Logo Passei Direto
Buscar

Processos de Exportação e Importação I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controlador de todo território nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação.
Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir: I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. II- Recolhimento de tributos. III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente. IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Vários são os órgãos gestores responsáveis pelo controle e operacionalização do comércio exterior brasileiro, mas o Ministério da Fazenda atua nas determinações das políticas do comércio exterior. Como órgão, é de sua responsabilidade a regulamentação, a fiscalização dos processos e as negociações geradas pela área. O órgão é composto por quatro secretarias que atuam na área de comércio exterior: Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), Secretaria de Política Econômica (SPE) e Secretaria da Receita Federal (SRF). Associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- SAIN - Secretaria de Assuntos Internacionais.
II- SPE - Secretaria de Política Econômica.
III- SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico.
IV- SRF - Secretaria da Receita Federal.
a) I - II - III - IV.
b) III - IV - II - I.
c) II - I - IV - III.
d) IV - III - I - II.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações. Composto por um conjunto de sistemas, a solução permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador ou o importador trocam informações em tempo real com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização. Todas as operações são registradas via sistema e analisadas por órgãos gestores que atuam em comércio exterior. Sobre os órgãos que atuam no comércio exterior, analise as opções a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
II- Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).
III- Banco Central do Brasil (BACEN).
IV- Secretaria da Receita Federal (SRF).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.

Diversos são os órgãos que atuam diretamente no comércio exterior brasileiro com responsabilidades sobre alguns procedimentos necessários às importações e/ou exportações. Estes órgão com diferentes funções estabelecem normas para o comércio internacional e fiscalizam seu cumprimento. Os órgãos também prestam esclarecimentos às empresas exportadoras ou importadoras sempre que necessário. O órgão máximo na estrutura de Comércio Exterior brasileiro é a CAMEX - Câmara de Comércio Exterior.
Com relação à CAMEX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Câmara de Comércio Exterior tem vínculo indireto com a Presidência da República. ( ) CAMEX é considerado o principal órgão do comércio exterior brasileiro. ( ) Este órgão tem como competência a implementação e a coordenação de políticas e atividades relacionadas ao comércio exterior. ( ) A Câmara do Comércio Exterior acompanha as investigações de defesa comercial e participa das negociações promovidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

Muitas empresas estão diversificando a sua expansão comercial, sendo a exportação de produtos uma alternativa muito positiva para desenvolver a sua capacidade produtiva e aumentar as suas vendas. Na realização do processo de exportação, existem alguns procedimentos com relação aos documentos obrigatórios e utilizados em operações de exportação.
Com base nisso, analise as sentenças a seguir: I- Ao exportar, a empresa deverá providenciar o registro de exportador/importador (REI) no sistema SISCOMEX. II- Ao internacionalizar a mercadoria, a empresa deverá ter em mãos o registro de vendas (RV). III- Empresas de grande porte com faturamento acima de US$ 50.000,00 deverão preencher o Registro de Exportação Simplificado - RES. IV- O Regime Especial de Exportação Temporária concede a suspensão de pagamento de imposto de exportação e permite ao exportador enviar mercadorias ao exterior, sem a obrigatoriedade da reimportação. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Toda entrada de mercadoria em território aduaneiro brasileiro sofre controle administrativo por determinados órgãos, chamados de órgãos anuentes. Os órgãos anuentes são aqueles que realizam as funções de análise complementar das operações de exportação ou importação, variando de acordo com sua área específica de atuação, com competência determinada, através de normas e atuando, principalmente, para fins de desembaraço da mercadoria ou licenciamento da operação. Tendo em vista o desenvolvimento de atuação específica na área relacionada, os órgãos anuentes emitem pareceres técnicos relacionados aos produtos que estão sendo importados ou exportados. Isso significa que eles atuam como auxiliadores dos órgãos gestores. Dependendo do produto que ingressa no país, será necessário o certificado de anuência para que a mercadoria seja licenciada. Cada órgão anuente desempenha sua função. Sobre os órgãos anuentes no licenciamento das importações de produtos controlados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como órgão anuente tem a função de controlar materiais químicos e produtos que causam danos à camada de ozônio e resíduos perigosos, entre outros.
( ) O Departamento de Polícia Federal (DPF) como órgão anuente tem a função de controlar e fiscalizar a entrada (nacionalização) das mercadorias importadas que serão vendidas ao longo do território nacional.
( ) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem a finalidade de inspecionar produtos derivados de animais e vegetais, agrotóxicos e fertilizantes.
( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entre suas atividades atua como órgão de controle dos medicamentos de uso humano, considerando as substâncias ativas e demais insumos relacionados nesses medicamentos.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

