Buscar

Atividade 4 Desenvolvimento Social

Prévia do material em texto

Curso
	ED0003 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL EAD20.1 - 202010.130942.08
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diversos grupos sociais fazem parte da sociedade, e cada um deles possui as suas características e vai em busca de determinados objetivos. Por isso, muitas vezes há uma disputa de ideologia e discussões sobre assuntos políticos acerca dos direitos de cada agente social. Alguns grupos se sobrepõem em relação aos demais, o que gera as relações de dominação e consequências graves para a estrutura social.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. É necessário haver mediação entre os diversos interesses dos grupos sociais para desenvolver um bom ordenamento político visando proporcionar benefícios para todos da população;
II. Essa relação de dominação é um fator propulsor dos problemas relacionados à desigualdade, e atualmente os agentes dominadores têm se tornado cada vez mais poderosos;
III. Essas relações de dominação geraram a desigualdade de gênero, por exemplo, quando os homens conseguiram se sobressair em relação às mulheres;
IV. A sociedade em aspecto de diversidade é bastante ampla, e por isso existem diversos agentes sociais. Em alguns casos, determinados grupos conseguem maiores benefícios que os outros;
V. Os grupos sociais são decorrentes da formação de opinião, sendo essa política, religiosa ou intelectual, de gênero, etc.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É preciso haver discussão e conversa em relação aos interesses dos grupos sociais para que seja determinada uma resolução que seja boa para todos os agentes, visto que não deveria existir relações de dominações, já que esse problemática gera diversos outros problemas sociais como a desigualdade de gênero, por exemplo. É válido salientar que os grupos sociais podem ser desenvolvidos por questões opinativas, e que por isso cada agente possui as suas indagações, o que pode gerar divergências de pontos de vistas.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vivemos em um ambiente social marcado pela diversidade de gêneros, culturas, religiões, etnias e crenças. E cada um dos agentes sociais possuem as suas características, diferenças e peculiaridades. Quando as particularidades de determinado grupo não são aceitas pela sociedade, ocorre o que chamamos de discriminação e preconceito, o que promove a marginalização das pessoas que participam desse grupo. Para diminuir essas práticas excludentes, é necessário debater sobre os direitos humanos e a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. O desenvolvimento das sociedades democráticas foi um marco para a promoção dos direitos humanos e respeito às diversidades;
II. As ações sociais e os movimentos facilitam o processo de inclusão social e a busca pelos direitos humanos;
III. Os direitos humanos promovem a dignidade à pessoa humana, e esse é um fator que muitas vezes é desrespeitado quando o assunto é diversidade e grupos marginalizados;
IV. A conquista dos direitos humanos foi realizada por conta da solidariedade dos grandes políticos que reconheceram os direitos da população;
V. A diversidade é uma das principais riquezas da humanidade, e por isso essa deve ser respeitada e não discriminada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos fatores iniciais que gerou respeito às diversidades foi a implementação da democracia na sociedade. Todos os movimentos e as ações que visavam o desenvolvimento dos direitos humanos conseguiram promover a inclusão social dos diversos agentes e grupos sociais. Já que a diversidade de etnias, crenças e raças é uma riqueza para a humanidade, essa deve ser preservada. Por isso é necessário proporcionar uma vida digna para todas as pessoas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito de cidadania já não é o mesmo de tempos atrás, afinal essa ideia é dinâmica e se transforma de forma constante por conta das conjunturas históricas. Inicialmente, esse conceito foi desenvolvido na época da Grécia Antiga, e com o tempo, tornou-se cada vez mais importante e necessário para o desenvolvimento humano e social.
 
Acerca desse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. A cidadania da antiguidade se relacionava apenas com assuntos de cunho liberal e de direito à propriedade. Atualmente, o conceito dessa palavra diz respeito também à inclusão social e à promoção dos direitos humanos.
II. É possível afirmar que a população brasileira possui uma excelente consciência cidadã, e que o país possui programas e projetos que conseguiram conquistar a cidadania.
III. Atualmente, a cidadania diz respeito a aspectos como reivindicação dos direitos, desenvolvimento de relações e transformação social.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antes a cidadania era um conceito menos amplo, que discutia sobre direitos à vida, propriedade e liberdade. Atualmente, por conta das transformações sociais, essa palavra luta por direitos humanos e promove mudanças sociais.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A esfera econômica possui diversas responsabilidades sociais devido à sua importância como parte do tecido social, e por isso está atrelada a diversos direitos e deveres perante a sociedade. O ente econômico possui o dever de contribuir com o desenvolvimento social e produtivo. Portanto, os agentes econômicos contribuem com o crescimento humano e econômico da sociedade.
 
