A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
questionario(AOL2)psicologia do comportamento organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Leia o trecho a seguir:
“Compreende-se, então, que capital intelectual é, enfim, o conhecimento existente em uma organização que pode ser usado para criar uma vantagem diferenciada. Quanto mais inteligente, sofisticada e integrada à nova economia, caracterizada por um alto grau de diversificação, velocidade e complexidade, mais chances a empresa terá em sobreviver e crescer.”
Fonte: MOREIRA, F.G., VIOLIM, F.L., SILVA, L.C. Capital Intelectual Como Vantagem Competitiva: um estudo bibliográfico. RECAPE Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, n. 03, set/out/nov/dez. 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/viewFile/21839/16084>. Acesso em: 21 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o capital intelectual, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O capital intelectual se refere ao treinamento que o colaborador recebe para aprimorar sua prática.
II. ( ) O capital intelectual da empresa pode ser gerenciado externamente. 
III. ( ) Além do conhecimento dos colaboradores, os processos, o banco de dados e as metodologias fazem parte do capital intelectual. 
IV. ( ) A era da informação elevou o capital intelectual da organização a um patamar único de importância.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(E) F, F, V, V
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
“Foi-se o tempo em que trabalho e qualidade de vida não coexistiam. A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional entrou de vez na pauta das empresas e o sucesso de uma organização passou a ser diretamente ligado à felicidade das pessoas que nela trabalham. Tudo para garantir qualidade de vida no trabalho.
Jornadas flexíveis, vestimenta informal, ambiente descontraído, área de lazer dentro da empresa e até cerveja liberada em horário de expediente. Práticas antigamente reprováveis hoje são aceitas e até incentivadas para que os colaboradores se sintam cada vez mais confortáveis no ambiente de trabalho.”
Fonte: SEBRAE. Qualidade de vida como fator decisivo para o desempenho no trabalho. Disponível em: <https://sebrae.ms/gestao-de-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho/#>. Acesso em: 20 abril 2020.
Ações em QVT são feitas para incentivar a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho. Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito de ações em QVT, é correto afirmar que, além de promover a motivação, essas práticas visam também:
Correta
(A) melhorar a produtividade ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
Na canção “Eu era um lobisomem juvenil”, o cantor e compositor Renato Russo afirma que “Se o mundo é mesmo parecido com que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito”. Ele se refere, em sua letra, à sua ideia de mundo, que é percebido de uma forma individual e especifica, não exatamente como ele é, na realidade. Sua percepção está distorcida, alterada: o mundo não é visto como ele é, mas do jeito que o compositor enxerga, segundo seu próprio crivo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre percepção, é correto afirmar que essa distorção da percepção é conhecida como:
Incorreta
(C) percepção seletiva está correta
Ocultar outras opções 
1. 
fator influenciador.
2. 
experiência prévia.
3. 
percepção seletiva.
Resposta correta
4. 
percepção alterada.
5. 
diferença de percepção.
4. Pergunta 4
/1
Leia o excerto a seguir:
“128 000 funcionários no mundo; na Johnson & Johnson, todos os fornecedores e empresas terceirizadas têm de provar seus investimentos na promoção da diversidade – o que inclui fornecedores de empresas de propriedade de veteranos ou membros da comunidade LGBT. Dos 13 executivos em cargos diretivos, há três mulheres, três negros e um latino”.
Fonte: Exame. As 15 melhores empresas em diversidade e inclusão. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/as-15-melhores-empresas-em-diversidade-e-inclusao/>. Acesso em: 30 jan. 2019.
Gerenciar a diversidade é um dos grandes desafios organizacionais. As diferenças podem fortalecer a empresa e ajudar na consolidação da marca no mercado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a diversidade, pode-se afirmar que, apesar de conter algumas atribulações, a diversidade traz pontos positivos às organizações, dos quais podemos destacar:  
Incorreta
(C) a grande variedade de ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
a facilidade em atrair pessoas de várias culturas para a empresa.
2. 
a contratação de número maior de colaboradores com deficiência.
3. 
a grande variedade de opiniões e de soluções na execução das tarefas.
Resposta correta
4. 
profissionais mais bem preparados.
5. 
a inclusão de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Mas, se olharmos pela perspectiva do tempo rarefeito, desejar que o fim de
semana venha logo é até compreensível. Eu sempre brinco quando me
perguntam qual o dia da semana de que mais gosto. Eu digo que é segunda-feira. E a pessoa se espanta: “Mas por quê?”. Eu respondo: “Porque é o dia mais longe da outra segunda-feira.”
Fonte: CORTELLA, Mario S. Por que fazemos o que fazemos? aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização.1ª ed. São Paulo: Planeta, 2016.
A sensação de surpresa vivenciada pela pessoa com quem Mario Cortella conversava revela um julgamento sobre o início da semana de trabalho. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a percepção, é correto afirmar que essa visão generalizada sobre a segunda-feira expressa uma distorção no processo de percepção, que é conhecida como:
Correta
(D) Efeito Halo
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“A inteligência artificial evolui, robôs desempenham o papel de pessoas, fábricas se automatizam, mas nada substitui o verdadeiro motor que dá vida às empresas: gente! É necessário ter em cada posição, de liderança ou de chão de fábrica, indivíduos com o perfil adequado a cada uma delas; é preciso capacitá-los e motivá-los para exercer suas atividades com empenho e alto desempenho, individualmente ou em equipes. Funções diferentes requerem perfis específicos. Indivíduos de diferentes gerações podem necessitar de motivações igualmente diversas; integrar baby boomers, Xs e Ys é um dos desafios a serem vencidos pelos gestores”.
Fonte: BICHUETTI, José Luiz. Gestão de Pessoas não é com o RH. Harvard Business Review Brasil, maio. 2015. Disponível em: <https://hbrbr.uol.com.br/gestao-de-pessoas-nao-e-com-o-rh/>. Acesso em: 21 jan. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de pessoas, é correto afirmar que, para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, a estratégia do departamento de gestão de pessoas, através do processo de seleção, é:
Correta
(E) agregar talentos capazes ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“Produtividade é fazer o trabalho conforme o previsto, em termos de padrão de qualidade e cumprimento dos objetivos, com o menor uso de recursos: pessoas, máquinas, materiais e dinheiro. Para que se consiga isso é necessário qualificação: conhecimento dos objetivos e expectativas, conhecimento dos métodos e processos, habilidades especificas no uso de maquinas e materiais, etc. Essa qualificação, por sua vez, só pode vir do treinamento [...].”
Fonte: Xavier, Ricardo. Gestão de Pessoas na Prática: os desafios e as soluções. São Paulo: Editora Gente, 2006. 
No texto, produtividade e treinamento estão interligados, sendo o último um requisito para a qualificação das equipes. O processo de treinamento é contínuo, já que as pessoas estão, a todo momento, em busca de sua excelência. De acordo com essas informações e com os conteúdos estudados sobre o processo de treinamento, é correto afirmar que ele é composto de 4 etapas, que são:
Correta
(B) diagnóstico, desenho, ...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“Para entender as empresas é preciso ter uma visão de pessoa. As pessoas têm respostas complexas, com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.