O mercado internacional é muito exigente e, ao mesmo tempo, oferece grandes riscos, por isso é muito importante o exportador analisar detalhadamente para onde exportar, sendo a pesquisa de mercado um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor. Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. O estudo elaborado numa pesquisa de mercado objetiva apontar a maneira de obter melhores resultados. Ao concretizar uma exportação, o que deverá ser analisado com relação ao país importador. Analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O exportador deverá conhecer a credibilidade do seu fornecedor.
II- A empresa exportadora deverá ter conhecimento sobre o sistema de câmbio do país e condições de cobrança para o qual está exportando.
III- Na internacionalização da mercadoria, o exportador deverá ter conhecimento dos riscos políticos e econômicos do país destino.
IV- As negociações numa exportação deverão ocorrer na modalidade de remessa direta.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A comercialização entre países é necessária e vem acontecendo desde a Antiguidade com os fenícios. Estes se tornaram comerciantes atravessando mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para haver uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É considerado dumping quando uma empresa realiza o preço de seu produto de venda para um país específico, e o custo da produção é menor do que o preço de venda de um país concorrente.
( ) As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados.
( ) As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos, com isso os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
( ) As barreiras técnicas são características e restrições estabelecidas por países que os produtos devem apresentar para ingressar no país exigindo certificações.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controlador de todo território nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação.
Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir: I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. II- Recolhimento de tributos. III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente. IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Vários são os órgãos gestores responsáveis pelo controle e operacionalização do comércio exterior brasileiro, mas o Ministério da Fazenda atua nas determinações das políticas do comércio exterior. Como órgão, é de sua responsabilidade a regulamentação, a fiscalização dos processos e as negociações geradas pela área. O órgão é composto por quatro secretarias que atuam na área de comércio exterior: Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), Secretaria de Política Econômica (SPE) e Secretaria da Receita Federal (SRF). Associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- SAIN - Secretaria de Assuntos Internacionais.
II- SPE - Secretaria de Política Econômica.
III- SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico.
IV- SRF - Secretaria da Receita Federal.
a) I - II - III - IV.
b) III - IV - II - I.
c) II - I - IV - III.
d) IV - III - I - II.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações. Composto por um conjunto de sistemas, a solução permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador ou o importador trocam informações em tempo real com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização. Todas as operações são registradas via sistema e analisadas por órgãos gestores que atuam em comércio exterior. Sobre os órgãos que atuam no comércio exterior, analise as opções a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
II- Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).
III- Banco Central do Brasil (BACEN).
IV- Secretaria da Receita Federal (SRF).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.

Diversos são os órgãos que atuam diretamente no comércio exterior brasileiro com responsabilidades sobre alguns procedimentos necessários às importações e/ou exportações. Estes órgão com diferentes funções estabelecem normas para o comércio internacional e fiscalizam seu cumprimento. Os órgãos também prestam esclarecimentos às empresas exportadoras ou importadoras sempre que necessário. O órgão máximo na estrutura de Comércio Exterior brasileiro é a CAMEX - Câmara de Comércio Exterior.
Com relação à CAMEX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Câmara de Comércio Exterior tem vínculo indireto com a Presidência da República. ( ) CAMEX é considerado o principal órgão do comércio exterior brasileiro. ( ) Este órgão tem como competência a implementação e a coordenação de políticas e atividades relacionadas ao comércio exterior. ( ) A Câmara do Comércio Exterior acompanha as investigações de defesa comercial e participa das negociações promovidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

