Buscar

MATERIAIS ACÚSTICOS

Prévia do material em texto

ISOLAMENTO ACÚSTICO
Conforto Ambiental
Professora: Juliana Martins
 
 
ISOLAMENTO ACÚSTICO
A poluição sonora é uma vilã e tanto! 
Não bastasse interferir diretamente no humor dos moradores, é muito difícil de ser combatida. Isso porque o som se espalha na forma de ondas, que viajam não só pelo ar mas também pela água e por superfícies sólidas, o que inclui muros, paredes, lajes…
Quando falamos de isolamento acústico, existe uma série de materiais usados para essa finalidade. Porém, nem todos possuem o mesmo desempenho e são indicados para determinados usos.
Por isso é importante destacar as opções de maior eficiência, que são inclusive recomendadas para aplicações em diversos setores da indústria e para área de construção civil, garantindo segurança e qualidade nos resultados.
Materiais eficientes para isolamento acústico
Dentre as opções mais utilizadas como isolante termo acústico, podemos citar as mantas, painéis, drywall, esquadrias antirruído, vidros acústicos e os EPS.
MANTAS
As mantas são produzidas a partir de materiais como: lã de vidro, lã de rocha, lã de PET e até borracha de pneu reciclado e têm diversas aplicações. Existem produtos desenvolvidos para coberturas, pisos, tetos e paredes.
A definição do tipo de manta e da densidade do produto depende de itens como: o tipo e a espessura da laje, a espessura do contrapiso e a altura do pé-direito da unidade. 
A instalação é simples, mas exige profissionais habilitados e treinados.
Vantagens do uso da Lã de Rocha para isolamento acústico:
– Resistência ao fogo;
– Custo/benefício favorável;
– Resistente a vibrações;
– Quimicamente neutro;
– Material não cancerígeno;
Uma qualidade que também deve ser ressaltada, é que a lã de rocha possui enorme resistência ao ser transportado e manuseado. Mesmo sendo muito leve e flexível, não sofre com deformações nem perde suas propriedades térmicas ou acústicas, e sua instalação pode ser realizada sem problemas.
LÃ DE ROCHA
Isolamento acústico profissional
Estúdios salas de música, boates, danceterias e casas de show devem trazer em seus projetos sistemas elaborados de isolamento acústico. E dessa forma, garantir a qualidade e a nitidez do som das apresentações e evitar que os vizinhos sofram com a propagação de som.
LÃ DE PET
Uma alternativa segura e verde para tratamento termo acústico na construção civil é a Lã de Pet, feita a partir de material reciclado que dá origem a produtos 100% reciclados, no caso a Manta de Lã de Pet.
Vantagens da Manta de PET:
- É feita 100% de poliéster, material totalmente reciclável (produto ecológico e saudável)
– Possui ótimo custo x benefício, tornando a obra muito mais leve e eficiente;
– Permite ser embalada à vácuo, garantindo um transporte mais barato;
– É hipoalergênica, dispensando o uso de luvas e máscaras no seu manuseio;
– Não sofre deformação ao longo do tempo, mantendo suas propriedades de isolamento permanentemente;
– Possibilita ficar em contato com a umidade, sem perder suas propriedades.
Lã de vidro
Vantagens da Manta de vidro:
Fibra mineral fabricada a partir de milhões de filamentos de vidro. Formada a partir de sílica e sódio aglomerados por resinas sintéticas.
A lã de vidro, por suas propriedades físicas e químicas, é um dos principais isolantes térmicos usados no mundo. Devido a sua qualidade incombustível e isolante, impede a propagação do fogo em uma situação de incêndio.
PAINÉIS
PAINÉIS
Diferentes materiais são utilizados na composição dos sistemas: há painéis de MDF (revestidos em madeira ou melanina), de fibras minerais (lã de vidro ou lã de rocha) e fibras sintéticas.
DRYWALL
DRYWALL
Compostas de chapas de gesso acartonado e estrutura de aço galvanizado, as paredes de drywall, são leves e oferecem alto desempenho quando contam com recheio de lã mineral (de vidro ou de rocha).
Os sistemas são de rápida instalação, além de adaptáveis a diferentes necessidades de projetos.
ESQUADRIAS E VIDROS ANTIRRUÍDO
ESQUADRIAS ANTIRRUÍDO
Solução para tratamento acústico de fachadas, pois a vedação funciona como um barramento ao ruído externo urbano. Possuem vedação superior, resultante da fabricação a partir de materiais de alta densidade, da existência de perfis mais robustos que permitem a colocação de vidros especiais, e de design inteligente que praticamente elimina frestas de entrada de ar (e ruídos). 
Há modelos em madeiras, PVC, aço e alumínio.
ESQUADRIAS ANTIRRUÍDO
VIDROS ACÚSTICOS
Atualmente existem vidros especiais bastante eficientes para barrar o som – alguns exemplos são os insulados duplos e os laminados.
Os primeiros são compostos por duas lâminas de vidro separadas por uma camada de ar ou gás desidratado. Os laminados, por sua vez, contam com duas ou mais folhas interligadas, sob calor e pressão, por camadas de polivinil butiral ou resina.
VIDROS ACÚSTICOS
EPS
Na Construção Civil a principal aplicação do poliestireno expandido ou isopor, é como isolante térmico. 
Isoladamente o EPS não tem atributos acústicos. O material contribui para barrar a propagação das ondas sonoras quando combinado a outros materiais, como concreto e argamassa.
Referências:
http://www.biola.com.br/isolamento-termico-e-acustico-quais-sao-melhores-opcoes
https://www.trisoft.com.br/trisoft-tem-alternativa-verde-para-isolamento-termo-acustico-na-construcao-civil
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/conheca-solucoes-que-oferecem-eficiencia-acustica-a-empreendimentos-residenciais_6482_0_1

Continue navegando