Buscar

Arbitragem e Pericia Contábil - DISCURSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arbitragem e Pericia Contábil 
introdução: 
A ação judicial que requeira perícia contábil é motivada a partir do conflito entre as partes do processo, em que qualquer uma delas utiliza seu direito de solicitar em juízo a busca da verdade, através de esclarecimento técnico do perito contador. O juízo pode, ou não, reconhecer que haja a justificativa no requerimento da perícia, e assim nomear, ou não, um perito de sua confiança para proceder a perícia. E, as partes podem indicar assistentes técnicos, que acompanharão os trabalhos realizados pela perícia judicial. 
  
Atividade: 
Com base nos conteúdos do livro e consulta à legislação, comente de maneira detalhada o trabalho pericial, do início ao fim, deveres e objetivos da perícia.  
 
A perícia contábil é dividida em 3 partes (fases) em todo seu processo, que são elas: Preliminar, Operacional e Final. 
Iniciamos pela fase Preliminar, onde a perícia é enviada para o Juiz, por a parte que está interessada em pedir a perícia, posterior a isso o Juiz responsável indica um perito para a verificação do caso, as partes interessadas formulam suas posições e indicam seus assistentes, em seguida os peritos definem o valor dos seus honorários e requerem os depósitos desses valores, para a parte final deste estágio, o Juiz responsável defino prazo, o local e horário para que ocorra essa perícia. 
No segundo estágio da perícia, que seria a o Operacional, o perito ou os peritos que foram designados e contratados iniciam a perícia e suas diligências, com essas informações eles conseguem definir o seu cronograma de trabalho e elaboram os laudos necessários para atender as partes.  
Para a parte final de uma perícia, é feita a assinatura dos laudos periciais elaborados pelos peritos, logo após esses laudos são entregues, são feitos as análises e levantamentos dos honorários definidos na fase inicial, e por fim, se houver necessidade, serão feitos alguns esclarecimentos e duvidas para as partes envolvidas, caso algumas delas requererem. 
FONTE: LIVRO DA DISCIPLINA – PAGINAS 67 ATÉ 72.

Outros materiais