Muitas empresas estão diversificando a sua expansão comercial, sendo a exportação de produtos uma alternativa muito positiva para desenvolver a sua capacidade produtiva e aumentar as suas vendas. Na realização do processo de exportação, existem alguns procedimentos com relação aos documentos obrigatórios e utilizados em operações de exportação.
Com base nisso, analise as sentenças a seguir: I- Ao exportar, a empresa deverá providenciar o registro de exportador/importador (REI) no sistema SISCOMEX. II- Ao internacionalizar a mercadoria, a empresa deverá ter em mãos o registro de vendas (RV). III- Empresas de grande porte com faturamento acima de US$ 50.000,00 deverão preencher o Registro de Exportação Simplificado - RES. IV- O Regime Especial de Exportação Temporária concede a suspensão de pagamento de imposto de exportação e permite ao exportador enviar mercadorias ao exterior, sem a obrigatoriedade da reimportação. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Toda entrada de mercadoria em território aduaneiro brasileiro sofre controle administrativo por determinados órgãos, chamados de órgãos anuentes. Os órgãos anuentes são aqueles que realizam as funções de análise complementar das operações de exportação ou importação, variando de acordo com sua área específica de atuação, com competência determinada, através de normas e atuando, principalmente, para fins de desembaraço da mercadoria ou licenciamento da operação. Tendo em vista o desenvolvimento de atuação específica na área relacionada, os órgãos anuentes emitem pareceres técnicos relacionados aos produtos que estão sendo importados ou exportados. Isso significa que eles atuam como auxiliadores dos órgãos gestores. Dependendo do produto que ingressa no país, será necessário o certificado de anuência para que a mercadoria seja licenciada. Cada órgão anuente desempenha sua função. Sobre os órgãos anuentes no licenciamento das importações de produtos controlados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como órgão anuente tem a função de controlar materiais químicos e produtos que causam danos à camada de ozônio e resíduos perigosos, entre outros.
( ) O Departamento de Polícia Federal (DPF) como órgão anuente tem a função de controlar e fiscalizar a entrada (nacionalização) das mercadorias importadas que serão vendidas ao longo do território nacional.
( ) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem a finalidade de inspecionar produtos derivados de animais e vegetais, agrotóxicos e fertilizantes.
( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entre suas atividades atua como órgão de controle dos medicamentos de uso humano, considerando as substâncias ativas e demais insumos relacionados nesses medicamentos.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

O mercado internacional é muito exigente e, ao mesmo tempo, oferece grandes riscos, por isso é muito importante o exportador analisar detalhadamente para onde exportar, sendo a pesquisa de mercado um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor. Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. O estudo elaborado numa pesquisa de mercado objetiva apontar a maneira de obter melhores resultados. Ao concretizar uma exportação, o que deverá ser analisado com relação ao país importador. Analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O exportador deverá conhecer a credibilidade do seu fornecedor.
II- A empresa exportadora deverá ter conhecimento sobre o sistema de câmbio do país e condições de cobrança para o qual está exportando.
III- Na internacionalização da mercadoria, o exportador deverá ter conhecimento dos riscos políticos e econômicos do país destino.
IV- As negociações numa exportação deverão ocorrer na modalidade de remessa direta.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A comercialização entre países é necessária e vem acontecendo desde a Antiguidade com os fenícios. Estes se tornaram comerciantes atravessando mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para haver uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É considerado dumping quando uma empresa realiza o preço de seu produto de venda para um país específico, e o custo da produção é menor do que o preço de venda de um país concorrente.
( ) As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados.
( ) As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos, com isso os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
( ) As barreiras técnicas são características e restrições estabelecidas por países que os produtos devem apresentar para ingressar no país exigindo certificações.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Aline Oliveira Fagundes (1559731) 
Disciplina: Processos de Exportação e Importação (CME12) 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513169) ( peso.:1,50) 
Prova: 15681345 
Nota da Prova: 9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
 
1. Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controlador de todo território 
nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do 
país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de 
importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise 
as sentenças a seguir: 
 
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. 
II- Recolhimento de tributos. 
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente. 
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
a) As sentenças II e IV estão corretas. 
b) As sentenças II e III estão corretas. 
c) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
d) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
2. Vários são os órgãos gestores responsáveis pelo controle e operacionalização do comércio 
exterior brasileiro, mas o Ministério da Fazenda atua nas determinações das políticas do 
comércio exterior. Como órgão, é de sua responsabilidade a regulamentação, a fiscalização 
dos processos e as negociações geradas pela área. O órgão é composto por quatro 
secretarias que atuam na área de comércio exterior: Secretaria de Assuntos Internacionais 
(SAIN), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), Secretaria de Política 
Econômica (SPE) e Secretaria da Receita Federal (SRF). Associe os itens, utilizando o 
código a seguir: 
 
I- SAIN - Secretaria de Assuntos Internacionais. 
II- SPE - Secretaria de Política Econômica. 
III- SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico. 
IV- SRF - Secretaria da Receita Federal. 
 
( ) Sua função é fiscalizar os procedimentos aduaneiros com a SECEX e o BACEN, que 
envolvem a importação e a exportação de produtos e serviços da área de comércio exterior. 
( ) Sua função é regulamentar os preços praticados na área de comércio exterior, 
acompanhar as negociações entre empresas e autuar ações que identifiquem condutas 
inadequadas. 
( ) É responsável pelas questões que envolvem a economia brasileira com outros países, 
blocos econômicos e organizações internacionais. 
( ) Formular propostas de políticas econômicas sustentáveis, visando à distribuição de 
renda, à inclusão social e ao crescimento econômico, preservando-se o equilíbrio das 
contas públicas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) I - II - III - IV. 
b) III - IV - II - I. 
c) II - I - IV - III. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_2%20aria-label=
d) IV - III - I - II. 
 
3. O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é responsável por integrar as 
atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por 
meio de um fluxo único e automatizado de informações. Composto por um conjunto de 
sistemas, a solução permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de 
mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio 
exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de 
operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o 
exportador ou o importador trocam informações em tempo real com os órgãos responsáveis 
pela autorização e fiscalização. Todas as operações são registradas via sistema e 
analisadas por órgãos gestores que atuam em comércio exterior. Sobre os órgãos que 
atuam no comércio exterior, analise as opções a seguir: 
 
I- Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). 
II- Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 
III- Banco Central do Brasil (BACEN). 
IV- Secretaria da Receita Federal (SRF). 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: Disponível em:<https://www.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-
solucoes/solucoes/principais-solucoes/siscomex-sistema-integrado-de-comercio-exterior>. 
Acesso em: 29 jul. 2016. 
a) As opções II, III e IV estão corretas. 
b) As opções I e II estão corretas. 
c) As opções I, III e IV estão corretas. 
d) As opções I, II e III estão corretas. 
 
4. Diversos são os órgãos que atuam diretamente no comércio exterior brasileiro com 
responsabilidades sobre alguns procedimentos necessários às importações e/ou 
exportações. Estes órgão com diferentes funções estabelecem normas para o comércio 
internacional e fiscalizam seu cumprimento. Os órgãos também prestam esclarecimentos às 
empresas exportadoras ou importadoras sempre que necessário. O órgão máximo na 
estrutura de Comércio Exterior brasileiro é a CAMEX - Câmara de Comércio Exterior. Com 
relação à CAMEX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A Câmara de Comércio Exterior tem vínculo indireto com a Presidência da República. 
( ) CAMEX é considerado o principal órgão do comércio exterior brasileiro. 
( ) Este órgão tem como competência a implementação e a coordenação de políticas e 
atividades relacionadas ao comércio exterior. 
( ) A Câmara do Comércio Exterior acompanha as investigações de defesa comercial e 
participa das negociações promovidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio). 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: TREDESINI, Elis R. Comércio Exterior. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011. 
a) V - F - V - F. 
b) F - F - V - V. 
c) V - V - F - F. 
d) F - V - V - F. 
 
