Buscar

Trabalho 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Penal (Crimes contra a admin.pública)
Prof. Marco Aurélio Gomes Barboza
CAMPUS ARARAQUARA
ALUNO:Jessica Aparecida Moura Jorge RA N772DH0
1) Discorra sobre as modalidades de crimes de peculato.
R: PECULATO IMPRÓPRIO
· O peculato-furto acontece quando o funcionário rouba um bem público mesmo sem ter posse sobre o bem. Por exemplo, roubar um item do almoxarifado do órgão onde trabalha. 
· O peculato culposo ocorre quando o servidor comete erros que permitem que outra pessoa roube o bem que estava em sua posse por conta do cargo.
· Peculato mediante erro de outrem (ou peculato estelionato), que acontece quando o servidor, no exercício do cargo, se apropria de um bem por conta do erro de outra pessoa (cidadão ou outro servidor).
· Peculato eletrônico, previsto no artigo 313. É quando o funcionário insere dados falsos em um sistema da Administração Pública, ou modifica um sistema público de informática sem autorização para se beneficiar. Exemplo: um funcionário que altera no sistema o seu salário.
 PECULATO PRÓPRIO
· Peculato-apropriação: é quando o funcionário se apropria de dinheiro ou outro bem público que está na posse dele por conta do cargo. ou seja, toma como propriedade aquilo que é apenas posse.
· Peculato-desvio: desviar recurso público que estão em posse do funcionário por conta do cargo, ou seja, dar ao recurso uma finalidade diferente da prevista. o beneficiário pelo desvio pode ser o proprio funcionario ou outra pessoa.
2) Por quê o crime previsto no art. 318 do CP é chamado de crime remetido?
R: É chamado de crime remetido pois esse se remete a outro tipo penal.
3) O agente público que concorre para a prática dos crimes de contrabando e descaminho respondem pelo crime previsto no art. 318 e também em concurso de pessoas com aqueles delitos? Aplica-se a teoria pluralista ou unitária do concurso de pessoa?
R: Nesse caso irá aplicar a teoria pluralista. Em caso de concurso de pessoas o servidor público irá responder por crime mais grave, por causa da sua conduta reprovável. 
4) O que diferencia os crimes de prevaricação e o de condescendência criminosa?
R: A diferença é que a prevaricação,não há interesse de satisfazer interesse ou satisfação pessoal e a condescendência criminosa já deixa de informar as autoridades competentes de um ato irregular praticado em benefício de outro.
5) Resistência passiva e ativa. Discorra sobre ambos e indique a quais crimes eles podem ser encontrados?
R: A resistência ativa é caracterizada pelo emprego de violência ou ameaça “é o próprio tipo penal do art 329 do CP” já a passiva é a resistência sem violência ou ameaça “exemplo: prevista no Código Penal, como desobediência – art. 330 do CP”.

Outros materiais