A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
objetivos do paper metrologia aplicada a producao industria

Pré-visualização | Página 1 de 2

Olá acadêmico! Seja bem-vindo à Prática Interdisciplinar do 5º módulo!
Nesta Trilha de Aprendizagem conduziremos seu caminho de conhecimento na disciplina deste importante seminário para sua formação acadêmica. Para facilitar a sua evolução nos estudos da disciplina, siga os tópicos e orientações aqui apresentados. Esta é uma disciplina da sua matriz curricular que consiste em abordar os conteúdos estudados ao longo do semestre de forma interdisciplinar, visando desenvolver as competências e habilidades de análise, síntese e produção científica.
A participação na disciplina de Prática poderá ser realizada em grupo de até quatro acadêmicos (do mesmo curso e mesmo módulo). Assim, os acadêmicos integrantes de cada grupo deverão se organizar para desenvolver a sua pesquisa e seus estudos nos locais e horários que desejarem.
O tema escolhido para esta prática é "Metrologia Aplicada a Produção Industrial" (Orientações e Objetivos do Seminário Interdisciplinar). Dentro desse tema-base, você, acadêmico, poderá pensar em subtemas e a partir deles, definir o título do seu trabalho. Para auxiliar na realização dessa atividade e tema, você pode acessar as orientações que estão disponibilizadas aqui.
 Você já sabe, a postagem é única, em documento Word e sua avaliação será a partir dos critérios e pontuações abaixo:  
· Atender os requisitos dos módulos 2, 3 e 4 – 2 pontos
· Relação da introdução com o restante do texto– 2 pontos 
· Resumo – 3 pontos
· Socialização/Conclusões– 3 pontos 
Orientações completas para escrita do paper: aqui.
Antes de seguir para a Unidade 1, convidamos você acadêmico a acessar os vídeos abaixo sobre a utilização e funcionamento de alguns instrumentos de medição, a fim de complementar e potencializar o seu estudo!! 
É importante destacar acadêmico que a metrologia é a ciência responsável por estudar e desenvolver meios e métodos de medição. De maneira geral, as medições estão presentes em muitas operações industriais, pois fazem parte do controle de produção e avaliação de qualidade. Além disso, os dados obtidos nas atividades de medição são muito importantes para tomar decisões, traçar metas e definir estratégias quando um produto ou uma peça está fora dos limites de tolerância. 
 
Olá, acadêmico!
Agora que você já compreendeu como será a dinâmica desta disciplina e a importância dela para os seus estudos, vamos iniciar o processo de orientação sobre cada etapa em particular.
Inicialmente será preciso realizar a escolha e a formação do grupo de até quatro integrantes. Este é o momento de você se organizar com seus colegas para a construção coletiva deste trabalho. É importante que vocês combinem entre si como as tarefas serão divididas e quais as atribuições de cada um. Trocar os contatos de e-mail e telefone, pode ser bastante útil para facilitar a interação e a comunicação entre os membros do grupo.
Para orientar você no desenvolvimento do seu trabalho, é apresentado um template (modelo) de paper, que pode ser baixado aqui (Clique aqui). Você deverá utilizar este modelo como um guia para elaborar o seu paper. Observe que ele é composto por campos diversos a serem devidamente preenchidos por você e sua equipe.
Recomendamos que leia atentamente todo o arquivo com as instruções e faça a inserção das informações solicitadas nos quadros, conforme detalhado no corpo do arquivo padrão. 
Então vamos iniciar o trabalho!
Primeiramente você e sua equipe irão desenvolver os requisitos dos Seminários II e III e IV:
Requisitos Módulo 2:  
Foco: Citações e referências 
· Apresentar uma citação direta curta.
· Apresentar uma citação direta longa. 
· Apresentar citação indireta. 
· Apresentar as referências (Utilizar a Norma NBR6023).
  Requisitos Módulo 3:  
Foco: Aplicações e práticas 
· Focar em atividades específicas do curso. 
· Realizar registro fotográfico ou objeto de análise (fragmento de texto). 
· Descrever e contextualizar o registro fotográfico ou objeto de análise. 
· Desenvolver a fundamentação teórica (mínimo dois parágrafos). 
· Fazer ligação da teoria com a prática.
· Nas conclusões/socialização, abordar em que o trabalho desenvolvido contribuiu para o conhecimento existente. 
 Requisitos Módulo 4: 
Foco: Fundamentação Teórica 
· Apresentar fundamentação teórica que contenha no mínimo cinco parágrafos. 
· Inserir três citações de livros.
· Dispor duas citações de periódicos. 
Lembre-se de consultar fontes confiáveis, como artigos científicos e livros.
Dica: O site Google Acadêmico conta com um acervo de grande qualidade. Acesse esta plataforma pelo site <www.scholar.google.com.br>.
Aproveitamos o momento para convidar você e seus colegas de grupo para visitar e consultar o acervo da biblioteca de seu polo, e das bibliotecas virtuais Pearson (disponível no seu AVA) e da Uniasselvi.
Dica: leia os materiais que você e o grupo selecionaram com atenção. Lembre-se de grifar as palavras importantes de cada texto e de consultar um dicionário para buscar o significado daquelas palavras que você desconhece.
Atenção: Lembre-se que o seu tema de pesquisa deverá estar obrigatoriamente relacionado com o tema desse Seminário (Seminário Interdisciplinar V: Metrologia Aplicada a Produção Industrial clique aqui para fazer download).
Bons estudos!
Olá, acadêmico!
Agora que você já sabe o que irá desenvolver nesta disciplina de Prática, explicaremos cada item que deverá ser desenvolvido:
1- Fundamentação teórica: é a etapa na qual você deverá buscar autores que corroborem para os argumentos defendidos em sua pesquisa. Você precisa escrever no mínimo dois parágrafos de fundamentação teórica. Apegue-se ao seu objetivo, pois a fundamentação precisa ser coerente com o objetivo da pesquisa.
2- Citações: As citações deverão fazer parte do capítulo da fundamentação teórica. As citações precisam ser referenciadas. As citações poderão ser de livros, revistas, jornais, sites, documentários e outros. Lembrando que precisa ter uma citação direta curta, uma citação direta longa e uma citação indireta.
3- Registro Fotográfico ou objeto de análise: o registro fotográfico deverá auxiliar na fundamentação da sua pesquisa, colaborando para o desenvolvimento do texto. Esta fotografia poderá ser feita por você ou por outrem, porém, lembre-se de citar corretamente a fonte caso isso ocorra. Para justificar sua escolha, é necessário inserir na pesquisa a descrição, o relato e a contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo. Você deve se perguntar como descrever uma fotografia? Para esta ação, é necessário informar o leitor sobre o local onde a fotografia foi tirada, com que finalidade e de que maneira ela corrobora com a sua pesquisa. Justificar a temática do trabalho a partir do tema central dessa disciplina, bem como apresentar os objetivos da pesquisa e a relação com o registro fotográfico. Este item deve constar em materiais e métodos.
4- Ligação da teoria com a prática: a partir do momento que você, enquanto pesquisador, conseguir apropriar-se do conhecimento e fizer uso das contribuições teóricas, será possível escolher melhores maneiras de trabalhar, bem como visualizar com maior clareza as novas possibilidades de atuação na prática. Pimenta (2005, p. 26) corrobora esta ideia dizendo que “o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação”. A partir disso, pode-se concluir que a teoria é de extrema importância para que a partir dela possamos ter base para tomadas de decisão dentro de ações contextualizadas e tenhamos capacidade de julgamento para os mais diversos contextos do cotidiano. Quando nas considerações finais, é preciso sintetizar os resultados obtidos a partir da pesquisa efetuada, sempre de maneira atrelada à prática educativa. Para a conclusão do texto, seguem algumas sugestões: termine seu texto com possíveis soluções para os desafios apresentados; é possível utilizar-se de frases como dado o exposto, tendo em vista os aspectos observados, em virtude do que foi mencionado, levando-se em consideração esses aspectos. Este item