Buscar

CASO CONCRETO 7 CIVIL2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA CASO CONCRETO AULA 7-TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES
- Quanto à natureza das obrigações: Obrigação de crédito de fins assistenciais.
	
- Previsão no Instrumento da Obrigação: Essa impossibilidade de cessão pode constar de instrumento obrigacional, o que também gera a obrigação incessível. De qualquer forma, deve-se concluir que se a cláusula de impossibilidade de cessão contrariar preceito de ordem pública não poderá prevalecer em virtude da aplicação do princípio da função social dos contratos e das obrigações, que limita a autonomia privada, em sua eficácia interna, entre as partes contratantes (art. 421 do CC).
 - Cláusula Proibitiva: Essa cláusula proibitiva não pode ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação, o que está em sintonia com a valorização da eticidade, um dos baluartes do atual Código. Isso ressalta a tese pela qual a boa-fé objetiva é princípio de ordem pública, conforme o Enunciado n. 363 do STJ, da IV Jornada de Direito Civil: “Os princípios da probidade e da confiança são de ordem pública, estando a parte lesada somente obrigada a demonstrar a existência da violação.”
- Não é possível ceder os créditos, de acordo com vedação legal: Em casos de obrigação de alimentos (1707 CC), nos casos envolvendo os direitos da personalidade (Art 11 CC) e créditos já penhorados.

Outros materiais