Buscar

Controle Social

Prévia do material em texto

Controle Social
1. Controle Social
2. MÓDULO 1 – Introdução e conceitos básicos
3. Exercício Avaliativo 1
	Iniciado em
	sábado, 9 mai 2020, 16:53
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 9 mai 2020, 16:57
	Tempo empregado
	4 minutos 48 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	15,00 de um máximo de 15,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Controlar significa verificar se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos ou das normas e princípios que a regem. Avalie cada afirmativa abaixo e marque se é Verdadeira ou Falsa:
	O controle exercido pela administração pública examina se a mesma atendeu ao interesse público, à legislação e aos princípios básicos da administração.
	Resposta 1 
	Existem duas formas de controle social: o interno e o externo.
	Resposta 2 
	O controle institucional é exercido internamente por um sistema integrado de controle, e externamente pelo Poder Legislativo com o auxílio dos Tribunais de Contas.
	Resposta 3 
	O controle social, apesar de exercido pela sociedade, pode ser de iniciativa do ente público.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Verdadeiro - O controle exercido pela administração pública examina se a mesma atendeu ao interesse público, à legislação e aos princípios básicos da administração.
Feedback: Na administração pública, o controle pressupõe examinar se a atividade governamental atendeu à finalidade pública (em oposição às finalidades privadas ou particulares), à legislação (Constituição, Leis, Decretos, etc.) e aos princípios básicos aplicáveis ao setor público (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência, prestação de contas, eficiência e economicidade).
Falso - Existem duas formas de controle social: o interno e o externo.
Feedback: Os mecanismos de controle social podem ser divididos em duas categorias: de iniciativa do ente público e de iniciativa da sociedade. O controle institucional pode ser dividido em duas modalidades: controle interno e controle externo.
Verdadeiro - O controle institucional é exercido internamente por um sistema integrado de controle, e externamente pelo Poder Legislativo com o auxílio dos Tribunais de Contas.
Feedback: O exercício do controle social é dever do cidadão, que escolheu seus representantes e precisa acompanhar se estão trabalhando conforme esperado. Porém os entes públicos também devem adotar iniciativas que facilitem e estimulem o controle social, como os espaços de participação
Verdadeiro - O controle social, apesar de exercido pela sociedade, pode ser de iniciativa do ente público.
Feedback: Audiências públicas, conferências de políticas públicas, conselhos gestores de políticas públicas, etc.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para suprir as necessidades da comunidade, o governo (federal, distrital, estadual ou municipal) elabora políticas que tratam das diversas demandas sociais. Por exemplo, a Saúde é objeto de uma política pública, a Educação também, e assim por diante. A Constituição de 1988 é a sua fonte, nela estão previstos amplos direitos individuais e sociais que são viabilizados por meio dessas políticas. E para que o Estado execute suas políticas públicas, é necessário que arrecade impostos da população, devendo aplicá-los de forma transparente. O controle social, nesse contexto, pode ser conceituado como:
 
a. O controle exercido pela sociedade e de iniciativa da sociedade.
b. O controle exercido pela sociedade, que visa a avaliar as políticas públicas e ações governamentais. 
c. O controle exercido por um ente público, que visa a analisar as ações dos demais entes públicos.
d. O controle exercido externamente por meio do poder judiciário.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
O controle exercido pela sociedade, que visa a avaliar as políticas públicas e ações governamentais.
O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento, no controle das ações da administração e no acompanhamento das políticas realizadas. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania, pois a participação e o controle social estão intimamente relacionados: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir preventivamente na tomada de decisões, orientando a Administração para que planeje sua atuação nas áreas que realmente atendam ao interesse público, e, ao mesmo tempo, pelo controle social, a sociedade pode exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de suas atividades.
Ou seja, a cidadania vai muito além do voto, implica que o cidadão participe antes, durante e depois das eleições, durante todo o mandato dos seus eleitos.
Afinal, você contrataria alguém para trabalhar para você e não controlaria se a pessoa está indo trabalhar ou não, se exerce suas funções com qualidade e sem desperdício? Votar e não acompanhar seu candidato eleito significa exatamente isso.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos mecanismos de participação da sociedade no Controle Social, assinale a alternativa que NÃO está correta, conforme os conceitos que estudamos:
 
a. Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público. 
b. A sociedade tem o direito de se organizar coletivamente para o exercício do controle social, inclusive quando o poder público não tomar essa iniciativa.
c. A organização de grupos voltados para atividades de controle, atuando de maneira coletiva, é um tipo de controle social de iniciativa da sociedade.
d. A lei de acesso à informação é um forte instrumento para o exercício do controle social.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público.
Os conselhos gestores de políticas públicas, obrigatórios por lei, são canais efetivos de participação, que permitem ao cidadão opinar e fiscalizar a qualidade dos serviços públicos. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população, desde a formulação até execução de políticas públicas. Os conselhos são espaços públicos de composição paritária (na mesma proporção) entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrado nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). Pesquise e descubra quais são os Conselhos que existem na sua cidade.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O controle social é conceituado como o controle da sociedade que visa a analisar as ações governamentais. Sabe-se que há espaços criados pela sociedade e pelo ente público para o exercício do controle social. Qual das alternativas abaixo não representa uma iniciativa do ente público?
 
