Buscar

Caso 01

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Título	
Caso Concreto 1
Descrição	
Questão objetiva: Quando se tem uma norma ao mesmo tempo material e formalmente inconstitucional?
a) Quando a norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República.
b) Quando na elaboração da norma infraconstitucional, não se observa rigorosamente o processo de sua elaboração.
c) Quando o conteúdo da norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República e também contém vício com relação a sua formação.
d) Quando a norma infraconstitucional se conforma perfeitamente com o texto da Constituição da República, mas não com os tratados internacionais sobre direitos humanos.
Questão discursiva: (OAB ? XX Exame Unificado)
O Presidente da República edita medida provisória estabelecendo novo projeto de ensino para a educação federal no País, que, dentre outros pontos, transfere o centenário Colégio Pedro II do Rio de Janeiro para Brasília, pois só fazia sentido que estivesse situado na cidade do Rio de Janeiro enquanto ela era a capital federal. Muitas críticas foram veiculadas na imprensa, sendo alegado que a medida provisória contraria o comando contido no Art. 242, § 2º, da CRFB/88. Em resposta, a Advocacia-Geral da União sustentou que não era correta a afirmação, já que o mencionado dispositivo da Constituição só é constitucional do ponto de vista formal, podendo, por isso, ser alterado por medida provisória. Considerando a situação hipotética apresentada, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir.
a) Segundo a Teoria Constitucional, qual é a diferença entre as denominadas normas materialmente constitucionais e as normas formalmente constitucionais?
Resposta: Neste caso, devemos ressaltar que a CF é uma constituição analítica, há normas que tem índole constitucional, ou seja, normas materialmente constitucionais, como por exemplo, direitos e garantias fundamentais, forma de Estado, forma de governo, divisão dos poderes. Mas, há normas que estão no texto da constituição, mas não possuem em sua substância índole de norma constitucional, ou seja, são apenas formalmente constitucionais, como por exemplo, a que trata do Colégio Pedro II, que está no corpo da constituição, porém, poderia ser tratada por lei ordinária. Portanto, a diferença entres essas duas espécies de normas, encontra-se no seu próprio conteúdo, tendo em vista que uma possui o conteúdo e a forma de norma constitucional e a outra possui apenas a forma.
b) O entendimento externado pela Advocacia-Geral da União à imprensa está correto, sendo possível a alteração de norma constitucional formal por medida provisória?
Resposta: Para ocorrer a alteração em norma constitucional é necessário uma emenda à constituição – procedimento próprio previsto pela CF – portanto, independe se a norma é materialmente ou formalmente constitucionais, pois para serem alteradas ambas necessitam da emenda constitucional.

Continue navegando