Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669512)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Eliane Maria de Souza (3047729)
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669512) ( peso.:4,00)
	Prova:
	33654277
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Através dos agentes econômicos são feitas as decisões na economia. Esses agentes são divididos em quatro grupos: as empresas, primeiro agente; as famílias, ou seja, o consumidor, segundo agente; e como quarto agente temos o resto do mundo. Todos eles interatuam através do mercado no qual é realizado todo processo de compra e venda. Agora explique:
? Qual o terceiro agente e qual a sua importância?
? Por que esse agente, o terceiro, pode ajudar a corrigir as deficiências do mercado no caso referente à extrema concentração de renda?
	Resposta Esperada:
Na economia de mercado, o terceiro agente da economia é o Estado. Através dele pode-se corrigir as deficiências que surgem no mercado. Deste modo, o Estado é um agente muito importante que aprimora as relações entre as empresas e os consumidores.
A extrema concentração da renda não prejudica só os consumidores, mas também os empresários, pois não vão conseguir maximizar suas vendas, logo, melhorar seus lucros. Esse é um dos principais motivos para que o Estado interfira nas questões econômicas, transformando-se num agente ativo.
	2.
	Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado para intermediar transações econômicas e pagamentos de bens e serviços do dia a dia. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e para isso ele utiliza alguns instrumentos de política monetária. Disserte sobre os instrumentos de política monetária que o Banco Central pode utilizar para controlar a oferta de moeda em uma economia.
	Resposta Esperada:
Emissões de moeda: é o Banco Central que tem o poder de emitir moeda. Compete ao Banco Central manter em circulação o volume de moeda que ele julgar necessário para o bom desempenho da economia.
Depósitos compulsórios: é uma parcela que os bancos comerciais necessitam colocar a disposição do Banco Central. É um instrumento para o Banco Central aumentar ou diminuir a quantidade de moeda em circulação em uma economia.
Open Market: o Banco Central pode  comprar e vender títulos governamentais. Quando compra títulos injeta moeda na economia. Ao vender títulos, retira moeda da economia.
Política de redescontos: são empréstimos que o Banco Central pode fazer a bancos comerciais para socorrer bancos de eventuais problemas de liquidez.
Regulamentação e controle de crédito: é a política de juros e controle de crédito que o banco central utiliza para interferir no sistema financeiro. Com isso, pode aumentar a circulação de moeda na economia ou diminuir através da liberação ou restrição de crédito ás empresas e consumidores.
Parte inferior do formulário

Continue navegando