Buscar

Sistema urinário das aves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema urinário das aves
	O Sistema urinário das aves possui função excretora e também é importante para a regulação do metabolismo da água e dos eletrólitos, e consequentemente, possuem função osmorreguladora. É comporto por rins, ureteres e cloaca. Essas, não possuem vesícula urinária, com exceção de avestruzes. A urina é formada nos rins, passam pelos ureteres e vão para a cloaca onde serão excretados.
	As aves possuem um sistema porta renal, que regula o trajeto do sangue proveniente das pernas, na região pélvica, dos intestinos e das genitálias, passando pelos rins ou seguindo para a circulação geral. Os rins são retangulares alongados e trilobulados que são conectados entre si por pontes parenquimatosas. A unidade funcional deste são os néfrons, onde sua diferença está no glomérulo que é mais simples do que o encontrado em mamíferos, e na maioria dos néfrons, que não encontram a alça de Henle. O rim, ainda é dividido em região cortical e medular, assim como ocorre com os demais animais, e, o lóbulo é limitado pelas veias portais renais, que conduzem o sangue para os rins. Os ureteres são dois tubos dispostos a cada lado do abdome, que levam a urina dos rins a cloaca. Já a cloaca está localizada na porção final do oviduto, e irá excretar a urina.
	Assim como os répteis, as aves excretam seus dejetos nitrogenados na forma de ácido úrico, ao contrário dos mamíferos que excretam como ureia. O ácido úrico é encontrado na cloaca, onde será misturado com o material fecal. Além disso, a formação da urina ocorre pela presença de três processos, são eles: filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.

Continue navegando