Buscar

Modelo TCC_1de2_1de3

Prévia do material em texto

ISABEL SILVEIRA KROEFF
A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE
SÃO JOSÉ
2016
isabel silveira kroeff
A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE 
Projeto apresentado ao Curso de Serviço Social da Instituição ANHANGUERA São José Orientador:
São José 
2016
3
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	3
	1.1 PROBLEMA	3
2.	OBJETIVOS	4
	2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO	4
	2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS	4
3.	JUSTIFICATIVA	5
4.	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	6
5.	METODOLOGIA	7
6.	CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO	10
7.	REFERÊNCIAS	11
APÊNDICE	12
ANEXO	13
	
INTRODUÇÃO
Os conselhos municipais de saúde são órgãos ou instâncias colegiadas de caráter permanente e deliberativo ou seja ele não pode ser extinto controla e fiscaliza as ações e os serviços da saúde, a Lei que rege os conselhos é 8.142/1990 art 1º, ,§ 2º , estabelece que :
 O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo prestadores de serviço , profissionais de saúde e usuários atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Os conselhos precisam de representantes aonde são compostos por:
Representantes dos gestores do Ministério da saúde, da Secretaria da saúde Estadual ou Municipal
Representantes dos prestadores de serviço instituições conveniadas ao SUS ou filantrópicas 
Representantes dos trabalhos de saúde sindicatos e conselhos profissionais da área de saúde 
Representantes dos usuários de saúde associação de moradores , associações de trabalhadores ,sindicatos , associações de portadores de patologias; isso significa que a população deve estar inteiramente ligadas as decisões do conselho para assim ter decisões democráticas . 
A participação da população é indescritível nos conselhos de saúde para assim haver um movimento para reivindicarem o que é inexistente na área da saúde e assim havendo melhorias para a comunidade.
O Conselho Municipal de saúde deve auxiliar a Secretária de Saúde a ver o que está no Plano de Saúde do município e assim colocar em pratica e se está atendendo a demanda da sociedade.
Pode- se analisar que a saúde é o resultado das condições econômicas , sociais , culturais e políticas , e para isso que o conselho de saúde existe para garantir os direitos da população e luta para melhorar a qualidade de vida da população. 
 
 PROBLEMA
Percebe se que o Conselho Municipal de Saúde faz propostas sobre a política da saúde e fiscaliza sua execução ,assim sendo tem um papel fundamental de acompanhar como está a saúde da população , porém temos que analisar se realmente o conselho está cumprindo com o seu papel.Se realmente está olhando a realidade a sua volta para atender as necessidades básicas da população
4
OBJETIVOS
 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O Conselho Municipal de Saúde precisa exercer e deliberar estratégias e atuar no controle da execução da Política de Saúde do município e assim estar inteiramente vinculado aos assuntos econômicos e financeiros da saúde e também analisar como está o funcionamento do Sistema Único de Saúde do Município.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 
Nos Conselhos Municipais de Saúde existe o Relatório Anual de Gestão (RAG) onde comprova aplicação de recursos , assim apresentando resultados que o conselho alcançou com a execução da Programação Anual de Saúde (PAS). Esse relatório deve ser elaborado anualmente pelos gestores e ser aprovado no Conselho de Saúde. Sendo então prioritário no relatório de Gestão avaliar os resultados , se trouxeram melhorias no setor da saúde.
O grande objetivo dos Conselhos é também a fiscalização porque é a melhor maneira de saber na pratica o que a Secretária de Saúde está gastando no município, assim o conselheiro deve visitar as unidades básicas de saúde do município para conhecer a situação real da unidade de saúde.
Para o fortalecimento do Conselho é importante a divulgação das atividades do Conselho para a comunidade e assim haver um maior envolvimento dela , pois o apoio da comunidade é fundamental para o Conselho e assim despertando interesse pelo controle social. Pois quando há divulgação das ações ele conscientiza a população sobre a valorização do controle social, para que todos saibam os problemas e as soluções da sa 
JUSTIFICATIVA
Os conselhos tem extrema importância na sociedade, pois com ele que existe a participação popular , pois com a participação popular a sociedade se organiza, e assim dando a sociedade a democratização. O papel dos conselhos de saúde é fiscalizar o saúde para saber como está o atendimento em seu municipio e se os recursos estão sendo devidamente usados.
Pois com os conselhos a sociedade tem o direito de cobrar recursos para a saúde e assim exercer o poder de democracia. Os conselhos são responsaveis de orientar a sociedade para que tenha a saúde seja de qualidade.
O Conselho é um instrumento de cidadania para a população , onde ela consegue expor suas opnioes e participar do que se passa na saúde. A saúde é um bem de extrema importancia para a sociedade. 
A importancia deste trabalho é mostrar que a sociedade pode usar seu poder de decisão , que ela deve participar das questões da qual lhe tem direito . Por que os conselhos de saúde muitas vezes não tem nos municipios e também não é divulgado, Os individuos muitas vezes não sabem o poder de tranformação que tem para mudar a sociedade , e a proposta do trabalho é divulgar os conselhos de saúde para que haja empoderamento e autonomia da soiedade para que possamos ter um SUS de qualidade
Referencias bibliograficas 
CARTILHA TCU – ORIENTAÇÕES PARA CONSELHEIROS Pag- 34 – 40

Continue navegando