5. A estruturação do comércio exterior brasileiro é formada por alguns órgãos e instituições 
relevantes para o comércio internacional. Entre os diversos órgãos atuantes, o principal 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_5%20aria-label=
deles tem por objetivo formular, adotar, implementar e coordenar políticas e atividades 
relativas ao comércio exterior de bens e serviços, inclusive o turismo. E suas competências 
destacam-se definir as diretrizes e os procedimentos relacionados à política do comércio, 
estendendo-se ainda a orientar a política aduaneira, a formulação de diretrizes básicas da 
política tarifária nas importações e exportações. Esta entidade tem vínculo com a 
Presidência da República e outras subordinadas a ela. Com relação às informações 
apresentadas, qual é o principal órgão gestor do comércio exterior brasileiro? 
a) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 
b) Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 
c) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX). 
d) Departamento de Defesa Comercial (DECOM). 
 
6. Os Estados Unidos é considerado um país com maior grau de desenvolvimento e alta 
competitividade, assim, é de se supor que esse país tenha vantagem competitiva para 
exportar produtos e serviços de altíssimo valor agregado. Além disso, os Estados Unidos - 
em função de seu tamanho continentale de suas riquezas naturais - nesse contexto 
semelhante ao Brasil, é um dos maiores exportadores de soja, milho, entre outros 
commodities, ou seja, esse país também é competitivo em produtos com pouco valor 
agregado. Sobre a capacidade competitiva de exportar de um país, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Capacidade, tecnologia e conhecimento para processar e transformar recursos naturais 
- commodities - visando processá-los. Daí o potencial competitivo de países como os 
Estados Unidos, Japão, China, Austrália, entre outros. 
( ) Possuir grandes reservas de recursos naturais e capacidade de extrair, visando à 
produção em escala desses recursos. Gerando potencial competitivo destas mercadorias, 
países como o Brasil, os Estados Unidos, a Rússia, a Venezuela, entre outros, possuem 
esta qualidade. 
( ) Capacidade, alta tecnologia e inovação para gerar valor nos serviços e produtos 
manufaturados, daí o potencial competitivo dos países em exportar produtos de alto valor 
agregado, tais como os Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Japão, entre outros. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) V - F - F. 
b) V - V - F. 
c) F - V - V. 
d) F - V - F. 
 
7. Muitas empresas estão diversificando a sua expansão comercial, sendo a exportação de 
produtos 
uma alternativa muito positiva para desenvolver a sua capacidade produtiva e aumentar as 
suas vendas. Na realização do processo de exportação, existem alguns procedimentos com 
relação aos documentos obrigatórios e utilizados em operações de exportação. Com base 
nisso, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Ao exportar, a empresa deverá providenciar o registro de exportador/importador (REI) no 
sistema SISCOMEX. 
II- Ao internacionalizar a mercadoria, a empresa deverá ter em mãos o registro de vendas 
(RV). 
III- Empresas de grande porte com faturamento acima de US$ 50.000,00 deverão 
preencher o Registro de Exportação Simplificado - RES. 
IV- O Regime Especial de Exportação Temporária concede a suspensão de pagamento de 
imposto de exportação e permite ao exportador enviar mercadorias ao exterior, sem a 
obrigatoriedade da reimportação. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_7%20aria-label=
a) As sentenças I e IV estão corretas. 
b) Somente a sentença II está correta. 
c) Somente a sentença I está correta. 
d) As sentenças III e IV estão corretas. 
 
