Buscar

prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O convívio e o relacionamento entre pessoas na sociedade se manifestam na existência de famílias, cidades, empresas, clubes, escolas e comunidades. Nesses relacionamentos, estão em jogo diversos interesses. Interesses comuns, individuais, profissionais e muitos até conflitantes. Nesse contexto, observe a imagem e descreva em que sentido a imagem contradiz o bem comum, o interesse coletivo e público.
FONTE: Disponível em: <http://pitacovirtual.blogspot.com.br/2010/11/proclamacaoda-
republica-garantia-de.html>. Acesso em: 5 dez. 2014.
	
	Resposta Esperada:
A figura difere, pois bem comum são as condições de uma sociedade que colaboram para o desenvolvimento integral e bem-estar das pessoas. Representa a satisfação de todos. Na questão pública, o bem comum representa a busca por uma sociedade mais justa, eficiente e melhor.
A figura difere do interesse coletivo, pois este representa os interesses centrados na vontade coletiva e nas vontades compartilhadas, o que vai além das vantagens individuais, a exemplo de serviços, vantagens, benefícios e bens de consumo.
O interesse público pode estar representado na figura do Estado ou em suas ações ou prestação de serviços à comunidade. Trata-se da busca do interesse geral no desenvolvimento social como empregabilidade, saúde, educação e segurança pública.
A figura difere do interesse público, pois demonstra a ação do interesse individual, sobressaindo-se sobre o interesse comum, colocando em risco as pessoas de alguma comunidade. Fica claro no exemplo da imagem que o enriquecimento de um único indivíduo coloca o grupo de pessoas em perigo no abismo (figurativamente).
	2.
	Atualmente, assistimos a grandes mudanças sociais provocadas pelo processo de globalização. Embora ela tenha iniciado com a expansão econômica europeia, foi a partir do fim da Guerra Fria que a globalização se intensificou e ganhou os contornos que hoje apresenta. Sabendo que a globalização tem impactado fortemente o Estado-Nação, disserte sobre as mudanças econômicas que a globalização impõe a ele.
	Resposta Esperada:
O processo de globalização tem imposto à sociedade que ela se adapte e se submeta a este. Isso implica uma ação do Estado no sentido de desregulamentar as finanças e liberar o mercado. Desta maneira, a globalização exige uma liberdade de ação para as empresas em todos os campos da sociedade e a total submissão desta aos interesses do capital privado.

Continue navegando