Em relação às responsabilidades da esfera econômica, analise as assertivas a seguir.
I. A esfera econômica possui a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento do bem-estar social;
II. O ente econômico tem como um dos seu objetivos auxiliar o desenvolvimento produtivo da sociedade;
III. É através da esfera econômica que o homem tira o seu sustento familiar e desenvolve as suas habilidades profissionais;
IV. Os deveres políticos fazem parte da esfera econômica, já que esse ente social possui muitas obrigações em relação ao desenvolvimento social.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A esfera econômica visa promover bem-estar para sociedade através do desenvolvimento profissional do homem e da promoção do sustento familiar. Além disso, o ente econômico é capaz de desenvolver a sociedade de forma produtiva através da geração de bens e outros recursos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente Larissa se formou em medicina, e já conseguiu um emprego como clínico geral. Ela mora sozinha, paga todas as suas contas e tem o seu próprio carro, sem depender financeiramente de ninguém. Além disso, Larissa faz o que quer durante os finais de semana e tem consciência dos seus direitos femininos, que envolvem principalmente a liberdade. A mãe de Larissa, dona Ana, infelizmente não teve as mesmas oportunidades por conta da desigualdade de gênero, que era ainda mais forte na sua época de juventude.
 
Com relação ao texto acima, analise os itens a seguir.
 
I. A inserção da mulher no mercado de trabalho aumentou bastante nos últimos anos e, por isso, Larissa teve a oportunidade de se formar e conseguir encontrar o seu emprego. Isso se deve à luta de diversas mulheres por igualdade de gênero e direitos femininos;
II. O caráter sexista era ainda mais recorrente nos anos que se passaram, e as discussões acerca dos direitos das mulheres têm sido amplamente difundidos, o que tem proporcionados diversos benefícios para o sexo feminino;
III. A inserção das mulheres no mercado de trabalho se deve, também, à preocupação de diversas instituições sociais em implantar programas e políticasque envolvem a igualdade de gênero;
IV. A igualdade de gênero tem sido um assunto pouco discutido, e as instituições sociais não têm promovido programas que ajudem as mulheres a se inserir na sociedade.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nos dias atuais, cada vez mais, as mulheres têm ocupado cargos nas empresas, mesmo que o mercado de trabalho ainda seja desigual. Isso tem ocorrido por conta da luta feminina, pela ampla discussão de igualdade de gênero e pela busca dos direitos. Além disso, diversas organizações e instituições têm promovido a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O tecido social é formado por diversos agentes, sejam esses políticos, econômicos ou culturais. A boa articulação de todos os agentes que envolvem a sociedade modifica a realidade social e desenvolve a comunidade, já que a boa estruturação político-econômica depende do desenvolvimento humano e social. Portanto, a construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende dos agentes que fazem parte do tecido social.
 
Com relação ao texto acima, avalie as afirmações a seguir e aponte a correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os preceitos jurídicos, políticos e éticos são atribuições dos entes sociais. O cumprimento dessas obrigações ajudam no desenvolvimento da organização político-social.
	Resposta Correta:
	 
Os preceitos jurídicos, políticos e éticos são atribuições dos entes sociais. O cumprimento dessas obrigações ajudam no desenvolvimento da organização político-social.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os preceitos políticos, éticos e jurídicos envolvem os agentes sociais, sejam esses empresas ou indivíduos. Seguir esses preceitos, ter conhecimento dos direitos e cumprir com as obrigações são atribuições importantes para o desenvolvimento humano e social.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O engajamento político, principalmente por parte dos jovens, é capaz de promover mudanças enormes na sociedade como um todo. As conversas de rua e as discussões em universidades são ações que envolvem a propagação de ideias e formação de projetos. Por isso é tão importante o engajamento político do público jovem, que tem a mente mais aberta e são o futuro do país.
 