8. Toda entrada de mercadoria em território aduaneiro brasileiro sofre controle administrativo 
por determinados órgãos, chamados de órgãos anuentes. Os órgãos anuentes são aqueles 
que realizam as funções de análise complementar das operações de exportação ou 
importação, variando de acordo com sua área específica de atuação, com competência 
determinada, através de normas e atuando, principalmente, para fins de desembaraço da 
mercadoria ou licenciamento da operação. Tendo em vista o desenvolvimento de atuação 
específica na área relacionada, os órgãos anuentes emitem pareceres técnicos 
relacionados aos produtos que estão sendo importados ou exportados. Isso significa que 
eles atuam como auxiliadores dos órgãos gestores. Dependendo do produto que ingressa 
no país, será necessário o certificado de anuência para que a mercadoria seja licenciada. 
Cada órgão anuente desempenha sua função. Sobre os órgãos anuentes no licenciamento 
das importações de produtos controlados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
 
( ) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) 
como órgão anuente tem a função de controlar materiais químicos e produtos que causam 
danos à camada de ozônio e resíduos perigosos, entre outros. 
( ) O Departamento de Polícia Federal (DPF) como órgão anuente tem a função de 
controlar e fiscalizar a entrada (nacionalização) das mercadorias importadas que serão 
vendidas ao longo do território nacional. 
( ) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem a finalidade de 
inspecionar produtos derivados de animais e vegetais, agrotóxicos e fertilizantes. 
( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entre suas atividades atua como 
órgão de controle dos medicamentos de uso humano, considerando as substâncias ativas e 
demais insumos relacionados nesses medicamentos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: PIFFER, Carla. Processos de Importação. Indaial: Uniasselvi, 2013. 
a) V - V - V - F. 
b) V - F - V - V. 
c) F - V - F - V. 
d) F - V - V - F. 
 
9
. 
O mercado internacional é muito exigente e, ao mesmo tempo, oferece grandes riscos, por 
isso é muito importante o exportador analisar detalhadamente para onde exportar, sendo a 
pesquisa de mercado um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer 
elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor. Conhecer, na medida 
do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por 
esse ou aquele mercado. O estudo elaborado numa pesquisa de mercado objetiva apontar a 
maneira de obter melhores resultados. Ao concretizar uma exportação, o que deverá ser 
analisado com relação ao país importador. Analise as sentenças a seguir: 
 
I- O exportador deverá conhecer a credibilidade do seu fornecedor. 
II- A empresa exportadora deverá ter conhecimento sobre o sistema de câmbio do país e 
condições de cobrança para o qual está exportando. 
III- Na internacionalização da mercadoria, o exportador deverá ter conhecimento dos riscos 
políticos e econômicos do país destino. 
IV- As negociações numa exportação deverão ocorrer na modalidade de remessa direta. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_9%20aria-label=
 
Disponível em: 
<http://www.aprendendoaexportar.gov.br/gemasejoias/html/planejando/pesquisa_mercado_id
entificando_mercado_alvo.html>. Acesso em: 3 ago. 2016. 
a) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
b) As sentenças I e III estão corretas. 
c) As sentenças II e III estão corretas. 
d) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 
10. A comercialização entre países é necessária e vem acontecendo desde a Antiguidade com 
os fenícios. Estes se tornaram comerciantes atravessando mares e oceanos para fazer o 
intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, 
com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para haver uma negociação clara e 
aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos 
estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou 
produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao 
comércio internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) É considerado dumping quando uma empresa realiza o preço de seu produto de venda 
para um país específico,e o custo da produção é menor do que o preço de venda de um 
país concorrente. 
( ) As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os 
produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle 
dos produtos importados. 
( ) As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos, com isso os 
preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro 
competir no mercado. 
( ) As barreiras técnicas são características e restrições estabelecidas por países que os 
produtos devem apresentar para ingressar no país exigindo certificações. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) F - V - F - V. 
b) F - F - V - V. 
c) V - V - F - F. 
d) V - F - V - F. 
 
 
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas. 
 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTQ5MA==&action2=Q01FMTI=&action3=NTEzMTY5&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xN1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU2ODEzNDU=#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina