Buscar

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL INFANTIL-FREUD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL INFANTIL – FREUD
No século XIX as crianças eram vistas como símbolo de pureza, por isso, as descobertas de Freud no final desse século, provocaram um grande espanto na sexualidade conservadora da época, porque enquanto para a sociedade a criança era vista como se fosse um ser assexuado, Freud apresenta a sua teoria sobre a sexualidade infantil afirmando que a sexualidade é descoberta na infância. Porém com o tempo a sociedade foi pouco a pouco familiarizando-se e compreendendo as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Sexualidade esta, que evolui segundo Freud, de acordo com as etapas de desenvolvimento do ser humano, que ele denominou de: fase oral, anal, fálica, latência e genital. 
Para Freud, a maioria dos aspectos significativos da personalidade no adulto, são formados nos primeiros cinco anos do desenvolvimento psicossexual. Nos Três ensaios sobre a sexualidade, Freud postulou o processo de desenvolvimento psicossexual, segundo o qual o corpo é erotizado, isto é, torna-se fonte de prazer. E em cada fase do desenvolvimento psicossexual do ser humano, o prazer localiza-se em uma parte específica do corpo chamada de zona erógena. É observado também em cada fase, um momento crítico e fundamental para o desenvolvimento. A forma de lidar com esses momentos, pode representar um desenvolvimento contínuo ou a fixação naquela fase. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa permanece em uma determinada fase e a busca de satisfação se mantém naquela parte do corpo. O direcionamento da libido em cada estágio, a gratificação e a experiência emocional da criança, estabelecem a estruturação da personalidade futura.
Embora as características de cada uma destas fases, estejam amplamente difundidas nos meios de comunicação de tal forma que os pais possam reconhecer as manifestações desta sexualidade em seus filhos, persiste ainda, muito equívoco na forma como eles lidam com esta questão. É comum encontrarmos pais que se espantam ao se defrontarem com seus filhos a masturbarem-se, ou que explicam com meias verdades, as clássicas perguntas infantis sobre a origem dos bebês. 
 A sexualidade na criança nasce masculina - feminina, macho ou fêmea, futuramente sendo homem ou mulher. Os fatores culturais entram para modelar, e durante a infância, ocorre desenvolvimento de jogos corporais aonde as crianças vão-se descobrindo e amadurecendo. A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem, e que, se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento psicossexual que segundo Freud são: 
Fase Oral: Período de 0 a 18 meses anos aproximadamente. A zona de erotização é a boca. O prazer está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa e dos lábios, e por isso, a criança leva tudo à boca. A pulsão básica do bebê é receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede. Enquanto é alimentada, a criança é também acalentada e acariciada. Desta forma, ela associa prazer e redução da tensão à amamentação. O momento crítico é a dentição. No início da fase oral, a criança é passiva, e a forma com que a mãe lida com a amamentação e o dente do bebê é significativa para o desenvolvimento emocional deste, especialmente a sua forma de lidar com a agressividade. É comum que alguma energia permaneça fixada na boca. Em adultos, observa-se a manutenção no prazer oral em comportamentos tais como: comer, chupar, lamber, beijar, beber, falar, fumar, roer unha etc. Esses comportamentos em excesso, podem representar fixação na fase oral, pessoas cuja maturação psicológica pode não ter se desenvolvido.
Fase Anal: acontece entre os 18 meses aos 3 anos e meio aproximadamente. Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres, (anal e uretral) e a zona de maior satisfação é a região do ânus. Ambivalência (impulsos contraditórios) A criança descobre que pode controlar as fezes que sai de seu interior, oferecendo-a à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo(Fase de birras). A obtenção do controle fisiológico, é ligada à percepção de que esse controle é uma nova fonte de prazer. As crianças aprendem que o crescente nível de controle dos esfíncteres, lhes traz atenção e elogios por parte de seus pais, mas descobrem também, que é possível fazer birras através desse controle. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene, e o interesse dos pais no treinamento da higiene, permite à criança, exigir atenção tanto pelo controle bem-sucedido quanto pelas dificuldades. A criança inicialmente, gosta de observar suas fezes na privada na hora de dar a descarga, e às vezes dizem-lhes adeus. Não é raro uma criança oferecer como presente a seu pai ou mãe parte de suas fezes, tendo sido elogiada por produzi-las, a criança pode surpreender-se ou confundir-se no caso de seus pais reagirem ao presente com repugnância. O treino da higiene é muito significativo no desenvolvimento emocional da criança. Características adultas que estão associadas à fase anal são ordem e obstinação. A fixação caracteriza-se por rituais compulsivos, excesso de controle, avareza etc.
Fase Fálica: Período de 3 a 5 anos aproximadamente. Nesta etapa do desenvolvimento, a atenção da criança volta-se para a região genital. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que o menino tem medo de perder o seu pênis. Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e com a menina ocorre o inverso. Segundo Freud, é em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo.
Fase de Latência: Esta é a fase que corresponde ao período de 6 a 10 anos aproximadamente. E é um período que tem como característica principal, um deslocamento da libido da sexualidade, para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia sexual, em atividades sociais e escolares. 
A Fase Genital: É a fase do retorno da energia libidinal aos órgãos sexuais, tem início a partir dos 10 a 11 anos mais ou menos, e se dá com a chegada da puberdade (que diz respeito às mudanças físicas/biológicas) e com a chegada também da adolescência (maturação psicológica), nesta fase, há o retorno do objeto erótico para os órgãos sexuais, mas o objeto de desejo não está mais somente no próprio corpo, e sim também no corpo do outro. Segundo Freud, atingir a fase genital é fundamental para se chegar ao pleno desenvolvimento biopsicossocial e intelectual de um adulto sendo capaz de amar e no sentido genital, se tornando capaz de atingir sua capacidade orgástica, e de aceitar conscientemente as identidades sexuais distintas, buscando novas formas de satisfação para suas necessidades eróticas. Esta é considerada a fase final do desenvolvimento biológico e psicológico, pois neste momento, meninos e meninas já estão conscientes de suas identidades sexuais distintas, e passam a buscar formas de satisfazerem as suas necessidades eróticas, e conseguem amar e trabalhar.
Na puberdade ocorre a maturação sexual, que nas meninas iniciava-se em média aos 10 anos de   idade, aumento dos seios, pelos pubianos, os pelos axilares acompanhados pelo desenvolvimento das glândulas sudoríparas que trazem o odor característico do adulto. Pode também ocorrer a presença de corrimento vaginal claro, 6 a 12 meses antes da primeira menstruação (menarca).
Já nos meninos  a maturação sexual pode ser percebida inicialmente pelo aumento do volume dos testículos, que ocorre me média aos 10 anos de idade. O crescimento do pênis, geralmente se dá um ano após o crescimento dos testículos. Inicialmente o pênis cresce em comprimento e posteriormente em diâmetro. Aparecem tambémos pelos pubianos em torno de 11 anos, os pelos axilares por volta dos 12 anos de idade e os pelos faciais e do restante do corpo por volta dos 14 anos em média. A idade da primeira ejaculação (espermaca), ocorre em torno dos 12 anos, em média. A mudança da voz é a maturação que ocorre mais tardiamente.
É importante orientarmos ainda, que nos adolescentes meninos, também pode ocorrer o aumento do tecido mamário (ginecomastia puberal). Geralmente é bilateral, às vezes doloroso, com consistência firme e móvel. E o crescimento pode ser variar podendo esse crescimento ser classificado em três casos: Grau I (1 a 2 cm); Grau II (2 a 4 cm) e Grau III (5 cm ou mais). Tem início em torno de 13 a 14 anos e tende a regredir de maneira espontânea após 6 a 8 meses, caso essa diminuição não ocorra em até um ano, deve-se procurar um cirurgião plástico para avaliar se é um caso de macroginecomastia (grau III), ou ginecomastia persistente.
 MECANISMOS DE DEFESA – FREUD 
De acordo com a dinâmica do funcionamento psíquico, o conflito resultante da força da pulsão do id, somado à ameaça provocada pelo superego, resulta em ansiedade para o ego. Diante da ameaça, o ego recorre a mecanismos de defesa inconscientes como forma de se proteger contra a ansiedade.
 Os mecanismos de defesa apresentam-se em todas as pessoas, e só se tornam anormais, quando aparecem excessivamente. Este mecanismo de defesa, manifesta-se em um dado momento, e depende da situação específica e das características da pessoa naquele momento.
MECANISMOS DE DEFESA, SOLICITADOS PELA PROFESSORA ANA PITA:
Regressão: É o mecanismo de defesa que se caracteriza pela existência do retorno a formas de gratificação de fases anteriores do desenvolvimento, ou seja, a um modo de funcionamento psíquico mais simples ou mais infantil, devido a conflitos que surgem em estágios posteriores do desenvolvimento. É o caso por exemplo, de crianças que após algum trauma voltam a sofrer de enurese (emissão involuntária de urina). É um modo de aliviar a angústia sentida, fugindo de um pensamento real, para comportamentos que, em anos anteriores, conseguiam reduzir a ansiedade. 
Serve como uma necessidade de procurar um espaço psicológico seguro, quando se está sob tensão psicológica. A regressão é um modo de defesa bastante primitivo, e embora reduza a tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte da ansiedade original. Para Freud, a regressão é evocada em termos de regressão da libido, regressão do ego ou ainda, da regressão objetal.
Recalque: É a base de todos os outros mecanismos de defesa. Consiste em afastar do consciente para o inconsciente um afeto, uma ideia, um desejo ou experiência rejeitados, ou não aceitáveis pela consciência(EGO). Os conteúdos recalcados, apesar de inconscientes, continuam presentes e tendem a aparecer de forma disfarçada (sonhos, atos falhos, lapsos de memória, chistes etc).
Projeção: Consiste em atribuir ao outro os desejos, afetos ou comportamentos inaceitáveis. Exemplos: uma pessoa que é infiel e constantemente atribui essa característica aos outros, ou aquela pessoa que volta e meia costuma dizer: “Fulano não suporta críticas”, mas na verdade, é ela mesma que tem essa dificuldade.
Sublimação: E um mecanismo de defesa que em função das restrições do superego, a pulsão é transferida para outras atividades socialmente valorizadas. Um homem pode encontrar satisfação para seus impulsos agressivos tornando-se por exemplo: um lutador, ou um jogador de futebol, ou até mesmo um cirurgião. Para Freud, as obras de arte, as ciências, a religião, as invenções, as ações políticas, a literatura e as obras teatrais, são sublimações ou modos de substituição do desejo sexual.
Racionalização: Encontrar razões lógicas ou aceitáveis do ponto de vista moral para justificar comportamentos duvidosos. Exemplo: aquele estudante que cria o hábito de colar nas provas, dizendo para se justificar, que não teve tempo de estudar.
OBS: Minha pesquisa para este trabalho foi feita com dados colhidos de duas fontes: das minhas aulas online de Psicologia da Personalidade,(todas arquivadas no meu PC) e de um artigo sobre o Desenvolvimento Psicosexual, escrito pela psicóloga e pedagoga Eliane Subtil Marcal, no Portal Educação. 
Endereço do PORTAL DA EDUCAÇÃO: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/39697/desenvolvimento-psicossexual#ixzz42btmlpkA. 
 
Sobre Eliane Subtil Marcal: Psicóloga e Pedagoga, mest. Educação, espec. Educação especial - DM, Atuou Penitenciária Londrina, consultório particular enfase clínica, psicanálise, hipnoterapia, psicopedagogia, familiar, jurídica, judicial, trânsito, burnout, bullyng, sexualidade, depressão, TOC, livros 2011: "A VIDA ALÉM DAS GRADES"; e 2012: "LIVRO DOS ARTIGOS: Psicologia e Sexualidade". site: marcalegaeti.com.br

Outros materiais