a. Audiências Públicas.
b. Conselhos gestores de políticas públicas.
c. Grupos organizados de controle social. 
d. Ouvidorias.
e. Conferências de políticas públicas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Grupos organizados de controle social.
Os grupos organizados de controle social são instrumentos de controle social de iniciativa da sociedade. Os grupos organizados têm a finalidade de reunir pessoas com interesses e demandas comuns para se articularem e se mobilizarem em prol de seus objetivos. Como exemplo de grupo organizado de controle social, existem várias Organizações Não Governamentais, como o Instituto Federal de Fiscalização e Controle, que tem por finalidade incentivar e fortalecer as ações de acompanhamento e fiscalização da gestão financeira dos recursos públicos, tanto por parte da sociedade civil como por parte dos órgãos públicos, contemplando a valorização e o reconhecimento dos profissionais que atuam nas atividadesconcernentes, nas esferas federal, estadual e municipal, relativamente à Administração Pública Direta e Indireta, incluindo as entidades de natureza fundacionais, autárquicas, empresariais e reguladoras.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O controle exercido pela própria Administração Pública é chamado de controle institucional, e o exercido pela sociedade, controle social. Assinale a alternativa que apresenta quem pode realizar o controle social.
 
a. Pessoas maiores de 18 anos.
b. Pessoas que tenham título de eleitor.
c. Pessoas que votaram nas últimas eleições.
d. Qualquer pessoa. 
e. Pessoas que receberam autorização do governo para realizar o controle social.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Qualquer pessoa.
Não há restrição para o exercício do controle social. Qualquer pessoa pode e deve ser um agente de "Olho Vivo”, acompanhando a aplicação dos recursos públicos e a qualidade dos serviços prestados. Se uma criança, na escola em que estuda, observa alguma situação que contraria ao que está previsto na legislação, alguma situação que prejudica o ambiente de aprendizagem, ela tem o direito de se manifestar e denunciar a situação. Também tem direito um estrangeiro que quiser fazer uma solicitação de informações baseado na lei de acesso à informação. Enfim, todas as pessoas podem realizar ações de controle social.
Parte inferior do formulário
4. 
5. MÓDULO 2 – Controle Institucional
6. Exercício Avaliativo 2
	Iniciado em
	sábado, 9 mai 2020, 16:58
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 9 mai 2020, 17:18
	Tempo empregado
	19 minutos 14 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	25,00 de um máximo de 25,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Todos os órgãos de controle externo estão aptos a receberem e têm o dever de dar andamento às denúncias dos cidadãos, mas também estão sujeitos ao dever de transparência pública e ao acesso à informação, quanto à sua gestão e às suas atividades. De acordo com essa informação, julgue as afirmativas abaixo:
	O controle interno é competência da Controladoria Geral da União em todas as esferas.
	Resposta 1 
	O Poder Legislativo realiza o controle externo com o auxílio dos Tribunais de Contas.
	Resposta 2 
	O controle externo, nos governos estaduais, é de responsabilidade das Assembleias Legislativas.
	Resposta 3 
	No âmbito federal, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas Estadual. 
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Falso - O controle interno é competência da Controladoria Geral da União em todas as esferas.
Verdadeiro - O Poder Legislativo realiza o controle externo com o auxílio dos Tribunais de Contas.
Verdadeiro - O controle externo, nos governos estaduais, é de responsabilidade das Assembleias Legislativas.
Falso - No âmbito federal, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas Estadual. 
O controle externo é competência do Poder Legislativo, com o auxílio dos Tribunais de Contas. Na esfera federal o Poder Legislativo é representado pelo Congresso Nacional e suas duas casas - Câmara dos Deputados e Senado Federal. Porém, nas esferas estadual e municipal, o controle externo fica a cargo das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais respectivamente. A Controladoria Geral da União é o órgão central do Sistema de Controle Interno, do Poder Executivo Federal, já estados e municípios devem ter seus próprios órgãos de controle interno.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Congresso Nacional dispõe de mecanismos para o exercício do controle externo sobre o Poder Executivo Federal. Qual dos mecanismos abaixo é utilizado para a apuração de fatos determinados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal ou por apenas uma das duas casas?
 
