Buscar

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Prévia do material em texto

Gerenciamento de Resíduos Sólidos 
Administração
Sim, pois uma das áreas que mais crescer no Brasil é a Construção Civil é reconhecida atualmente como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do país, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos (PINTO, 2005). O Gerenciamento de Resíduos Sólidos passou a ser obrigatório para quase todas as empresas que tenham geração significativa de resíduos, é importante saber quais negócios estão obrigados à elaboração do gerenciamento, o mesmo tem o objetivo de fazer com que as empresas possuam não só uma padronização dessa metodologia para tratar seus resíduos, mas também uma sistemática de acompanhamento de todo o seu processo produtivo, no intuito de gerar cada vez menos rejeitos e produzir de um modo mais verde. Os impactos ambientais de uma má gestão de resíduos, causa um dano significativo na saúde da população, o conceito se refere a poluição e à degradação do meio ambiente por um ou mais fatores prejudiciais, esses fatores ficou mais evidente a partir da Segunda Revolução Industrial quando trouxe consigo a urbanização e uma série de avanços dentro da indústria elétrica, química, petrolífera e de aço, com isso podemos falar alguns tipos de poluição: Poluições atmosférica, Poluição hídrica, Poluição do solo e Poluição visual. Quando os resíduos industriais é reaproveitados os recursos naturais são reaproveitados também. O reaproveitamento contribui para o desenvolvimento sustentável, pois será descartado menos resíduos que levariam anos para serem decomposto pela natureza e seriam extraídos menos recursos naturais, com isso a indústria será destacada por certificado de sustentabilidade, onde muitos fornecedores preferem, indústrias ou outras empresas que se comprometem com o meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade. A preocupação ambiental melhora a imagem da empresa perante clientes, consequente, aumenta sua lucratividade.
Referências:
PINTO, T. P. Gestão ambiental de resíduos da construção civil – A experiência do SINDUSCON-SP. São Paulo: Obra Limpa; Instituto e Técnicas em Construção Civil; SINDUSCON-SP, 2005. 48 p.
MARINHO, G. Em busca da produtividade no canteiro. Noticias duradoor. Informativo Duratex, São Paulo, Nº. 27, ano VII, mar 1991.
Disponível em:<https://www.vgresiduos.com.br/blog/quais-empresas-sao-obrigadas-a-elaborar-o-pgrs/> Acesso em: 01 de maio. de 2020.
Disponível em: <http://www.fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestao-de-Residuos_id_177__xbc2901938cc24e5fb98ef2d11ba92fc3_2692013165855_.pdf> Acesso em: 01 de maio. de 2020.

Continue navegando