próprio desempenho visando à realização de objetivos.
 
(   ) Um departamento específico também pode ser considerado um subsistema, e seu ambiente consiste nos demais departamentos e no meio externo que cerca a organização total.
TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VERDADEIRAS.
5-Administração e o processo de tomada de decisões acerca de objetivos e recursos (materiais, humanos ou financeiros). Nesse sentido, a administração reúne o esforço de todas as equipes presentes em uma organização, a fim de que todos estejam alinhados para o alcance dos objetivos traçados. As funções da administração são, sequencialmente:
R: planejamento, organização, direção e controle.
6-A previsão da receita orçamentária insere-se em que etapa?
R: Planejamento (A previsão da receita orçamentária é um item que deve ser composto e incluído logo no início do planejamento. Como saber o que podemos gastar sem saber quanto teremos de receita? Essa é uma consideração básica que devemos fazer e além disso é previsão pois não é fato líquido e certo. Ao longo do processo não sá podemos ajustar a previsão ( tanto para cima quanto para baixo) como repensar os gastos a partir deste ajuste.)
7-Para que as organizações sejam eficazes, ou seja, consigam efetivamente atingir seus objetivos, é imprescindível que os fatores do ambiente externo que influenciam sua operação sejam conhecidos e bem analisados. Segundo Wright et al. (2000), o ambiente externo pode ser dividido em dois níveis, sendo
R: Macroambiente e Ambiente Setorial
8-A organização precisa conhecer quem é através da sua missão, saber para onde vai por meio da sua visão de futuro e estudar o que tem em sua volta pela análise ambiental. A delimitação do ambiente de negócios vai ocorrer em função de três analises. Marque a opção que corresponde a esses três fatores de análise do ambiente de negócios.
R: Pessoas, informações e tecnologia.

Outros materiais