Buscar

Código de Hamurabi e de Manu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o código de Hamurabi?
O código de Hamurabi é um documento onde contém as leis escritas. Foi lhe dado esse nome, pois o rei Hamurábi escreveu, ou seja, ele estabeleceu essas leis para a sociedade. Nele compreende-se casos que serviam de exemplos para serem aplicados para o povo em situações similares. 
O princípio que limitava as penas, era o de a pena não ser uma vingança, mas sim uma punição adequada a ofensa cometida, ou seja, o princípio de Talião. E é ele que mostra pela primeira vez esse princípio, do “olho por olho, dente por dente”. A sociedade era distribuída em três classes,
Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo; Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras; Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.
Este código foi concebido para garantir uma cultura comum e também assegurar a justiça em qualquer evento ou ofensa que ocorresse, ou seja, esse conjunto de leis foi “para que o forte não prejudique o mais fraco”. 
Exemplo de lei que há no código é o, 
Art. 25 § 227 - "Se um construtor edificou uma casa para um Awilum, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto.[footnoteRef:1] [1: WIKIPÉDIA, Código de Hamurabi. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi. Acesso em 30 de agosto de 2016. 
] 
O que é o código de Manu?
O código de Manu, também chamado de Manava-dharma-çastra, é, segundo o Wikipédia[footnoteRef:2], uma coleção de livros bramânicos, foi escrito em Sânscrito, que era uma língua sagrada dos branâmes. Se deu esse nome, pois há uma lenda indiana que menciona o dilúvio, onde Manu, o pai da raça humana, era um poderoso Deus, que saiu salvo do dilúvio. [2: WIKIPÉDIA, Código de Manu. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Manu. Acesso em 30 de agosto de 2016. ] 
Compõe-se na legislação do povo indiano, fazendo assim com que estabeleça um sistema de castas na sociedade Hindu. As regras do Código são em forma de versos, onde cada norma era de dois versos, para assim, tornar a leitura absoluta do texto menos cansativa. 
Estabelece uma divisão social bastante rígida, pois o casamento, ocupações, estudo, negócios, etc, é regido por uma divisão de forma bem agressiva das classes.
Brânames: nobres, sacerdotes; Comerciantes, militares e os agricultores, trabalhadores em geral; Sudras, que não eram os escravos, mas pessoas com poucos direitos, sendo colocados abaixo de alguns animais.

Continue navegando