Buscar

Reportagem - A2 2020- Altamira - jornal pronto

Prévia do material em texto

0000000000000000000000000000000 / / 0000000000000000000000 / / edição nº 0789
	data / / dia / / número da edição
	Jornal
	jornal diário sudoeste
	
GOVERNADOR HELDER DIVULGA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA PAVIMENTAÇÃO 
Governo autoriza pavimentação no trecho entre a BR-230 e Jacareacanga
oooooooooooo
RU: 0000000000000
POLO: 0000000000000000000000000
 O governador do Pará Helder Barbalho, assina nesta terça-feira dia nove (9) a ordem de serviço que autoriza a pavimentação de 8,7 km ligando a rodovia BR-230, a transamazônica, ao município de Jacareacanga, sudoeste paranaense.
 Essa conquista é comemorada pela população que recolhece a obra que tem o propósito de melhoria das estradas benificiando 144 municípios e todos os paraenses.
 É impressionante notarmos que transamazônica que foi iniciada pelo presidente Emílio Médice em 1970 em Altamira continua inacabada, ainda encontramos vastos trechos de chão batido. Ao votarmos no passado em sua fase inicial da obra transamazônica nos deparamos em uma época marcada pelo nacionalismo preocupada com o progresso. Essa gigantesca obra de engenharia com cerca de 5500km teve um custo de 13 bilhões de reais ligando o Brasil de leste a oeste, partindo da Paraíba chegando até o Peru e Equador, prometendo levar o progresso e desenvolvimento, colonizando áreas favoráveis a agricultura e facilitando a pesquisa e a exploração de riquezas minerais na região, mesmo com as boas intenções que a obra prometia o que se ver foi muitos trechos intransitáveis no período chuvoso, além do desmatamento ilegal com atuação de várias madeireiras em seu entorno aumentando na grilagem de terras e consequentemente a violência no local uma obra que não pensou no impacto ambiental e social.
 O presidente Jair Messias Bolsonaro inaugura no dia 27/11/2019 na mesma região de Altamira no Pará a última turbina da usina hidroelétrica de Belo Monte, a segunda maior do país a um custo estimado em cerca de 25 bilhões de reais, a obra da usina de Belo Monte foi idealizada na década de 1980 sendo por diversas vezes interrompida até o início de suas obras em junho de 2011. Mas o que essas duas mega construções tem em comum?
	
BOLSNARO INAUGURA ÚLTIMATURBINA DA USINA DE BELO MONTE 
	
	 Temos a falta de preservação do meio ambiente, construções de grandes obras de engelharia inevitavelmente causa um grande impacto ambiental, tanto para a construção da transamazônica quanto para a usina de Belo Monte, foram necessários o desmatamento de enormes áreas de florestas, no caso da usina os impactos são ainda maiores pois a perda de floresta veio comprometer a fauna e a flora local ameaçando a biodiversidade e aumentando o índice de extinção de várias espécies regional, outro fator foi o deslocamento da população indígena e ribeirinhas que viviam as margens do Xingu que se viram obrigados a se deslocar da região em que moravam principalmente por conta do construção de barragens e do lago que inundou uma área de 500km, cerca de 10 mil famílias tiveram que deixar suas casas, pescadores e índios que sobreviviam da pesca não tinham mais seu sustento e vendo suas vidas sendo afetadas passou a realizar protestos para cobrar das autoridades seus direitos básicos de sobrevivência, esses protestos resultava no fechamento de rodovias e paralisavam as obras da usina.
 Além desses impactos ambientais temos ainda um impacto social com a chegada de milhares de trabalhadores de vários cantos do país, estima-se que a região de Altamira tenha
recebido cerca de 100 mil pessoas desde o início da obra, com todas essas mudanças devido à falta de infraestrutura para receber tanta gente acarretou em alguns problemas sociais: péssimas condições de moradia, falta de saneamento básico, aumento da violência acidentes de trânsito, sem falar na educação e saúde que houve pouco investimento por parte das autoridades. O governo e construtora responsável por realizar as obras não cumpriu com o seu papel de trazer melhores condições de vidas para a população da região, outra foto interessante foi a alteração do dialeto local com influencias de línguas e culturas​ vindas de varia regiões.
	Inauguração do Novo Aeroporto de Vit. da Conquista
 O Aeroporto Glauber Rocha considerado a maior obra da aviação regional do país é inaugurada nesta terça-feira dia (23) de julho de 2019 e poderá receber 500 mil passageiros, a partir de 2020. O Aeroporto é uma das obras mais aguardadas pela população da cidade. 
 Desde 2009, foi encaminhado ao governador do Estado um documento assinado pelo prefeito Guilherme Menezes reiterando a necessidade da cidade possuir um aeroporto que atenda o porte da cidade, o antigo aeroporto tinha uma pista que só recebia aviões de pequeno porte e frequentemente enfrentava problemas com a baixa visibilidade, agora vai permitir pousos e decolagens de aeronave grandes como boeing e  airbus, a obra foi viabilizada no valor de 80 milhões. 
Sendo a terceira maior cidade baiana são quase 340 mil habitantes, a obra atenderá pelo menos 100 municípios vizinhos. A inauguração contará com a presença do presidente Bolsonaro que fará a abertura de inauguração, estara presente as autoridades da cidade e a população que tem acesso franco ao evento.
Vitórria da Conquista vem crescendo mais que a média nacional e tem uma economia forte voltada para agropecuária e indústria com referência no comércio e prestação de serviços, também é um polo educacional e de saúde para cerda de 2 milhões de habitantes do interior do estado e norte de Minas Gerais, o transporte aéreo é fundamental para dar sustentabilidade a esse processo de centralidade regional e sua crescente malha urbana.​​​​
	
	
	
	
PÁGINA 1
PÁGINA 2

Continue navegando

Outros materiais