Buscar

CASO CONCRETO 08 EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 08
Questão subjetiva
Uma empresa formada por cinco amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Maranhão, São Luis, uma S.A., sob a denominação social “BANCO CRÉDITO FÁCIL S.A”, teve seu capital formado com 40% das ações – todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembléia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Em virtude desta situação, você como advogado contratado para emitir um parecer sobre a existência de alguma formalidade a ser seguida para a constituição desta sociedade, fundamentando a sua posição.
Resposta: As formalidades a serem seguidas para a constituição da sociedade são: depósito de 10% do capital social em dinheiro no Banco do Brasil ; elaboração, pelo fundador, do projeto estatuto; realizar a assembleia de constituição para aprovação do estatuto; registro do estatuto na Junta Comercial. Por ser uma sociedade anônima fechada, não é necessário o registro junto à CVM.
Questão objetiva 01 (CESPE/Advogado/Caixa/2010) Sobre o direito societário e empresarial, assinale a alternativa correta:
Resposta alternativa B: Nas hipóteses de cédulas de crédito rural, industrial e comercial, não se admite a incidência de comissão de permanência, após a inadimplência, sendo permitidas, apenas, a elevação dos juros remuneratórios em 1% ao ano, a correção monetária e a multa contratual;
Questão objetiva (INSTITUTO AOCP/ADVOGADO/CASAN/2016) Sobre as sociedades comerciais, assinale a alternativa correta:
Resposta alternativa E: Na sociedade em Comandita por Ações, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.

Continue navegando