Buscar

DISCURSIVA - Comunicação e Linguagem - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Comunicação e Linguagem (ADG08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As palavras são elementos de designação que estabelecem diversas funções e relações de sentido nos enunciados. Leia a tirinha a seguir e explique a função e o sentido das palavras "mas" e "se" no segundo quadrinho, considerando a classificação gramatical dessas palavras e o contexto comunicativo.
FONTE: https://planetatirinha.wordpress.com/category/hagar-o-horrivel/page/4/. Acesso em: 13 jun. 2018.
	
	Resposta Esperada:
As palavras "mas" e "se" utilizadas no segundo quadrinho da tirinha são classificadas como conjunções e consideradas elementos de ligação muito importantes para a coesão de um enunciado. No segundo quadrinho, o vocábulo "mas" é uma conjunção coordenada adversativa, que expressa um contraste de ideias, um argumento de oposição com relação ao que foi dito anteriormente. Considerando o gênero textual "tirinha", no qual há a presença de efeito humorístico, é possível observarmos que a função adversativa da conjunção "mas" contribui para esse efeito. Como é essa conjunção que inicia o segundo quadrinho, ela é a responsável pela quebra de expectativa do leitor como uma estratégia de humor com relação à informação que o "espelho" fornece no primeiro quadrinho. Já o vocábulo "se" é uma conjunção subordinativa condicional, pois, no contexto, é utilizado para introduzir uma oração que indica a hipótese para ocorrência da oração principal. O espelho, nesses termos, pressupõe que vai ser quebrado sob a hipótese de dizer a verdade.
	2.
	No cotidiano, em situações de descontração, optamos, muitas vezes, por uma linguagem mais espontânea e desenvolta. Este tipo de linguagem é empregada, geralmente, quando nos comunicamos com pessoas que fazem parte de nosso grupo de familiares e amigos, ou mesmo com pessoas de nosso convívio social em que a situação não exija formalidade. No trecho a seguir, retirado de uma reportagem de uma revista para adolescentes, a jornalista que escreveu não conhece o leitor, no entanto, sua linguagem sugere familiaridade. Por que ela teria empregado este tipo de linguagem?
14 itens de make baratinhos (e super bons) em que você pode investir!
Publicado por Gabriela Silva de Carvalho 07/05/2018 
Porque também dá para montar a make com produtos baratinhos
Ficar na dúvida sobre o look quando se está prestes a sair é bem comum, né? E, em alguns casos, esse sentimento pode alcançar a hora da maquiagem também. Por isso, é bom ter aqueles produtinhos certeiros que podem salvá-la a qualquer momento. E a melhor parte é que dá para montar seu estojo de make com muita coisa acessível. Então, confira alguns itens de make baratinhos!
FONTE: <https://todateen.com.br/14-itens-de-make-baratinhos/>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	Resposta Esperada:
A intenção da autora, neste texto, é justamente a aproximação com o leitor de seu texto. Mesmo não conhecendo as adolescentes que lerão a reportagem, a intenção é que as leitoras sintam que a autora pertence ao mundo delas e entende suas necessidades.

Continue navegando