Com relação a esse tema, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O engajamento político dos jovens propõe ideias inovadoras, não se pretendendo a modismos e tradições, o que gera diversos benefícios para as mudanças sociais.
	Resposta Correta:
	 
O engajamento político dos jovens propõe ideias inovadoras, não se pretendendo a modismos e tradições, o que gera diversos benefícios para as mudanças sociais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O engajamento político dos jovens promove ideias inovadoras, pois eles têm o poder de pensar “fora da caixa” e não possuem medo de mudanças, não se pretendendo a ideias preconceituosas e acontecimentos passados.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vitor é presidente de uma associação de bairro que visa cobrar do Estado melhorias em relação à comunidade. Por meio do engajamento político, ele consegue obter diversas melhorias, pois Vitor já conseguiu que seu bairro tivesse escolas de tempo integral e saneamento básico. As ações dele provocam mudanças sociais e proporcionam benefícios para toda a população. Por isso a consciência política é tão importante para transformar a sociedade.
 
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
I. Por mais que o engajamento político seja importante, as ações sociais cotidianas conseguem influenciar de forma mais direta no ordenamento da sociedade.
II. A conscientização do indivíduo gera responsabilidade social, e esse dever faz com que o cidadão pratique o exercício da cidadania e consiga obter os seus direitos políticos e sociais.
III. A relação entre governo, instituições e cidadãos é bastante positiva, pois esses agentes possuem interesses em comum em relação ao desenvolvimento social, fazendo com que esse ocorra de forma mais facilitada.
 
Está incorreto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O engajamento político é uma forma de participar mais atentamente da vida social em busca dos direitos e deveres e se apoderar dos sistemas políticos e institucionais da região. Por isso as ações sociais cotidianas influenciam menos o ordenamento da sociedade quando comparada ao engajamento político.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O indivíduo enquanto ser social pertence a um corpo social, jurídico e político. Por isso, o cidadão possui a liberdade de viver da forma que desejar, formular as suas próprias opiniões, apoiar determinado partido político e seguir uma religião específica, desde que não desrespeite o próximo. Esse é um direito do ser humano, e os seus deveres envolvem a prática do exercício da cidadania e das suas responsabilidades sociais.
 
Com relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 
 
I. Algumas concepções religiosas não podem ser aceitas pelo Estado, por conta das suas manifestações que envolvem práticas não permitidas no Brasil;
II. O indivíduo possui a liberdade de se expressar, seja qual for a sua opinião sobre determinado assunto;
III. O cidadão possui a liberdade de praticar a sua religião e escolhê-la, afinal ele não pode ser impedido de exercer a suas práticas diárias;
IV. A sociedade pode usufruir da liberdade de expressão da forma que preferir, desde que as suas opiniões e atividades não desrespeitem os direitos das outras pessoas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A liberdade de expressão faz com que as pessoas possam realizar qualquer escolha em relação as suas opiniões religiosas e culturais ou sobre qualquer assunto, desde que não desrespeite os outros.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A cultura do isolamento, o foco apenas nas atividades profissionais e a desvalorização da convivência social dificultaram o desenvolvimento da responsabilização social. Por mais que essa situação seja prejudicial para promover melhorias na qualidade de vida da população, ainda tem surgindo movimentos que visam proporcionar benefícios para toda a sociedade, e principalmente para as comunidades marginalizadas.
 
Com relação a esse assunto, analise as seguintes afirmativas:
 
I. O isolamento das pessoas impede que ocorra o desenvolvimento da empatia e a preocupação com o próximo. Tudo isso faz com que os cidadãos não tenham consciência em relação a importância do exercício da cidadania e a busca pelos seus direitos;
II. Atualmente, existem movimentos que surgem, principalmente, por meio da internet para promover o bem-estar social. No entanto, é necessário que se desenvolvam mais programas que proporcionem benefícios sociais, já que esses não são suficientes;
III. A cultura do isolamento ajuda no processo de inclusão social, e essa é uma das principais atividades que envolvem a responsabilidade social;
IV. O isolamento faz com que as pessoas não se preocupem com o bem comum, e sim, apenas com as vontades próprias. Dessa forma, é difícil se comprometer com a mudança social.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O isolamento das pessoas dificulta o processo de conscientização social, pois a preocupação com relação a situação das outras pessoas diminui devido à falta de empatia. É necessário que se tenha convivência social para entender a conjuntura social e desenvolver a consciência de ajudar aqueles que precisam por meio de desenvolvimento de movimentos sociais, ou qualquer outrométodo.

Continue navegando