Buscar

prova final discurssiva comercio exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514139) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17284817
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Desde os tempos primórdios, havia as trocas de mercadorias, estas manifestações de comercialização ocorreram com o povo Fenício, grandes navegadores que mais tarde se tornaram comerciantes, atravessando mares e oceanos, para levar produtos e mercadorias de uma região a outra. Com o passar dos anos, os povos foram evoluindo e se desenvolveu-se a comercialização entre países. Hoje, com a modernização, o comércio internacional tem um papel fundamental na economia de cada país. Para que haja acordos entre importadores e exportadores, definindo responsabilidades e obrigações, foram implantados alguns aspectos administrativos e aduaneiros denominados Incoterms, que são fundamentais e relevantes nas operações das exportações e importações, estabelecendo responsabilidades aos exportadores e importadores. Disserte sobre os Incoterms.
	Resposta Esperada:
A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou os Incoterms (International Commercial Terms), que foram adaptados e modificados. A última modificação ocorreu em 2010, estabelecendo responsabilidade e propriedade das mercadorias, ou seja, direitos e obrigações, como: responsabilidade de carga a embarcar; frete internacional; seguro internacional; desembaraço aduaneiro na origem e destino devem cuidadosamente ser observados para evitar problemas e controvérsias entre as partes envolvidas numa operação de exportação e importação. Os Incoterms são representados por siglas. As regras são estabelecidas internacionalmente e são uniformes, harmonizadas, ou seja, todos os importadores e os exportadores possuem o mesmo entendimento a seu respeito. Não existem exceções, todos devem respeitar as mesmas regras. Isto facilita muito o processo de negociação; dependendo do Incoterm estabelecido na negociação, os exportadores e importadores do mundo todo já sabem quais são os seus direitos e suas obrigações. Atualmente, 11 termos vigentes são utilizados, indicando e definindo responsabilidades, direitos e deveres entre comprador e vendedor.
	2.
	Os organismos internacionais, voltados para o comércio entre os países, fazem parte da estrutura das Nações Unidas. Desde outubro de 1945, a organização busca atingir seus objetivos de manter a paz e a segurança internacionais, garantir a justiça e o respeito aos direitos humanos, promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um amplo conceito de liberdade. Todos esses temas estão intimamente ligados à questão do comércio, que participa como instrumento essencial para a concretização dos objetivos supracitados. Para que os países possam atuar no cenário global, diversos são os organismos internacionais que auxiliam, controlam e normatizam a comercialização entre países. Disserte sobre os organismos internacionais voltados ao comércio internacional.
FONTE: Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page3,8105,8108,21,0,1,1.bb>. Acesso em: 30 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
Os órgãos internacionais adotam normas e concretizam ações que devem ser respeitadas com o objetivo de regular as operações do comércio internacional. Buscam solucionar conflitos entre países, traçam estratégias, fiscalizam, entre outros. As constituições destes órgãos são de ordem jurídica e permanente. Para o comércio internacional, temos alguns órgãos de extrema importância, que surgiram após a Segunda Guerra Mundial para evitar impasses e conflitos entre os países.
O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio - GAT - perdurou por décadas com uma série de acordos comerciais internacionais, convertendo-se, mais tarde, em Organização Mundial do Comércio - OMC -, que regulamenta as operações internacionais e determina que o comércio deverá acontecer de forma livre, sem desvios e práticas desleais. A Câmara do Comércio Internacional - CCI - regula e normatiza as questões financeiras e operacionais do comércio, estabelecendo direitos e responsabilidades entre as partes. O objetivo do banco internacional, o BIRD, foi criado para financiar a reconstrução dos países que sofreram algum tipo de catástrofe. Atualmente, sua função é promover o desenvolvimento econômico e social. Já o Fundo Monetário Internacional - FMI - tem o objetivo de manter a estabilidade financeira e monetária do mundo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando