Buscar

ATIVID CONTEXTUALIZADA Parasitologia-Doenças negligenciadas

Prévia do material em texto

Curso de Nutrição
Aluna: Socorro Maria dos Santos Cabral
Professor: Karla Raiza Cardoso Ribeiro
Tutor: Rodrigo do Rego Barros de Castro
Resumo do enunciado 
“Com base na reportagem acima, descreva os fatores que favorecem que a doença de Chagas seja considerada um problema de saúde pública. Defina doenças negligenciadas e ressalte os impactos socioeconômicos que estas causam no nosso país. Aborde a problemática do tratamento e controle da doença de Chagas. Fale sobre a importância da realização de medidas preventivas para esta doença.
3. “Sua dissertação deverá conter 30 (trinta) linhas, no máximo.”
 
Doenças Negligenciadas
As doenças negligenciadas são doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas que são tratáveis e curáveis e que afetam principalmente populações de baixa renda, que moram na maioria dos casos em países em desenvolvimento, hoje em dia não é mais uma doença exclusiva das áreas rurais, pois está ocorrendo também nas áreas urbanas, justamente por falta de investimento em infra-estruturas básicas, em saúde, na ciências, no saneamento, moradia de qualidade e na educação.
No Brasil a doença de chagas (tripanossomíase humana), é uma doença muito comum foi descoberta em 1909, por Carlos Chagas, sua forma de contagio se dá pelo contato com fezes de triatomíneos (ou barbeiro) besouros infectados, após picada, por via oral, ou na ingestão de alimentos contaminados, na transfusão de sangue, no transplantes de doadores infectados a receptores sadios, dentre outros.
O tratamento é feito após a confirmação da doença, é indicado um remédio chamado de benznidazol, que é fornecido pelo Ministério da Saúde, sem custo para o paciente, utilizado em pessoas que tenham a doença aguda, para as pessoas na fase crônica, a indicação desse medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso. Segundo os Médicos Sem Fronteiras, atualmente “No Brasil, estima-se que existam mais de 1,9 e 4,6 milhões de pessoas afetadas pela doença, das quais 60% vivem em áreas urbanas, provocando impactos sociais, previdenciários e assistenciais. São varias gerações de pessoas vivendo com a doença de Chagas, e a maioria nem sabe que tem, por não ter sido sequer diagnosticada, alheia às possibilidades de cura! “
Precisamos de mais investimentos, em saneamento básico de qualidade, e a oferta de água potável, em moradia, em saúde e na ciência, com mais pesquisa na área de medicação de alta performance, e em educação, com a conscientização da população quanto as normas de higiene, seus direitos e deveres. Feito tudo isso a economia seria gigantesca para o Brasil, seria um impacto socioeconômico pra o bem, não precisa de muito pra tudo isso acontecer, pois as doenças negligenciadas só requerem um maior envolvimento da sociedade e dos governantes, para que os danos sejam menores e se consiga uma gradativa redução da mortalidade gerada por essa doença em nosso país. 
Referências:
https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas
https://www.scielosp.org/article/csc/2018.v23n7/2291-2302/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-46961306
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-chagas
https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/doenca-de-chagas?gclid=CjwKCAjw5pPnBRBJEiwAULZKvlvFMC0McV8AGOTgiieF-93nPWziSVbYvEDTkIpj7tccenqlOtKSWRoC5EoQAvD_BwE
Pesquisa realizada em 24 de maio de2019
Enviada em 24 05 2019

Continue navegando