Buscar

corporiedade e motricidade humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. De acordo com Descartes qual a diferença entre corpo e alma?
CORPO: Ao analisar a natureza do corpo, Descartes não o considerava tão positivamente. O corpo por si só não teria condições alguma para verificar, por meio dos órgãos dos sentidos, se determinada coisa é verdadeira. Ele depende da razão para poder ter segurança em afirmar a veracidade da coisa.
O corpo é comparado com uma máquina, tudo deve estar em seu devido lugar para que o funcionamento não seja comprometido. “[…] considerarão esse corpo como uma máquina que, tendo sido feita pelas mãos de Deus, é incomparavelmente melhor ordenada, e tem em si movimentos mais admiráveis do que todas as que possam ser inventadas pelos homens.
ALMA: Quanto à alma, Descartes chega à conclusão de que o pensamento é a substância da alma e é por meio do pensamento que ele acredita na sua própria existência. 
A alma não está condenada à morte. A partir do momento que ela surgiu, não há nada que tem o poder de aniquilá-la, sendo assim eterna.
Nossa alma é de uma natureza inteiramente independente do corpo e, por conseguinte, que não está absolutamente sujeita a morrer com ele; depois, dado que não se vê outras causas que a destrua, somos naturalmente levados a julgar, a partir disso, que ela é imortal.
2. Descreva as dificuldades em perceber a corporeidade na atuação profissional:
O fisioterapeuta pode apresentar dificuldades em perceber a corporeidade na atuação profissional, tanto pela característica do meio acadêmico, quanto pela divisão na qual o ser humano em movimento é estudado, é para o aprofundamento em diversas áreas. Porem ele precisa formular uma concepção diferente em relação ao corpo humano, nós não podemos ter a ideia de uma máquina perfeita, ou à ser melhorado nas questões de rendimento, mas sim que a corporeidade, ela é um processo vivo, existencial, racional e sensível.
A corporeidade ela vai considerar o sujeito ao mesmo tempo como um ser biológico e um ser social, relacionado ao seu contexto social, o que muitas vezes não é entendido ou concebido por algumas áreas de conhecimento em razão das ideias de divisão do ser humano.

Continue navegando