a. Prestação de Contas.
b. Auditoria.
c. Encaminhamento de pedidos de informação.
d. Comissão parlamentar de inquérito (CPI). 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Comissão parlamentar de inquérito (CPI).
O art. 58, § 3º, da Constituição Federal, prevê a criação das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) no Legislativo Federal, que são temporárias, podendo atuar também durante o recesso parlamentar. Têm o prazo de 120 (cento e vinte) dias, prorrogável por até metade, mediante deliberação do Plenário, para conclusão de seus trabalhos. São criadas a requerimento de pelo menos 1/3 (um terço) do total de membros da Câmara ou Senado. No caso de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), composta por igual número de membros das duas Casas legislativas, é necessária a concordância de 1/3 do total de membros de cada uma.
As CPIs e CPMIs destinam-se a investigar algum fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País. Têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais. Além disso, essas comissões podem deslocar-se a qualquer ponto do território nacional, para a realização de investigações e audiências públicas e estipular prazo para o atendimento de qualquer providência ou realização de diligência sob as penas da lei, exceto quando da alçada de autoridade judiciária. 
No município, as Câmaras de Vereadores também têm a competência de criação das comissões parlamentares de inquérito, que são reguladas conforme os normativos municipais próprios de cada legislativo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para o exercício do controle interno, são definidos dois níveis: o Controle Administrativo e o Sistema de Controle Interno de cada Poder. Qual das opções abaixo apresenta corretamente o conceito do Controle Administrativo?
 
a. Controle exercido pelo Congresso Nacional na fiscalização do Poder Executivo Federal, para garantir o alcance dos resultados desejados.
b. Controle exercido pelo Tribunal de Contas Estadual, em auxílio à Assembleia Legislativa, para salvaguardar o patrimônio público.
c. Controle primário exercido pelo gestor de cada órgão ou setor, para prevenir fraudes e erros no dia a dia da entidade pública. 
d. Controle primário exercido pelo Poder Legislativo na fiscalização dos atos dos demais poderes.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Controle primário exercido pelo gestor de cada órgão ou setor, para prevenir fraudes e erros no dia a dia da entidade pública.
O controle administrativo é o primeiro nível de controle interno, o mais básico e que deve estar presente a todo o momento, no dia a dia dos órgãos e entidades públicas. De responsabilidade exclusiva do gestor de cada órgão, setor ou departamento, é também chamado de controle primário, e deve garantir que os agentes públicos percebam que existe um ambiente de segurança, reduzindo a oportunidade de ocorrência de fraudes e erros.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Você toma conhecimento de uma irregularidade no uso de RECURSOS DO MUNICÍPIO (oriundos da receita originária do município) onde mora. Ao tomar conhecimento, você reúne pessoas da sua confiança para coletar provas. Estando preparada a denúncia, você poderá encaminhá-la ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado ou dos Municípios (se houver). Além desses, qual dos Órgãos abaixo compõe esse rol?
 
a. Congresso Nacional ou Assembleia Legislativa.
b. Tribunal de Contas da União.
c. Câmara Municipal ou Ouvidoria da Prefeitura. 
d. Controladoria Geral do Estado ou da União.
e. Nenhum dos anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Câmara Municipal ou Ouvidoriada Prefeitura.
O art. 31 da Constituição Federal traz em seu caput a seguinte redação: "a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei”.
Sendo assim, o controle externo do Poder Executivo Municipal será exercido pelo Poder Legislativo Municipal, o qual é representado pela Câmara Municipal. Além disso, se a Prefeitura tiver uma Ouvidoria ou Fale Conosco, você também poderá denunciar ao Poder Executivo Municipal, principalmente em se tratando de algum assunto mais urgente.
Na esfera federal, por exemplo, a atuação da CGU integra as ações de prevenção e combate à corrupção, auditoria pública, corregedoria, atividades de ouvidoria e incremento da transparência na gestão.
A Ouvidoria-Geral da União (OGU), que faz parte da estrutura da CGU, exerce a supervisão técnica das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal. Com esse propósito orienta a atuação das unidades de ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal; examina manifestações referentes à prestação de serviços públicos; propõe a adoção de medidas para a correção e a prevenção de falhas e omissões dos responsáveis pela inadequada prestação do serviço público; e contribui com a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Controladoria-Geral da União é o órgão central de controle interno do Poder Executivo Federal, sendo assim, possui como uma de suas competências:
 
a. Avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União. 
b. Fiscalizar a destinação dos recursos municipais.
c. Realizar auditoria do uso de recursos estaduais.
d. Monitorar as ações das demais controladorias.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é:
Avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
É competência da CGU a fiscalização da aplicação de recursos federais pelos demais entes federados, isto é, não faz parte da sua competência a fiscalização de recursos estaduais ou municipais pela CGU. Não há relação de hierarquia entre as diversas controladorias. Por exemplo, a Controladoria do município de São Paulo não é subordinada à Controladoria Geral da União. Uma competência prevista na Constituição Federal, no Art. 11, é que a CGU deve avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União
Parte inferior do formulário
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Continue navegando