Buscar

avaliação final - sociedade e meio ambiente

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637453) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17435067
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As políticas públicas ambientais brasileiras são recentes, datam da década de 70, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. A partir desde momento foram criadas algumas estruturas para fortalecer as políticas ambientais de regulação. Quais são elas?
	 a)
	Secretaria da Pesca, Política Nacional do Meio Ambiente e Ministério da Fazenda.
	 b)
	Secretaria Especial do Meio Ambiente, Sistema Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.
	 c)
	Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria da Pesca e Ministério da Fazenda.
	 d)
	Sistema Nacional do Meio Ambiente, Secretaria da Pesca e Ministério da Agricultura.
	2.
	Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
(    ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
(    ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
(    ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	As alterações climáticas têm sido identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e econômicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade. O protocolo de Kyoto é um tratado internacional, que se originou em Toronto, em 1988, que auxilia na preservação do planeta. Qual o compromisso que firma este Protocolo?
	 a)
	Compromissos compulsórios para a redução dos gases que provocam o efeito estufa, que causam o aquecimento global.
	 b)
	Compromissos e objetivos para a geração de empregos nas áreas mais pobres do planeta.
	 c)
	Compromissos compulsórios que criam novas tecnologias modernas para a preservação do meio ambiente.
	 d)
	Compromissos e objetivos para a erradicação da pobreza em todos os países do mundo.
	4.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	5.
	?A sustentabilidade é a capacidade dos diversos sistemas da Terra, incluindo as economias e os sistemas culturais humanos, de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudança? (MILLER JÚNIOR, 2013, p. 30). No entanto, os seres humanos, através do consumo desenfreado dos recursos, vêm destruindo os sistemas ecológicos dos quais a humanidade e as demais formas de vida dependem. O conceito de sustentabilidade está alicerçado em alguns pilares centrais. Partindo deste princípio, analise as opções a seguir:
I- Manutenção e inter-relação entre os ambientes.
II- Sociedade e ambiente antrópicos.
III- Ambiente equilibrado e justo.
IV- Sustentabilidade social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MILLER JÚNIOR, G. T. Ciência Ambiental. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	6.
	Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
	 a)
	O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
	 b)
	O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
	 c)
	O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.
	 d)
	O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
	7.
	Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à ONU, com o intuito de atender às questões relativas ao trabalho em todos os continentes. Com relação à OIT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui ações em prol do processo de globalização de forma justa e eficiente.
(    ) Possui ações em processo do progresso a todo custo, porém de forma eficiente.(    ) Possui ações em prol das reflexões éticas e econômicas sobre o custo humano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F  - V.
	 c)
	V - V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 b)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 c)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 d)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
Parte inferior do formulário

Continue navegando