Buscar

O que é Síndrome de Burnout?

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (responder e entregar – 1,0 ponto)
1. Indique se verdadeiro (V) ou falso (F):
(V ) As queixas, sintomas e doenças relacionados à situação de trabalho têm crescido muito nos últimos anos.
(F ) Os mais afetados pelas doenças do trabalho são os homens.
2. O que é Síndrome de Burnout? Quais são as causas e os sintomas?
· Esgotamento profissional,um distúrbio psíquico
· Estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. 
· A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.
Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
3. Sobre assédio no trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A) O assédio sexual exige a prática reiterada pelo agente coator. B) A “cantada” do superior hierárquico que favorece o empregado não é assédio sexual.
C) A humilhação em festa da empresa não configura assédio moral.
D) É assédio moral quando não é ordenada nenhuma atividade ao empregado, ficando o mesmo ocioso no ambiente de trabalho.
4. Cite hipóteses em que pode haver dano moral ao empregado:
a) Na fase pré-contratual: quando é anunciado no jornal a vaga de emprego e coloca que precisa ter boa aparência.
b) Durante o contrato de trabalho: acidente de trabalho, assédio moral, assédio sexual, exigir muito trabalho ao empregado, deixar empregado ocioso, exigir metas de trabalho exageradas
c) Após o término do contrato de trabalho: acidente de trabalho, assédio moral, assédio sexual, exigir muito trabalho ao empregado, deixar empregado ocioso, exigir metas de trabalho exageradas
5. Quais as diferenças básicas entre assédio moral e assédio sexual? 
Enquanto no assédio sexual um único ato configura a prática da falta, no assédio moral há a necessidade de repetição das atitudes humilhantes praticadas pelo agressor, dentro de um certo lapso de tempo.

Continue navegando