Buscar

Teste Ergometrico e ergoespirométrico (Respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Explique as diferenças entre teste ergométrico e o ergoespirométrico.
R: O teste ergométrico é o método para diagnóstico do funcionamento cardiovasculares e doenças cardíacas, através do esforço físico programado e individualizado. A finalidade é avaliar as respostas clínicas, hemodinâmicas (É parte da fisiologia que estuda a circulação do sangue), autonômica, Eletrocardiografia (analise do registro gráfico da oscilações elétricas relacionadas com a atividade do coração), metabólica e eventualmente ventilatória ao exercício. Esse teste possibilita avaliar a capacidade funcional, condições aeróbica, diagnosticar e estabelecer prognósticos de determinadas doenças cardiovasculares e prescrever exercícios físicos.
R: O teste ergoespirométrico é um teste de esforço cardiopulmonar, onde se analisa as trocas gasosas e variações da frequência cardíaca , com incremento da intensidade. Nesse teste, é possível identificar dois marcadores fisiológicos, o limiar ventilatório ou limiar anaeróbico que é ponto de descompensação respiratória (falta de ar nos pulmões ). E o ponto respiratória, marcadores estes de importância para a intensidade e velocidade do treinamento.
2 – A quem se destina a realização de teste ergoespirométrico ?
R: Mecanismo que limita a tolerância ao exercício físico e otimiza o condicionamento físico. Pode ser feito por atletas, sedentários e doentes ex: reabilitação cardiopulmonar e avaliação pré-operatória. Popular na medicina do esporte.
3 – A quem se destina a realização do teste ergométrico?
R: O Teste ergométrico ajuda a identificar uma serie de alterações cardíacas, podendo assim avaliar atletas, sedentários, hipertensos, liberar pacientes para a prática de atividades físicas, exames de rotinas e na prescrição de exercícios físicos.
4 -- Explique as variáveis avaliadas no teste ergométrico ?
R: Então as variáveis tem por objetivo traçar os perfis dos pacientes que são encaminhado para fazer o testes ergométricos. Alguns métodos são utilizados como: idade dos pacientes, sexo, uso de medicamentos cardiovasculares, pressão arterial, eletrocardiograma, pressão arterial, duração do exercícios, frequência de dor, aptidão cardio respiratória, frequência cardíaca, entre outros... Podemos dizer que as variáveis são de extrema importância para os testes ergométricos, pois, com elas parâmetros e avaliações serão bem mais precisas. Como um exemplo disso, vamos utilizar a idade de um certo paciente, sabemos que o avanço da mesma pode causar algumas alterações no organismo como possíveis doenças ou sintomas ou diminuição na aptidão física como exemplo. Por isso as variáveis são importantes para o teste ergométrico, pois, avalia os mesmo através de uma estrutura formada de acordo com o seu perfil.
5 -- Por que a avaliação do VO2 máximo é tão importante para o atleta ?
R: O Teste de VO2max (Teste Ergoespirométrico, Teste de Potência Aeróbia) consiste de uma avaliação médica fisiológica, que determina o nível de aptidão física frente ao esforço físico máximo ou seja (consumo máximo de oxigênio) e identifica quais os métodos ideais para o seu treinamento. Através desta avaliação metabólica é possível registrar as adaptações cardiopulmonar e muscular envolvidas no esforço, de forma integrada, ou seja sempre avaliando os dois ao mesmo tempo. Com isso defini a capacidade aeróbia, avaliando seu nível em relação aos padrões normais e a prescrição de exercícios ou tratamentos de alguma doença. 
6 -- Qual a importância da avaliação da FC máxima obtida nos teste de esforço ?
R: A frequência máxima cardíaca representa a máxima quantidade de batimentos do coração quando desempenhamos uma atividade física muito intensa. É desejável que esse valor seja alto, *6- A frequência máxima cardíaca representa a máxima quantidade de batimentos do coração quando desempenhamos uma atividade física muito intensa. É desejável que esse valor seja alto, sobretudo em atletas, que demandam um grande esforço corporal durante suas práticas.
O valor da frequência máxima cardíaca pode ser determinado por uma fórmula matemática simples, que consiste em subtrair a idade do indivíduo do número 220. Por exemplo, se tivermos uma pessoa de 30 anos, teremos sua frequência máxima cardíaca ideal de 190 BPM.
Entretanto, é importante frisar que esse é apenas um valor médio, sendo necessário avaliar o tipo de atividade física desempenhada para determinar a frequência cardíaca máxima ideal para o praticante. Assim, será possível que um educador físico possa elaborar um plano de treinamento para alcançar o valor desejável.* em atletas, que demandam um grande esforço corporal durante suas práticas.
O valor da frequência máxima cardíaca pode ser determinado por uma fórmula matemática simples, que consiste em subtrair a idade do indivíduo do número 220. Por exemplo, se tivermos uma pessoa de 30 anos, teremos sua frequência máxima cardíaca ideal de 190 BPM.
Entretanto, é importante frisar que esse é apenas um valor médio, sendo necessário avaliar o tipo de atividade física desempenhada para determinar a frequência cardíaca máxima ideal para o praticante. Assim, será possível que um educador físico possa elaborar um plano de treinamento para alcançar o valor desejável.*
7 – De que maneira se prescreve exercícios baseados no teste ergométrico ?
R: A intensidade do treinamento em atividades cíclicas, como caminhar, correr e pedalar. São prescritas com base na FC, segundo o American College of Sports Medicine (ACSM, 2007). A frequência cárdica é usada como guia para estabelecer a intensidade do exercício, por causa da relação relativamente linear entre FC e VO2. O treinamento é realizado pela FC, visto que é o dado fisiológico de mais fácil mensuração durante o treinamento, feito de formar manual, ou por cardiofrequêncimentro. Pode ser usar também através Teste de Esforço com os seus resultados, informações sobre FCmáx que pode ser usada como parâmetro para a prescrição de exercícios.
 O sistema cardiovascular apresenta maiores benefícios proveniente entre 60% e 80% da FCmáx, porém qual a forma mais correta de calcularmos essa porcentagem?
 Primeiro é preciso saber a frequência máxima, com um calculo que é fácil identificar, FCmáx= 220-idade (SBC 2010), ou a formula de regressão de Tanaka e colaboradores, 2001) FCmáx= 208-(0,7xidade). Por isso, se possível medir a FCmáx por meio de um TE máximo (ACSM, 2007).
 Talvez a formula para identificar a intensidade de treinamento com base na FC mais comum seja, a partir da FC de reserva (ACSM, 2007), que utiliza como parâmetro a FCmáx e a FC de repouso (FCrep): FCreserva = FCmáx-FCrep.
A FC de treino é gerada pela multiplicação da intensidade do treinamento desejado , (%) pela FCres, e somada com a FCrep: FCtreino = %FCresreva + FCrep.
 Indivíduos submetidos a exercícios em outras posições, sentados ou em meio liquido devem ter atenção diferenciada na prescricação e acompanhamento do exercício. Visto que essas situações em estar sentado ou a entrada em meio líquido, gera modificações hemodinâmicas, que alteram a redução da frequência cárdica.
 Sendo assim, utilizar a prescrição do treinamento, para diferentes exercícios , valoriza por demais a intensidade do treinamento, assim expõem o individuo a risco durante a pratica.
 Indica-se que o exercício em bicicleta ergométrica, a reduza 10% da FCmáx para a prescrição (a não ser nos casos em que o individuo apresenta TE máximo realizado em bicicleta), onde o mesmo valor foi encontrado no teste. 
 E no caso como exercícios em hidroginástica, indica-se que a medida da FC em repouso, fora e dentro da água seja realizada, e a diferença encontrada, seja subtraída da FCmáx do TE ou FCmáx estimada para a realização da Prescrição (Graef e Kruel, 2006).
 A pressão arterial (PA) é importante elemento a ser observado no TE, visto que o aumento da Pressão arterial, além de predatória de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, podem também aumenta o risco de ocorrência cardiovasculardurante a realização do exercício físico, o teste oferece respostas fisiológicas que podem ser refletidas a cuidados na indicação ou contra indicação de determinados tipos de exercicios, na escolha da faixa individual de intensidade segura para o exercício, na utilização da Fcmáx predita(quando o teste não for máximo).
 Tais dados individualizados a prescrição e o acompanhamento dos exercícios físicos, pode e dever diminuir os riscos de prejuízos aos praticantes.

Continue navegando