Buscar

AV1 Homem cultura e sociedade

Prévia do material em texto

Av1 - Homem, Cultura e Sociedade
Informações Adicionais
· Período: 24/02/2020 00:00 à 08/06/2020 23:59
· Situação: Cadastrado
· Pontuação: 1500
· Protocolo: 501177559
Avaliar Material
1)Seguindo os estudos sobre a sociedade e de acordo com a teoria de Karl Marx: "a análise de uma sociedade, a qualquer momento de seu desenvolvimento histórico, deve começar pela análise de seu modo de produção: em outras palavras, (a) a forma tecno-econômica do ‘metabolismo entre homem e natureza’ (Marx), o modo pelo qual o homem se adapta à natureza e a transforma pelo trabalho; e (b) os arranjos sociais pelos quais o trabalho é mobilizado, distribuído e alocado." (HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo, Companhia das letras, 1998, 175-177).
De acordo com o enunciado, analise as afirmações:
I-A realidade histórica em suas contradições, dialéticamente apresenta-se em constante transformação, sendo a luta dos contrários o motor do pensamento e da realidade.
II-O materialismo dialético revela a materialidade do mundo, ao afirmar a anterioridade da matéria em relação à consciência; a vida espiritual da sociedade como reflexo da vida material.
III-O enunciado apresenta a preocupação dos estudos sobre a sociedade no que diz respeito ao seu processo evolutivo e imutável que tem como estrutura um desenvolvimento previsível e estático.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As afirmações I; II; III estão corretas;
 b)As afirmações I e II estão corretas; Alternativa assinalada
c)As afirmações I e III estão corretas;
d)As afirmações II e III estão corretas;
e)Somente a afirmação III está correta.
2)Weber entende que as desigualdades sociais estão relacionadas à influencia da realidade material, mas, também, existem outros fatores que influenciam a construção social. Para Weber as relações sociais são complexas que decorrem de outras variáveis tais como a construção do sujeito social, dos status e prestígios. Com base na teoria de Weber que considera três dimensões da sociedade para identificar as desigualdades: a econômica, a social, e a política. Esses três dimensões estão relacionadas com três componentes distintos de estratificação.
Assinale a alternativa que complementa o enunciado
Alternativas:
· a)
Os componentes distintos são: classe, status, poder.
Alternativa assinalada
· b)
Os componentes distintos são: castas, plebe, reis.
· c)
Os componentes distintos são: burguesia, poder, proletários.
· d)
Os componentes distintos são: nobreza, status, riqueza.
· e)
Os componentes distintos são: capitalistas, nobreza, mercantilistas.
3)Na madrugada do di 31 de março de 1964 um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart no Brasil. Castello Branco, general militar, que assume o golpe militar em seu pronunciamento declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo assume uma posição autoritária.
De acordo com suas leituras, relacione as afirmações:
I – De acordo com a comissão Nacional da Verdade, cerca de 50 mil pessoas tiveram a cidadania diretamente violada durante o período do regime militar.
Porque
II- não há como simplesmente mudar de um regime político para outro e esperar que tudo se transforme, o ponto de partida, as concepções e o interesse é que sempre farão a diferença nas transformações.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
· a)
As afirmações I e II estão corretas e a II justifica a I.
· b)
A afirmação I está incorreta e a II correta. 
· c)
A afirmação I está correta e a II incorreta
· d)
As afirmações I e II estão corretas, mas não estão diretamente relacionadas.
Alternativa assinalada
· e)
As afirmações I e II estão incorretas.
4)É certo que a sociologia é uma ciência e sua cientificidade passa pela credibilidade que suas formas assumem frente aos problemas sociais. O aporte teórico sociológico é muito bem representado pelos clássicos Durkheim, Weber e Marx.
Com base nos estudos realizados coloque V( verdadeiro) F ( falso) nas afirmações teóricas de Max Weber.
( ) Para Weber, o indivíduo é responsável pela ação social, que é a conduta humana dotada de sentido.
( ) Weber entende que os indivíduos em sociedade agem conduzidos por motivos puramente emocionais.
( ) Para Weber um ator social age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação aos demais atores sociais.
( ) Weber afirma que ao agir os indivíduos escolhem o tipo de comportamento e conduta e, por isso, essas condutas são diferentes em situações diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Alternativas:
· a)
V;V;V;F.
· b)
V;V;F;F.
· c)
F;F;V;V.
· d)
V;V;V;V;
· e)
V;F;V:V.
Alternativa assinalada
5)Leia atentamente a citação:
"Em sua cruzada contra a Revolução Francesa, pode-se dizer que Burke (1826a, p.123ss e 145) identifica a figura do revolucionário à do não-cristão ou do bárbaro: os governantes da nova França são, pois, condenados como "selvagens" e "bárbaros ateus e assassinos", como indivíduos que, por "sua crueldade, arrogância, espírito de rebelião e hábito de desafiar toda lei humana e divina", devem ser considerados "selvagens ferozes".[...] o princípio de independência de cada Estado não tem mais sentido: diante de uma revolução como a que se produziu na França, que altera a ordem político-social, "insulta publicamente as idéias religiosas e viola tudo o que é sagrado para os homens", não é mais possível, e nem mesmo permitido, que os outros Estados permaneçam apartados. Uma intervenção não é somente legítima, é um dever. (LOSURDO, Domenico. A Revolução, a nação e a paz. Estudos Avançados 22 (62), 2008.
Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmações.
I-A Revolução Francesa teve uma longa duração e foi um período muito violento, denominado como "Terror".
II-Durante o período da Revolução Francesa, as estruturas da sociedade foram sendo compostas por revolucionários que eram contra qualquer tipo de violência, por isso, nesse período não ocorreu nenhuma guerra civil.
III-A Revolução Francesa foi movida pelo ideal de atacar os grupos que se identificavam com o sistema feudal e o absolutismo monárquico. Nesse sentido, a Revolução foi antifeudal, antiabsolutista e teve como ideais a liberdade, a fraternidade e a igualdade.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
· a)
As afirmações I e II estão corretas.
· b)
As afirmações II e III estão corretas.
· c)
Somente a afirmação I está correta
· d)
As afirmações I e III estão corretas. 
Alternativa assinalada
· e)
Somente a afirmação III está correta

Continue navegando