Buscar

Instrumentos de Política Monetária e Fluxo Real e Monetário na Economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado para intermediar transações econômicas e pagamentos de bens e serviços do dia a dia. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e para isso ele utiliza alguns instrumentos de política monetária. Disserte sobre os instrumentos de política monetária que o Banco Central pode utilizar para controlar a oferta de moeda em uma economia.
	Resposta Esperada:
Emissões de moeda: é o Banco Central que tem o poder de emitir moeda. Compete ao Banco Central manter em circulação o volume de moeda que ele julgar necessário para o bom desempenho da economia. 
Depósitos compulsórios: é uma parcela que os bancos comerciais necessitam colocar a disposição do Banco Central. É um instrumento para o Banco Central aumentar ou diminuir a quantidade de moeda em circulação em uma economia. 
Open Market: o Banco Central pode  comprar e vender títulos governamentais. Quando compra títulos injeta moeda na economia. Ao vender títulos, retira moeda da economia. 
Política de redescontos: são empréstimos que o Banco Central pode fazer a bancos comerciais para socorrer bancos de eventuais problemas de liquidez. 
Regulamentação e controle de crédito: é a política de juros e controle de crédito que o banco central utiliza para interferir no sistema financeiro. Com isso, pode aumentar a circulação de moeda na economia ou diminuir através da liberação ou restrição de crédito ás empresas e consumidores.
	2.
	O funcionamento de uma economia de mercado ocorre a partir da relação entre seus agentes econômicos que podem interferir de maneira diferente. Na Ciência Econômica, a relação entre os agentes econômicos é representada por fluxos, ou seja, esquemas que demonstram o funcionamento de uma economia de forma simplificada. Disserte sobre a diferença entre o fluxo real e o fluxo monetário na economia.
	Resposta Esperada:
O fluxo real da economia representa o movimento dos recursos produtivos de bens e serviços entre dois agentes econômicos: famílias e empresas. As famílias oferecem fatores de produção para as empresas e as empresas oferecem bens e serviços para as famílias. Trata-se de uma relação dupla em que um depende do outro. O fluxo monetário da economia representa as transações financeiras que ocorrem entre famílias e empresas. As empresas remuneram serviços oferecidos pelas famílias (mão de obra) na forma de salários, e as famílias, com estes recursos recebidos, adquirem bens e serviços das empresas. O fluxo monetário da economia só se torna possível com a presença de moeda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando