Buscar

Dir amb aula 9

Prévia do material em texto

DIR AMB AULA 9
1- Complete com a resposta CORRETA sobre a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo no pais, e que incorre em crime ambiental, denominado tráfico de:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Animais Silvestres
	
	
	
	
	
	
	2- A Brigada Militar não detém competência administrativa para lavrar autos de infração, devendo limitar-se a lavrar autos de constatação, comunicando os fatos à autoridade competente (Decisão TJMS). A Lei 9.605/98 define quais são as autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo,assim sendo, marque a resposta CORRETA sobre os órgãos competente conforme o estabelecido na Lei de Crimes Ambientais: I- os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização II- os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente, SISNAMA III- os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha do Ministério do Meio Ambiente
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Somente I está correta
	
	
	
	
	
	
	3- É CORRETO afirmar sobre a Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1988, conhecida como Lei de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza, que:
		
	
	
	 
	Com sua entrada em vigor os crimes contra o meio ambiente e as infrações administrativas ambientais passaram a ter uma tutela específica, prevendo sanções administrativas e penais, para as lesões ao meio ambiente natural, cultural e artificial.
	
	
	
	
	
	4- De acordo com o Decreto nº 6.514/08 a suspensão parcial ou total das atividades é uma modalidade de sanção. Assinale abaixo qual a infração é passível de tal sanção:
		
	 
	administrativa
	
	
	
	
	
	
	5- Conforme previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, as penas restritivas de direito são autônomas. Um dos pressupostos para que as penas restritivas de direitos substituam as privativas de liberdade é a análise da culpabilidade, dos antecedentes, da conduta social e da personalidade do condenado, bem como dos motivos e das circunstâncias do crime, de modo a indicar que a substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime. Assinale a alternativa que indica que outro pressuposto prevê a Lei nº 9.605/98, para que as penas restritivas de direitos substituam as privativas de liberdade.
	
	
	
	 
	Tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos.
	
	
	
	
	
	
	6- Nos arts. 14 e 15 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, estão elencadas as circunstâncias atenuantes e agravantes aplicáveis especificamente aos crimes ambientais. Ao analisarmos o Art.14, verificamos que são circunstâncias que atenuam a pena:
		
	
	
	
	
	 
	Arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano.
	
	
	
	
	
	
	7- A respeito do crime de tráfico de animais se tal crime decorre do exercício de caça profissional a pena é:
		
	 
	aumentada até o triplo
	
	
	
	
	
	
	8- Segundo Celso Antonio Pacheco Fiorillo, em sua obra intitulada Crimes Ambientais, o Direito Ambiental Criminal possui características peculiares inerentes ao seu caráter -preventivo- fundado na proteção constitucional, justificando a antecipação da tutela penal nos crimes de perigo concreto e nos crimes de perigo abstrato. Assinale a alternativa que melhor distingue tais espécies:
		
	
	
	
	
	 
	São crimes de perigo concreto os que exigem a comprovação da efetiva ocorrência do perigo do risco ao bem jurídico protegido. A tipificação penal exige a exposição ao perigo. Nos crimes de perigo abstrato não se exige a comprovação do risco ao bem protegido. Há uma presunção legal do perigo, independente da existência de perigo real no caso concreto.

Continue navegando